@ Editorial: Corrupção Hereditária: todo mundo é corrupto?

Publicado em Artigos

Logo jornal A Notícia do Vale“A população brasileira se divide em duas partes: corruptos e corruptores e meia dúzia de espectadores”.

 

Washington Pepe - Advogado Criminalista

 

Chato pensar assim não é? Todos corruptos, sem razão, criminosos em pequena, média e grande escala. Corrupção na verdade, embora difícil de admitir e classificar, porque ninguém quer ser chamado de corrupto, nem ao menos ter seu nome ligado à bandidagem dos políticos brasileiros, mas parece está entranhada desde a concepção. Será que corrupto nasce, assim, tipo “sementinha”, que vai brotando aos poucos, e de repente se transforma naquilo, que de tão GRANDE passa a ser CRIME HEDIONDO?

Parece ser assustador, essa coisa da corrupção hereditária, daquilo que herdamos, de nossa “árvore genealógica” do crime? Pois, sim! Crimes que até sem a gente perceber estamos cometendo no nosso dia-a-dia.

É uma fraude aqui outra acolá; uma compra de voto aqui outra acolá; um joguinho da sorte para o azar de muitos; alguém furando a fila; estacionando em vaga para idosos/deficientes; um pequeno suborno na fiscalização; um RG adulterado, assim como passaporte, gasolina, e até aquele “passe livre” que não é meu, nem teu, mas é de todos; uma vantagem em dinheiro de um “amigo” da hora; aquela coisinha: “pega aí pra você tomar uma cerveja”, e lá se foi uma sonegação; uma carteira inabilitada “habilitada”; um imposto fraudado, e mais isso e mais aquilo... E assim vamos se fazendo de besta ou de louco pra ir faturando um troco e escapando... Eita, Brasil!

Que belo exemplo hein? Será essa a nação que queremos mudar? É com esse povo que vamos mudar alguma coisa? É, não dá mesmo pra acreditar neste país! Alguém pode até questionar: “E isso é corrupção?” Bem, se é ou não é depende da leitura de cada um, agora que se parece... Pode ser a “iniciação” para ser um bom corrupto no futuro ou corruptor, você escolhe, afinal, estamos no país certo das atitudes erradas.

São tantos corruptores e aqueles que gostam de uma facilidade, de uma oportunidade, e até existem aqueles que são “abençoados por Deus” e ganham na loteria, numa única jogada, com um único bilhete. Que sorte hein? Pois é! Sorte mesmo é a nossa morar num país assim; dignos brasileiros, ou melhor, alunos aplicados; aprendizes de falcatruas; afinal, existe melhor escola que o BRASIL?

  

             

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar