5 cuidados que toda gestante deve tomar

Publicado em Saúde

img 45 1Ser mãe é o sonho de muitas mulheres que desejam constituir uma família. Mas, para que a gestação ocorra bem, é necessário que a gestante tenha certos cuidados durante os 9 meses.

Isso porque, se houver alguns descuidos, pode ser que haja má formação fetal, abortos espontâneos, ou outras anomalias do gênero. As mães que já possuem filhos, obviamente conhecem os truques e dicas necessárias para cuidarem da saúde do feto.

Mas, para àquelas que nunca tiveram um bebê, é importante saber quais são os principais cuidados a serem veementemente adotados. Neste artigo, iremos mostrar 7 desses cuidados que são primordiais para o desenvolvimento saudável do feto.

5 cuidados necessários

Faça o pré-natal: o primeiro pré-natal deve ser feito o mais brevemente possível. Muitas mães demoram a realizar o primeiro pré-natal, já outras, em alguns casos, sequer o realiza.

Pois saiba que este exame possui uma importância significativa na detecção de possíveis anormalidades com o feto. Inclusive, em muitos casos, é possível evitar abortos espontâneos ou outras adversidades, apenas realizando tal procedimento. Ácido Fólico: o ácido fólico é uma vitamina do complexo B, que atua veementemente evitando uma possível má formação fetal. Além disso, o ácido fólico pode ser útil na prevenção de diversas doenças, como a anencefalia e também a espinha bífida.

Amenizar a cafeína: a cafeína é uma substância presente em bebidas comuns do dia a dia, como o café e os chás por exemplo. Alguns estudos evidenciam que, a cafeína pode ocasionar algumas complicações na gravidez; entre essas complicações, ela pode por exemplo, fazer com que o bebês nasça com baixo peso.

Durma no escuro total: o descanso é uma regrinha básica durante o processo de gestação. E uma das maneiras de promover um bom descanso, é tendo boas noites de sono.

A primeira regra é dormir de 8 a 9 horas por dia, e além disso, utilize cortinas inibidoras da luz. O hormônio do sono necessita de escuridão total para que, o mesmo propicie um sono de qualidade.

Ou seja, quando há pequenos resquícios de luz no quarto, pode ter certeza que o teu sono não será o mesmo. Portanto, não deixe quaisquer luzes penetrar nos teus aposentos, e em hipótese alguma, durma com as luzes acesas.

Pisos antiderrapantes: os pisos antiderrapantes são indicados para localidades específicas, como banheiros por exemplo. Esse tipo de piso, torna-se veementemente seguro por várias razões.

Através deste tipo de material, é possível prevenir possíveis quedas, decorrentes de piso molhado ou contendo alguma substância escorregadia. Portanto, os pisos antiderrapantes é um método de segurança não somente para as grávidas.

No que se refere às gestantes, esse tipo de piso torna-se extremamente importante pois, em casos de queda, o feto pode sofrer vários danos. Dependendo da proporção de um possível tombo, pode ser que haja complicações no desenvolvimento do feto; e neste caso, futuramente a criança poderá nascer com alguma anormalidade fisiológica.

Em casos mais extremos, acidentes deste tipo, podem propiciar abortos espontâneos. Dado isso, procure fazer esse tipo de adaptação na sua casa, em prol da segurança do teu bebê, e inclusive dos demais familiares.

 

Por Vagner Carvalho.