Anunciada a programação da Festa do Interior....

Publicado em Cidades

Casa Nova: Prefeitura inicia obras de asfaltamento que beneficiarão toda cidade

DSC 0066“Uma maravilha! Estávamos precisando de uma ação como essa. Nossa cidade vai ficar uma beleza”. A alegria é do comerciante Manoel dos Santos durante a assinatura da ordem de serviço e inicio da pavimentação asfáltica em Casa Nova, na última sexta – feira, 01.

Mais de 80 trechos, entre ruas e avenidas, receberão, nos próximos meses, uma nova roupagem. Com um investimento de mais de R$ 14 milhões de recursos próprios, a prefeitura deu inicio ao trabalho que era um anseio da população. “Uma grande obra que vai fazer a diferença em nossa cidade. Há muito tempo nossas ruas precisavam de uma atenção especial e, agora, chegou”, ressalta a dona de casa Maria José.

Para marcar o inicio das obras, o prefeito Wilson Cota, além de assinar a ordem de serviço, que será feito pela empresa PAVCOM, já determinou o inicio da ação e, no mesmo dia, o primeiro trecho de rua já recebeu o novo piso. A rua que recebeu a pavimentação inicial fica ao lado do pátio da Feira Livre.

De acordo com o gestor, o objetivo da realização da obra é ampliar a malha viária da cidade, com foco na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população. “Esta obra é o início do processo de pavimentação que chegará a muitas outras ruas. O Dinheiro público é para ser investido em prol do povo e é isso que estamos fazendo, realizando sonhos e estabelecendo prioridades. Estamos escrevendo o futuro de Casa Nova”, pontua.

 Investimentos

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para anunciar mais investimentos feitos pela gestão municipal. Na área da Saúde, além da inauguração de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a da Cohab Nova e Vila Malvão, em breve, a prefeitura está em processo de licitação de sete ambulâncias tipo S10 e do projeto de reforma e ampliação do Hospital e Maternidade; em infraestrutura, o prefeito divulgou a licitação do novo pátio da Feira Livre, do Mercado de Carnes, do sistema de água do distrito de Bem Bom, do calçamento das ruas do distrito de Pau a Pique, da Avenida da AABB na sede e a conclusão do projeto do canal da Vila Papelão; no esporte, o ‘Anastazão’, como é conhecido o estádio municipal, passará por uma ampla reforma e ganhará gramado novo; além de mais escolas que serão construídas e reformadas.

Festa do Interior

O prefeito Wilson Cota durante a solenidade confirmou parte das atrações que irão animar a tradicional Festa do Interior que acontecerá entre 12901483 1659721957626183 7546757274388905081 oos dias 08 e 10 de julho de 2016.

08/07 - Alcymar Monteiro, Amado Batista e Os Clones. 
09/07 - Seu Maxixe, Pablo, Mastruz com Leite e Limão com Mel.
10/07 - Espetáculo Infantil Peppa Pig e a Pantera Cor de Rosa, Psirico, 
Zezé Di Camargo & Luciano e Sérgio do Forró.





Ascom

Casal é preso com 172 cartões e senhas do Bolsa familia

Publicado em Cidades

Blog do ZCB Um casal foi preso na sexta-feira (27) com 197 cartões de benefícios e as respectivas senhas, sendo 172 do Bolsa Família e 25 de aposentadoria, na cidade de Amargosa, a 240 quilômetros de Salvador. Conforme nota do site G1 Bahia, a polícia da cidade informou que o homem de 53 anos e a companheira dele, de 30, foram presos em flagrante ao sacar o benefício de um dos clientes na agência da Caixa Econômica Federal do município.
Ainda segundo a nota, informações da polícia dão conta que o casal emprestava dinheiro a juros de 20% e ficava com os cartões de benefícios dos clientes para quitar a dívida no dia do saque do benefício. A polícia detalhou que, no momento da entrega do empréstimo, o cartão do benefício, junto com a senha, ficavam em posse dos suspeitos e, no momento do saque, o casal retirava o valor emprestado com o juros e devolvia o restante ao cliente. Caso a dívida ainda não tivesse sido quitada, ou a pessoa solicitasse novo empréstimo, os cartões eram retidos com os suspeitos. 
Além de estar em posse dos 197 cartões de benefícios, o casal foi detido com 25 folhas de cheque com valores diferentes, diversas notas promissórias e R$ 1.254 em espécie. De acordo com a investigação, os suspeitos atuavam há mais de oito anos na região.
 
G1 Bahia/Foto divulgação

Cooperativas de pescadores se unem para vender peixe mais barato

Publicado em Cidades

Cooperativas de pescadores se unem para vender peixe mais barato na Semana Santa

peixe1Os consumidores baianos poderão encontrar pescado mais barato para celebrar a Semana Santa. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, realizará em Salvador e Ilhéus o “Santo Pescado”, evento que reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores das duas cidades e de Paulo Afonso (principal pólo produtor do estado) para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos, com cerca de 20% de desconto.
 
O evento reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos com cerca de 20% de desconto. “O objetivo é beneficiar todos os participantes da cadeia produtiva da pesca. Os pescadores e piscicultores, que podem escoar seus produtos com o apoio logístico da Bahia Pesca e sem intermediários, e os consumidores, que poderão encontrar peixes mais baratos justamente na época do ano em que a demanda é maior e, consequentemente, os produtos ficam mais caros”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.
 
No Terminal Pesqueiro Público de Salvador, serão comercializados tilápias, vermelhos e robalos. Já no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus serão vendidos tilápias, dourados e vermelhos. Na colônia de pescadores do Rio Vermelho, serão vendidas exclusivamente tilápias. Os produtos estarão armazenados nos caminhões-frigoríficos da Bahia Pesca para garantir a qualidade dos peixes. O evento acontece sempre no período das 8h às 12h e deve comercializar cerca de 20 toneladas de pescado.

Secom/Foto divulgação

Começam as aulas na Bahia

Publicado em Cidades

Começam as aulas para mais de 873 mil estudantes da rede estadual

Apresentações musicais, esportivas e de projetos científicos e culturais, além de homenagens aos estudantes, marcaram o início das aulas da rede estadual na manhã de ontem segunda-feira (9), em cerimônia no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, a Escola Parque, no bairro da Caixa D'Água. Em toda a Bahia são 873.194 mil alunos que voltam às salas de aula de cerca de 1.400 escolas estaduais e receberam as boas-vindas do governador Rui Costa e do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, no Programa de Abertura do Ano Letivo de 2015.

O evento foi realizado no auditório da Escola Parque e transmitido ao vivo pelo Portal da Educação e pela TVE. No primeiro ano da gestão do governador Rui Costa, a novidade para a rede estadual de ensino é o lançamento do Programa Pacto Pela Educação, no dia 30 deste mês, e vai fortalecer a parceira entre o Governo do Estado e as prefeituras baianas, envolvendo toda a comunidade escolar, entre alunos, professores e gestores, as famílias e também o empresariado baiano. Em abril haverá o envolvimento oficial de universidades e empresários para um verdadeiro mutirão de melhoria da escola pública. 

"Queremos dar prioridade à educação dos baianos, fazendo as famílias participarem também desse processo, porque com o apoio dos familiares, a mudança é possível. Também já planejamos inclusive mudanças no calendário letivo do ano que vem, como a possibilidade de antecipar o início das aulas pelo menos dos alunos do terceiro ano. Para entender a realidade da educação no estado e implementar essas medidas temos visitado escolas, para verificar de perto o que tem funcionado e ouvir quais as necessidades, sugestões e opiniões da comunidade", afirmou o governador. 


Mais professores

Rui Costa também anunciou mais medidas e mudanças que vão fortalecer a educação baiana, como o concursos para contratação de professores e dos trabalhadores em Postos de Serviço Temporário (PST). "Vamos fazer o concurso ainda este ano até o mês de dezembro, e como esse processo leva tempo de elaboração, de imediato iremos transformar os professores em regime de PST em Reda até sair o concurso público em definitivo, para reforçar a nossa escola", explicou o governador. Ao lado dessas medidas, Rui Costa ainda anunciou a negociação, junto à Secretaria de Administração, para ampliar o adicional de diretores e vice-diretores e professores que estão aptos para aposentadoria, para manter mais tempos os educadores em sala de aula e valorizar o trabalho dessas pessoas.

Na plateia, depois de ter concluído o ensino médio no ano passado, Siomara Souza veio participar da abertura representando a filha de 13 anos que, pela primeira vez, vai estudar na rede pública. Siomara acredita que a educação começa em casa. "Eu vim para conhecer os projetos e estou apostando na rede pública do Estado. Gosto de acompanhar de perto tudo que acontece na escola, o rendimento, os conteúdos, os trabalhos, tudo. Acho que toda família precisa direcionar o que as crianças aprendem dentro e fora de casa e a escola é também onde acontece esse aprendizado".

Projetos da educação

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, a rede está preparada para receber os mais de 873 mil alunos da rede estadual com os projetos já desenvolvidos, entre eles o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o Tempo de Artes Literárias (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), os Jogos Estudantis da Rede Pública e o projeto Ciência na Escola e o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), além de outras iniciativas. "Queremos saudar os alunos e é com muito entusiasmo que cumprimentamos e recebemos esses estudantes em um ano que vai haver muitas mudanças, melhorias e um fortalecimento da educação do nosso estado", disse o secretário.

Como resultado do incentivo da construção do conhecimento fora das salas de aula e para a transformação da sociedade, as estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do município de Antônio Cardoso, Beatriz Pereira e Tainá Almeida, realizaram uma pesquisa sobre as comunidades remanescentes quilombolas na cidade. Para Tainá, o mais importante foi descobrir as manifestações locais que estavam se perdendo ao longo do tempo e poder dar mais importância à identidade local. Já Beatriz, acredita que o projeto pode incentivar outros estudantes a fazerem o mesmo. "Elaborar e apresentar essa pesquisa permite que nossos colegas voltem o olhar para a nossa cultura e que, juntos, dentro da escola, não deixemos essa parte da nossa história morrer", explicou Beatriz. 

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Oposição em Camaçari estreita laços

Publicado em Cidades

Oposição em Camaçari estreita laços para próximas eleições

Líder da oposição em Camaçari, o vereador Elinaldo (DEM) realizou em sua residência, na manhã desta segunda-feira (9)​ uma reunião com os colegas de parlamento para começar a traçar as estratégias para as próximas eleições municipais e discutir questões administrativas da Câmara de Vereadores.

Participaram do encontro Jorge Curvelo, Júnior Borges, Falcão, Zé do Pão, João da Galinha e Sessé Abreu, todos integrantes da oposição. Elinaldo foi reconduzido à liderança da oposição por mais dois anos e Sessé Abreu manteve a liderança do PRTB.

​ Elinaldo é pré-candidato a prefeito e conta com o apoio do Democratas e do prefeito ACM Neto, a principal liderança da oposição na Bahia.​

"Estamos estreitando os laços para garantir bons resultados nas próximas eleições, sobretudo nesse momento de grande movimentação política, com um claro desgaste dos governos municipal, estadual e federal diante dos escândalos de corrupção e da fragilidade administrativa. Manter essa proximidade permanente entre os membros da oposição em Camaçari será decisivo para fazer frente ao governo do PT", afirmou Elinaldo. O vereador aproveitou o café da manhã para pedir a todos os vereadores oposicionistas o engajamento na manifestação contra o governo da presidente Dilma, no próximo dia 15. Ontem, em rede nacional, a presidente Dilma ocupou o horário de televisão, mas não esclareceu nada sobre as denúncias de corrupção envolvendo o PT e a crise na economia, que tem, paralisado o país. “A presidente Dilma parece que vive em um mundo paralelo”, ironizou Elinaldo.

 


Assessoria de imprensa

Monique Rivas