Bahia e Pernambuco unidos para resolver situação de agricultores

Publicado em Casa Nova

17759262 1434254003302618 1681997805 oNa manhã de sábado 1º de abril, os pequenos agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) se reuniram mais uma vez com lideranças políticas dos estados da Bahia e Pernambuco e presidentes de associações. Cerca de 300 agricultores que estão produzindo na área de reserva legal do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do estado da BA, e captando água no canal principal do Projeto Senador Nilo Coelho. Os agricultores, há cerca de 12 anos, estão assentados na área  e aproveitaram o momento para ouvir das lideranças as propostas para resolver o impasse com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), que pretende retirar as famílias que estão em plena atividade gerando mais de 1 mil empregos e a produção para sustentabilidade da região.

O deputado estadual Zô do PCdoB da Bahia, ligado aos movimentos sociais, colocou uma equipe de advogados em parceira com deputado estadual Odacy Amorim (PT) para assegurar a permanência das famílias na área, e convocou todas para luta. “Nós estamos aqui nesse momento unindo as mãos em torno dessa causa. Iremos à Justiça, nesse primeiro momento, buscar um mandato de segurança, e também negociar com os órgãos competentes para colocar todos na legalidade”, comentou.

Representando o deputado Odacy Amorim, a vereadora Cristina Costa declarou o seu apoio a luta de todos os agricultores, relatando que 17693054 1434253056636046 1697818033 oprecisamos refletir o momento que estamos vivenciando com tanta perca de direitos. “A vereadora ainda aproveitou para enfatizar que seu mandato, juntamente com o de senador Humberto Costa (PT), está voltado pra essa causa, e “detonou” os empresários. “Os grandes empresários aqui do entorno falam em recuperar  a área, será?! Será se eles não querem expulsar os agricultores dizendo que vão recuperar a caatinga, e depois colocar a área em produção para suas empresas?!”, comentou.

Para o representante das associações, Carlos Souza, os encaminhamentos solicitados pela Codevasf para regularizar a água e a área foram providenciados. Até o momento não se tem nenhuma resposta da entidade. “Nossa intenção é ir para legalidade o mais rápido possível, e estimular a produção em toda área ocupada” Esclarece

Os vereadores de Casa Nova e Juazeiro também deram apoio aos momentos para legalização da ocupação, sendo eles: Fredão de Benedito (SD), Alex de Santana (PDT), Valderlin Silva (PCdoB), Uilian Pereira (PMDB) e Neto da Saúde (PSDB).

Por Ricardo Banana/Fotos: Divulgação

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar