Prefeito de Casa Nova recebe o MAB e discute pauta de reivindicações

Publicado em Casa Nova

thumbnail Vereadores e secretários participaram da reunião1Representantes do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens foram recebidos na manhã desta quinta-feira (30/11) pelo prefeito de Casa Nova Wilker Torres e apresentaram uma pauta municipal de reivindicações obtida em reuniões nas comunidades.

A pauta, dividida em medidas estruturantes e garantia dos direitos, melhoria de vida e reparação imediata, abrange desde a criação de um fundo municipal para financiamento de políticas para a população casanovense atingida a problemas específicos de comunidades, como Salina da Brinca, Algodão, Entroncamento, Mulungu, Tanque Novo e outras.

Para o prefeito Wilker Torres, que discutiu cada ponto da pauta com o MAB, “nada mais justo que estas reivindicações”, comprometendo-se a buscar soluções para os problemas apresentados: “Há pontos desta pauta que já estamos atendendo, como a manutenção, limpeza e cercamento de barreiros, barragens eDSC 0280 cacimbas no interior. Todos os representantes do MAB reconheceram nosso trabalho e entenderam que temos um cronograma a ser seguido. É também o caso das escolas e transporte escolar. Nas escolas a necessidade de reformas, que estamos fazendo, estabelecendo prioridades e o transporte escolar que será melhorado com a nucleação que nos propomos”.

“Há reivindicações que não são atendidas pela prefeitura” – explicou Wilker Torres – “É o caso do local de captação da água que é distribuída pelos carros pipas. Não posso alterar o local sem conversar com o Exército. A alteração implicaria em novos roteiros, maiores distâncias e o risco de parar o abastecimento de água. É o caso da energia elétrica. Me proponho a marcar uma audiência com o Ministro, acompanhado do MAB e reivindicar estas extensões”.

Na pauta reivindicações sobre melhoria da saúde, com o reconhecimento das melhorias nestes 11 meses; educação, que de acordo com prefeito “irá dar um salto de qualidade com asDSC 0271 adaptações que estamos fazendo”; continuidade da melhoria das estradas e a ampliação de adutoras e novos poços para atendimento às comunidades.

Sobre o pedido de projetos de apoio ao resgate e manutenção de expressões culturais o prefeito mostrou que tem dado prioridade a estes projetos: “Resgatamos o caráter tradicional da Festa do Interior, estamos elaborando um projeto para preservação da História e local do Movimento Pau de Colher e temos incentivado todas as manifestações culturais do município”.

Participaram da reunião Cosme Coelho, Chefe de Gabinete; Maria de Lourdes Silva Santos, Secretaria de Saúde; Marcos José Ribeiro Oliveira, Secretário de Educação e Cultura; José Carlos Borges, Secretário de Ação Social; Dagmar Nogueira, Diretora do SAAE, assessores e coordenadores municipais, os vereadores Cacado e Patrick, líder do governo na Câmara e os presidentes e representantes das associações do Sítio Garapa, Salina da Brinca, Fundo de Pasto de Lagoinha, Riacho Grande e Salãozinho.  

Ao analisar a reunião Aurélio Charles, Conceição Carvalho e Priscila Martins da Costa Santos, integrantes do MAB foram unanimes: “Foi uma excelente reunião, com compromisso e firmeza”.

Para eles “O prefeito disse exatamente o que pode e o que não pode fazer. Aqui firmamos uma parceria em favor dos casanovenses”

Por Manoel Leão/Fotos Luiz Washington e M. Leão.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar