Projeto Estação do Saber funcionará na antiga Estação Ferroviária de Piranga

Publicado em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro e a VLI, empresa que atua no ramo de portos, ferrovias e terminais, também concessionária da linha férrea que passa pela cidade e mais 10 estados, celebraram parceria, quando foi firmada a cessão do prédio mais novo, por assim dizer, da antiga Estação Ferroviária de Piranga. O prefeito Paulo Bomfim e o Gerente Geral da VLI, Marcelo Augusto Ferreira, assinaram o convênio de cessão na manhã desta quinta-feira (22). Na oportunidade, foi apresentado pela Secretaria de Educação assinatura1. Acompanharam o prefeito no encontro os secretários Clériston Andrade (Governo), Vilmar Ferreira (Chefia de Gabinete) e Lucinete Alves (Educação).

Desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, que o município mostrou interesse para solucionar aquela situação que incomoda aos juazeirenses. Como toda a área pertencia à União, com concessão para empresas privadas que fazem transporte de cargas, adquirir o terreno e os prédios e torná-los úteis para a população era uma questão muito difícil. Com habilidade política e técnica, a Prefeitura de Juazeiro provocou o Ministério Público do Trabalho que iniciasse a construção da sua sede na área, e no prédio mais antigo será construído o Museu do Trabalhador Ferroviário.

Ao assumir o mandato, o prefeito Paulo Bomfim colocou como uma das suas prioridades, que agora está confirmada. "Este grupo político não se curvou à burocracia e estamos colhendo os frutos. Realizamos um sonho, não só meu, mas de todo o povo desta cidade. Um momento histórico que me deixa muito feliz. O povo de juazeiro merecia esse equipamento e a Prefeitura vai tornar possível a concretização desse sonho, que vai orgulhar a Juazeiro e a todas as cidades da Região”, discorreu o prefeito.

O projeto da Estação do Saber foi elaborado pela arquiteta Hannah Santos e contará com Salas Temáticas, informática, Fab Lab, Sala de Ciências e videoconferência, além de planetário, fonte interativa e pátio de eventos. "Desde 2014 que tentamos esta parceria e a cessão da Estação, para que a concretizássemos o sonho e construíssemos a Estação do Saber, disponibilizando para toda a comunidade juazeirense um espaço interativo, de educação, multicultural e que também vai ter ciência, tecnologia e inovação, não só pra Juazeiro, mas toda a região. Mais uma batalha vencida. Juazeiro vai se apaixonar pelo novo empreendimento desta gestão", garante a secretária da Educação, Lucinete Alves

O gerente-geral da VLI se disse orgulhoso de participar deste momento da história da cidade. "Um projeto muito bacana, muito arrojado. E em todos os municípios que nós passamos, poucas vezes vi um projeto tão bacana que envolve educação, criança, futuro e tecnologia. De alguma forma vai inspirar outros municípios a tomarem a cidade como exemplo. Juazeiro está de parabéns", declarou Marcelo Augusto Ferreira.

Ascom/Juazeiro

Caravana da Saúde fez 202 atendimentos no Dom José Rodrigues

Publicado em Juazeiro

ASCOM PMJNesta quarta-feira (21), a Caravana da Saúde esteve na Unidade Básica de Saúde Herbet Mouze, no bairro Dom José Rodrigues. No total, 202 atendimentos foram realizados nesta 72ª edição. Suely Bonfim, técnica de enfermagem, passou pelo clínico geral e o endocrinologista e ficou muito satisfeita com a agilidade da Caravana. “Cheguei cedo, fui atendida por dois médicos e já estou voltando para casa. Essa Caravana foi uma ideia muito acertada. Espero que venha mais vezes para nosso bairro”, declara Suely.

Além de oferecer exames laboratoriais, eletrocardiogramas e especialidades como clínica geral, odontologia, ortopedia, cardiologia e endocrinologia, a Caravana da Saúde agora conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), com serviços de atualização e averiguação cadastral para beneficiários do Bolsa Família; e o trabalho educativo para prevenção de acidentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).

A doméstica Lindinalva de Jesus fez exames laboratoriais, acompanhou a filha no recadastramento do Bolsa Família e assistiu a palestra sobre prevenção de acidentes de trânsito. “É maravilhoso ter a oportunidade de realizar tudo num único dia e aqui no meu bairro, sem precisar ir ao Centro da cidade”, declarou. Lindinalva também gostou bastante da palestra da equipe de Educação para o Trânsito: “Eu perdi um genro num acidente de trânsito porque estava pilotando uma moto sem capacete, por isso, acho importante essas orientações para que as pessoas não comentam o mesmo erro. É muito importante esse trabalho de conscientização”, salientou Lindinalva.

A secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, falou sobre as parcerias com a SEDES e a CSTT que estão fortalecendo a Caravana. “A Caravana da Saúde é um programa de governo que vem se tornando uma Caravana da Cidadania. O Governo Paulo Bomfim vem ampliando os serviços ofertados para proporcionar um melhor atendimento das demandas da população”, ressaltou Fabíola.

A Unidade Básica de Saúde Herbert Mouze foi reforma e ampliada em dezembro de 2016, na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho. Essa é a segunda Caravana que a comunidade recebe após a reinauguração da Unidade.

Irislane Pacheco/CSTT

TRE-BA faz parceria com a COELBA para divulgar Biometria

Publicado em Juazeiro

clip image00321Um termo de parceria e cooperação técnica foi assinado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O documento garante a divulgação da biometria também nas contas de energia. A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal baiano na quarta-feira (21/6).

A partir do termo, as contas da Coelba serão impressas com informações sobre o procedimento, que é obrigatório para os eleitores de Salvador e de mais 51 cidades baianas. "O TRE abraça e agradece a parceria, que é muito importante. Pra nós será muito bem-vindo. É uma causa nossa, é de todo mundo", afirmou o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Durante quatro meses, de setembro até dezembro, os eleitores receberão a mensagem de convocação nas contas.  Quem não atender ao chamado terá o título cancelado e com isso, o eleitor terá restrições no CPF – o que pode acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais –, não poderá emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

"Para nós é um prazer. Além de disponibilizar a mensagem nas contas de energia, queremos também dizer que está à disposição do TRE uma unidade móvel da Coelba, pois também queremos contribuir para que o serviço de recadastramento biométrico chegue aos bairros e comunidades carentes", anunciou o presidente da Coelba Fernando Arronte.

Atualmente, dos 1.940.125 eleitores de Salvador, apenas 369.061 (19,02%) já têm a digital cadastrada. O TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam a um dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral e realizem o procedimento até o próximo dia 19 de dezembro, quando o judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966).

Além dos presidentes do TRE e da Coelba participaram da cerimônia de assinatura o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, o superintendente comercial, Emanuel Lopo, a gerente de Comunicação, Amine Darzé e assessora de Imprensa, Magali Paterson da Coelba.

Ascom TRE-BA

Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, Milagres Existem’.

Publicado em Juazeiro

unnamed 2212Nesta terça-feira (27 de junho), a Catedral – Santuário Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro – BA, vai receber uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora: “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. E para reverenciar esta data, a ex-presidente da Arquiconfraria do Coração Eucarístico de Jesus, a catequista, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e professora, Maria José Lima da Rocha, lança às 18h a revista ‘A Novena Perpétua em Juazeiro – BA: Milagres Existem’.

Distribuída gratuitamente na porta da igreja, a publicação histórica conta a trajetória de 67 anos de existência da Novena Perpétua em Juazeiro – BA, trazida em 1950 ao município pelos padres Redentoristas holandeses, vindos da Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador – BA. Para reviver os passos no município da devoção conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, a revista reúne documentos, fotos, cartas e depoimentos marcantes, a exemplo da revelação de um milagre concedido pela Mãe do Perpétuo Socorro à própria mãe da autora.

A revista também resgata aspectos significativos da história da Diocese de Juazeiro, destacando a chegada do primeiro bispo, Dom Tomás Guilherme Murpy, em 1963 e a criação das paróquias de Santo Antônio e São Cosme e Damião, já nos anos 70. Com uma programação visual moderna, concebida pela Clas Comunicação & Marketing, a publicação traz ainda o famoso e conhecido quadro da Mãe do Socorro, pintado em estilo bizantino com os mais variados significados do ícone, além do cântico ilustrado ‘Socorrei-nos Ó Maria’ e a ‘Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro’.

Clas Comunicação

Jovem de 20 anos é assassinada em Juazeiro

Publicado em Juazeiro

jovemortaUma jovem de 20 anos foi morta a tiros na cidade de Juazeiro, norte da Bahia. O suspeito do crime é ex-companheiro da vítima, de 38 anos, que não aceitaria o fim do relacionamento, e está foragido. O crime ocorreu na noite de terça-feira (20).

Laise dos Santos Silva saía do trabalho a bordo de um mototáxi, quando um homem chegou atirando e ela foi baleada. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi encaminhado ao local, mas ela morreu durante o atendimento.

O mototaxista que levava a vítima também ficou ferido pelos disparos e foi levado a um hospital. O estado de saúde dele é desconhecido. O corpo da jovem foi levado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro.

De acordo com a Delegacia da Mulher de Juazeiro, no início do ano, a jovem prestou queixa na unidade contra o ex-companheiro, que já tinha tentado matá-la. Na época, ele atirou contra Laise quando ela estava na casa da mãe, mas o disparo não chegou a acertar a jovem.

Desde abril, mês em que foi prestada a queixa, estava em vigor uma medida protetiva que proibia o ex-companheiro de se aproximar da jovem.

Fonte: G1 Bahia