Juazeiro sediará debate da eleição para reitor da UNEB

Publicado em Juazeiro

thumbnail Márcia GuenaNesta terça-feira, dia 22/08, a partir das 17h, a comunidade acadêmica do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberá um dos candidatos ao cargo máximo da instituição. O sociólogo Valdélio Silva, um dos concorrentes à eleição que definirá, no dia 03 de outubro de 2017, o novo reitor e vice-reitor da UNEB, fará uma conversa com técnicos administrativos, estudantes e professores, juntamente com a candidata a vice-reitora Márcia Guena, sobre as propostas e desafios para a gestão da mais abrangente instituição pública de ensino superior da Bahia (com campi instalados em 24 municípios baianos). A UNEB possui mais de 30 mil estudantes e mais de dois mil docentes, distribuídos em cerca de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação à distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação (Censo Inep/UNEB 2013).

Trajetórias acadêmicas - Na oportunidade serão apresentadas as motivações da Chapa “Novos Caminhos UNEB – Diversidade e Participação”, formada por Valdélio Silva e a candidata à vice-reitora Márcia Guena, atual diretora do Departamento de Ciências Humanas da UNEB Juazeiro, responsável pelos cursos de Jornalismo em Multimeios e Pedagogia. Márcia Guena é jornalista e possui doutorado em História pela Universidade Complutense de Madrid. Já Valdélio possui mestrado em Sociologia e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos, ambos pela UFBA. Com quase três décadas de dedicação à UNEB, Valdélio Silvia chegou à instituição em 1991, como técnico. Na mesma década, fez seleção para professor substituto e, logo depois, concurso público para professor efetivo, já tendo lecionado nos campi da UNEB de Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa. Desde 2004 integra o Departamento de Educação, em Salvador, onde se tornou Professor Titular de componentes de Antropologia e de Educação e Relações Étnico-Raciais, e está em seu segundo mandato consecutivo como diretor do Departamento de Educação (Campus I).  

Entre as propostas defendidas pela Chapa Valdélio Silva e Márcia Guena estão: a construção de uma Universidade mais democrática e autônoma, sem subserviência à tutela paternalista dos governos ou grupos políticos; uma gestão mais participativa, com transparência e sem os centralismos que marcam a atual gestão, garantindo a contribuição de docentes, estudantes e técnicos nas decisões centrais da Universidade; e, por fim, a defesa de uma UNEB representativa e verdadeiramente comprometida com a diversidade nos espaços de poder e de deliberação, como bem representa essa chapa formada por um homem negro e uma mulher negra de longas trajetórias de compromisso com as lutas sociais e a qualidade das atividades acadêmicas.

Debates - No dia 13 de setembro, a partir das 16h, a UNEB de Juazeiro sediará um debate com as três chapas que disputam a reitoria da Instituição. Além da chapa Valdélio Silva e Márcia Guena, concorrem à reitoria da Uneb o atual reitor José Bites de Carvalho e o candidato a vice-reitor Marcelo Ávila, e a professora Carla Liane Nascimento Santos, atual vice-reitora, tendo como candidato a vice o professor Joabson Lima Figueiredo. Assim como Juazeiro, outros cinco municípios foram sorteados para serem sedes de debates entre os candidatos: Itaberaba (23/08), Ipiaú (29/08), Jacobina (05/09), Brumado (19/09) e Salvador (26/09). Os debates serão transmitidos por meio de videoconferência para todos os campi da Uneb.

Sugerimos entrevista com os candidatos Valdélio Silva e Márcia Guena sobre a contribuição da UNEB para o desenvolvimento regional da Bahia, em especial, do Vale do Rio São Francisco, e sobre a importância da eleição que ocorrerá em outubro, que poderá traçar novos caminhos para a Universidade.

 

André Luís Santana 

Assassinado em Juazeiro, idoso que reclamou de som alto

Publicado em Juazeiro

2e63b119 85ac 41c6 b24d 8c7bc81fdf19Um idoso de 73 anos foi assassinado a tiros na zona rural do município de Juazeiro, após reclamar de som alto em um bar. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (21) pela polícia, o crime ocorreu durante a madrugada de domingo (20), no distrito de Itamotinga.

A vítima foi Joaquim Raimundo da Silva, que morava ao lado do bar. Conforme a Polícia Civil, ele ficou incomodado com um carro que estava com o som muito alto em frente ao estabelecimento e foi ao local reclamar. Ao chegar no bar, segundo testemunhas disseram à polícia, o proprietário do veículo, ainda não identificado, se irritou e atirou contra a vítima usando uma espingarda calibre 12. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime.

Logo após cometer o homicídio, o suspeito fugiu e, segundo a polícia, ainda não foi identificado. A delegacia informou que está ouvindo testemunhas para tentar identificar o autor do crime. A polícia não informou se o idoso morto era casado e nem se deixa algum filho.

 

 

 

G1

Maniçoba vence o Junco por 4 a 2 e é a grande campeã do Interdistrital

Publicado em Juazeiro

maniçobacampeãointerdistritalApós decisão nos pênaltis, seleção de Maniçoba vence o Junco por 4 a 2 e é a grande campeã do Campeonato Interdistrital. A partida aconteceu no campo de Maniçoba neste domingo (20), e contou com cerca de cinco mil pessoas presentes, entre eles o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, o Deputado Estadual Roberto Carlos, os Vereadores Charles Leal e Reinaldo Sabino e o Secretário de Serviços Públicos, Celso Cândido.

De acordo com o Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, à frente da organização do campeonato, o time de Maniçoba fez uma boa campanha, não tendo sofrido nenhuma derrota em toda a competição. “As duas equipes finalistas trabalharam muito bem em campo durante todo o campeonato. Junco buscava o pentacampeonato, Maniçoba o tri. Fizeram a final disputada e o placar ficou em 0x0. Fomos à cobrança nos pênaltis e Maniçoba levou a melhor. Eles mereceram. Agradeço a todos os Distritos envolvidos e a toda equipe que trabalhou muito para que tudo desse certo”, disse Gilberto.

No final do jogo, o assistente Fábio Souza deu impedimento para um gol feito pela seleção de Maniçoba e a atitude acabou gerando um conflito em campo. Um torcedor invadiu o campo e agrediu o bandeirinha, tendo sido necessária a intervenção da polícia Militar e Guarda Municipal. Logo após o termino do jogo, a cobrança dos pênaltis só foi possível quando a Polícia e organização conseguiu conter a torcida, que invadiu o campo.

 O Servidor Público Eraldo dos Santos, torcedor do Maniçoba, acredita que o Campeonato Interdistrital integra o interior. “Faz com que a cidade olhe para nós, os Distritos. E nós acabamos interagindo. O campeonato vai deixar saudade porque pra gente é como se fosse uma copa do mundo”, acredita.

O vereador Reinaldo Sabino, filho de Maniçoba, ficou feliz com o resultado e agradeceu a realização do evento. “Quero parabenizar o Prefeito Paulo Bomfim por todo apoio que deu ao Campeonato Interdistrital e que vem dando ao nosso esporte. Também agradecer ao Secretário Sérgio Fernandes e equipe, porque foi uma competição organizada, bem conduzida. Todos estão de parabéns”, ressaltou.

Para o meia da seleção de Maniçoba, Wallace, já estava na hora da equipe ficar com o título. “Nosso objetivo era ser campeão dentro de casa e esse título ficou aqui. Agora estou muito emocionado, porque a gente já vinha há quatros anos tentando. Já estava mais do que na hora, Maniçoba merecia esse título”, avalia.

“Apesar do conflito no final, tivemos uma festa bonita e que merece nosso respeito e atenção. O campeonato é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da SECULTE, mas preciso agradecer o empenho e dedicação do Superintendente Gilberto Pacheco e toda a equipe por conduzirem tão bem esse que é o maior evento esportivo do interior de Juazeiro. Para o próximo ano teremos ajustes, que vão deixar a competição ainda melhor”, conclui Sérgio Fernandes.

Por Ramáiana Leal/SECULTE

Roberto Carlos apresenta Moção de...

Publicado em Juazeiro

thumbnail jor 300x204...aplauso à TV Bahia pela cobertura do Campeonato Brasileiro da Série D.

O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Aplauso à TV Bahia pela cobertura das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.

Segundo o parlamentar, foi de grande importância para os baianos e, sobretudo, para o povo juazeirense, acompanhar a competição, onde o principal time da cidade, e agora, um dos mais promissores do estado, obteve êxitos até alcançar o acesso à Série D do Campeonato Brasileiro. Um time jovem e valente que fez valer a raça do povo do sertão, sendo o primeiro time do interior do estado da Bahia a ser classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro.

“Na partida contra o América de Natal-RN, a referida TV deu um apoio importante, cobrindo todos os momentos, destacando uma equipe, comandada pelo repórter Danilo Ribeiro, para acompanhar todos os momentos; bastidores, preparação, vestiários, no campo de jogo, etc. Na Arena das Dunas, em Natal, nos confortava saber que não estávamos sós contra dezessete mil torcedores adversários. Foi, inclusive, um profissional desta empresa, o carinhoso apelido dado ao time Juazeirense de “Carrossel do Sertão”, numa alusão à forma de jogar da equipe, envolvente” registrou o deputado Roberto Carlos.

Mesmo com a classificação do time à série C garantida, o campeonato está em curso e tendo ainda a cobertura da TV Bahia, que segue os passos do incansável time da Juazeirense que se empenha para galgar mais triunfo, agora em busca do título de campeão da série D.

“Quero aqui parabenizar a TV Bahia pela cobertura na fase das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, em nome de todo o povo Juazeirense, à TV Bahia pelo incentivo, seja no campeonato Baiano, na Série D, na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, enfim, no desenvolvimento pelo esporte do nosso estado em geral” concluiu do deputado Roberto Carlos.  

Ascom

Bairro Santo Antônio ganha três ruas asfaltadas

Publicado em Juazeiro

Pavimentação Sto Antônio 12O prefeito de Juazeiro Paulo Bonfim  cumpriu mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra entregando três ruas asfaltadas no Bairro Santo Antônio. O trabalho foi realizado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, que colocou nas ruas Minas Gerais, Inácio Brito e São Miguel, 2.600 metros de tubos de 400 milímetros, adutora que aumentou a oferta de água tratada em 60%.

O prefeito Paulo Bonfim disse que vai continuar melhorando a vida das pessoas, compromisso iniciado quando o ex-prefeito Isaac Carvalho começou o projeto de mudança em 2009. “Sinto-me muito motivado em entregar estas três ruas drenadas, saneadas e agora pavimentadas com asfalto, porque já são 26 ruas entregues só este ano e o Toda Sexta tem Obra vai continuar porque Juazeiro está no rumo certo. Juazeiro é a cidade  que mais cresce no Vale do São Francisco e a que mais gera empregos com carteira assinada no Nordeste. E  esse governo está de pé trabalhando para quem mais precisa”, destacou Bonfim.

O gestor técnico do SAAE, Jadson Pereira, que representou Joaquim Neto, explicou que a pavimentação das ruas faz parte do acordo firmado com os moradores quando da passagem da adutora. “Estamos honrando mais um compromisso entregando esta obra com a qualidade do governo de Paulo Bonfim.  O SAAE continuará trabalhando para melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, pontuou.

Morador da Rua São Miguel há 46 anos, o aposentado Ornelindo Laurindo lembrou quando chegou ao local. “Aqui era só mato e areia. Nem imaginava que um dia iria ter um asfalto deste aqui.  Estou muito satisfeito com essa gestão e só temos a agradecer a Paulo Bonfim por mais esse beneficio”, disse.

Isabel da Paz, também ficou feliz com a obra. ”Está uma maravilha. O que antes era só poeira deu lugar a este asfalto maravilhoso”, resumiu a dona de casa. Já para Marcos Ribeiro, que tem uma academia na Rua Inácio Brito, o asfalto deu nova visão ao seu empreendimento. “O Bairro Santo Antônio está praticamente no centro da cidade e merecia esse cuidado.  Agradeço a prefeitura e ao SAAE por esta melhoria, pois agora temos uma rua bonita e com facilidade de tráfego”, reforçou.

Antônio Pedro/Ascom SAAE