Toda sexta tem obra entrega reforma do Laboratório Central de Juazeiro

Publicado em Juazeiro

Novo Lacen 7Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Paulo Bomfim cumpre mais uma agenda do Toda sexta tem obra e entrega a reforma do Laboratório Central de Juazeiro (Lacen). O evento será às 09h, na nova sede do local, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 05, Centro.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, a obra foi realizada com recursos próprios. “Gastamos cerca de R$ 20 mil e fizemos uma pintura geral, reestruturação nas redes elétrica e hidráulica, além da aquisição de novos equipamentos”, afirma. O espaço conta com: recepção, salas de coleta geral e de limpa; frios; análises; bacteriologia e esterilização, além de ser totalmente adaptado para pessoas com deficiência.

Toda a população da microrregião é beneficiada com os serviços prestados no Lacen. No local, são realizadas as coletas de exames laboratoriais. A unidade trabalha em conjunto com os setores de vigilância em saúde, atenção básica, Centro de Informações em IST/HiV/Aids (CIDHA),  Núcleo Regional Norte e com o Lacen Estadual.

Ascom

Agrovale doa 600 toneladas de bagaço da cana-de-açúcar...

Publicado em Juazeiro

... para associações de produtores rurais de Juazeiro.

canaA Agrovale anunciou na manhã desta terça-feira (17) que até o final do ano deve concluir a doação de 600 toneladas de bagaço hidrolisado da cana-de-açúcar às associações de produtores rurais de Juazeiro. A doação faz parte de um projeto que a empresa desenvolve junto à Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município (Adeap) com o objetivo de fornecer suporte alimentar para os animais (caprinos, ovinos e bovinos) da zona rural, nesse período de grande estiagem.

De acordo com a Diretoria da Agrovale, o projeto começou no último dia 20 de julho quando foram doadas as primeiras 300 toneladas do produto, contemplando direta e indiretamente 64 associações, beneficiando cerca de 600 produtores da agricultura familiar. Trata-se de uma ação de responsabilidade social e retorno imediato para os produtores rurais de Juazeiro. A empresa chega às propriedades num período seco com um suporte alimentar volumoso.

Até dezembro próximo a meta é entregar mais 300 toneladas do bagaço, o que deve ampliar consideravelmente a quantidade de produtores beneficiados, atingidos por uma estiagem que já dura 7 anos consecutivos na região.

Para o gestor da ADEAP/PMJ, Tiano Felix, a continuidade do projeto garante uma ajuda substancial principalmente para as comunidades das áreas de sequeiro. “As dificuldades com a estiagem crescem a cada dia em nosso município. São muitos os pedidos de ajuda e é uma prioridade a alimentação dos animais por conta da escassez dos pastos. Cadastramos as associações em todo município e estamos fazendo a entrega gradativa do bagaço por região”, destacou o secretário.

O bagaço da cana é o resultado do processamento da fabricação do álcool, açúcar e do melaço (uma solução de sacarose). Largamente utilizado para alimentação dos animais, o material também é empregado na geração de energia e como proteção do solo nos projetos de irrigação. Além do bagaço, há outros resíduos gerados pela cana-de-açúcar que podem ser utilizados na alimentação animal como a vinhaça, a torta de filtro e a levedura.

CLAS Comunicação & Marketing

Novo SAC Juazeiro realizou quase 10 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento

Publicado em Juazeiro

SAC Juazeiro Novo3No primeiro mês de funcionamento no Shopping Juá Garden, em uma área de, aproximadamente, 1.080 m², o novo SAC Juazeiro já realizou quase 10 mil atendimentos. Esse número representa os atendimentos realizados exatamente entre 18 de setembro e 6 de outubro e resulta em uma média de 650 por dia. Durante o mês de setembro, o serviço mais procurado na unidade foi a 2ª via da carteira de identidade, com 1.144 solicitações, seguido do certificado de antecedentes criminais, com 594.

Outras novidades das novas instalações são o incremento do Procon e Balcão de Justiça. Há também o SAC Fácil (auto atendimento), e a possibilidade de atendimento agendado no período da tarde para os serviços do Detran, Carteira de Trabalho e de Identidade. Para o TRE, o agendamento pode ser feito em ambos os turnos. O procedimento pode ser realizado pelo Portal SAC ( www.sac.ba.gov.br ), pelo aplicativo SAC Mobile e pelo auto atendimento. 

O espaço está mais adequado em relação à demanda pelos serviços, o que garante mais comodidade aos usuários, além das condições ideais de acessibilidade, com serviço de espera integrada, ampliando o conforto dos cidadãos. O serviço de emissão de Carteira de Identidade possui seis pontos de atendimento, assim como o SineBahia, que oferece os serviços de Intermediação de Mão-de-Obra e Seguro-Desemprego em sete pontos. O Detran, o Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ) e o Mais BB também passam a ter mais pontos de atendimento.

Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia disponibiliza o portal SAC, através do endereço www.sac.ba.gov.br ; o aplicativo SAC Mobile, a central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel). 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

70 anos de Pedro Alcântara é lembrado nas Câmaras de Juazeiro, Casa Nova e Remanso

Publicado em Juazeiro

thumbnail Vereador Charles Leal lembra aniversário de Pedro AlcântaraEm Juazeiro, o vereador Charles Leal (PDT), foi à tribuna e disse que queria “lembrar de um grande político de Juazeiro, que fez História e continua firme”; “já estivemos várias vezes de lados opostos, mas, confesso, nunca fiz uma crítica a esse político”; “esse político tem essa história, uma história de luta, de bravura”, “recordista de mandatos estaduais”, e que “as principais conquistas de Juazeiro tiveram o dedo dele. Teve a força política dele” e arrematou: “Eu falo de Pedro Alcântara”.

Ao longo do discurso Leal lembrou das realizações de Pedro, citando o Ginásio de Esportes e o Colégio Estadual CODEFAS e a sua luta em favor do São Francisco.

Em Remanso quem lembrou de Alcântara foi o Vereador Savinho Castro (Domingos Sávio Ferreira de Castro – PSD): “Quero registrar aqui o aniversário de um filho da terra, que é merecedor”, lembrando que Pedro Alcântara “nasceu em duas cidades: Remanso e Campo Alegre de Lourdes, porque Campo Alegre ainda pertencia a Remanso quando ele nasceu”.

“Foi político, continua político. Vereador em São Raimundo, vereador em Juazeiro, deputado estadual, médico de mão cheia, hoje é Diretor da DIRES, responsável por toda região. Quero thumbnail Vanderlin Vereador de Casa Nova lembro de Alcântaradesejar toda felicidade a ele, um homem que fez muito pela nossa região”

Na sessão da Câmara de Casa Nova, também realizada na noite desta terça-feira (17/10), a lembrança e homenagem foi do vereador Vanderlin (Vanderlin da Silva Carvalho – PC do B): “Quero aproveitar para parabenizar um amigo, que está completando 70 anos, o ex-deputado, ex-vereador Pedro Alcântara. Foi votado por diversas votado em Casa Nova, deputado estadual por seis mandatos e é um grande defensor do Rio São Francisco. É um parceiro e amigo. Quero desejar a ele e à sua família toda a felicidade do mundo”. (Por Manoel Leão/ Fotos: Divulgação)

thumbnail Savinho Castro homenageia Pedro Alcântara aos 70

 

Comandante da PM/BA receberá Comenda Barão Homem de Melo

Publicado em Juazeiro

Cel anselmo comenda cmjMarcada para esta quinta-feira, 19 de outubro, a partir das 19:00 horas, a solenidade de entrega da Comenda Barão Homem de Melo, a maior honraria concedida pela Câmara, ao Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

A honraria, instituída em setembro de 1993, remete ao político, escritor, professor, cartógrafo e nobre Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo, que como Presidente da Província da Bahia, assinou a Lei 1814 em 15/07/1878 elevando Juazeiro à categoria de cidade.

Entre a sua criação e este ano de 2017, poucos juazeirenses foram agraciados com esta honraria, destacando-se entre eles Dom Thomaz Guilherme Murphy, Dom José Rodrigues, Monsenhor Gilberto Luna e Ivete Sangalo, que reconhecidamente prestaram “relevantes serviços à comunidade juazeirense”.

O Comandante Anselmo Brandão, juazeirense, tem mostrado, não apenas no exercício do Comando da PM, nomeado que foi em janeiro de 2015, mas ao longo de toda a sua carreira, comprometimento com Juazeiro e com seu desenvolvimento. A homenagem, reconhecem os vereadores, é inteiramente justa e oportuna.

 

 

Manoel Leão Ascom CMJ