Juazeiro: Igreja celebra o VI Ano da Hora da Graça

Publicado em Juazeiro

Sem título 1"O Senhor fez em mim maravilhas". Com esse tema, a Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, se prepara para celebrar no próximo sábado, dia 29 de abril,  o VI Ano da Hora da Graça, na Cidade de Juazeiro-BA. O momento de fé para os católicos acontecerá na casa de Eventos Via Show, às 19h30.

A Hora da Graça acontece todas as quintas-feiras na Catedral Diocesana, quando a comunidade se reúne para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento, ao meio dia, onde as pessoas revelam a forma mais expressiva de ouvir a palavra de Deus movida pelo Espírito Santo. Cada participante é convidado a levar 1 kg de alimento não perecível. Todo o material será distribuído para duas instituições sociais do Município.

Segundo o Pároco da Catedral, Pe. Josemar Mota, a Hora da Graça tem levado muitos jovens e adultos a  experimentarem a misericórdia de Deus. "É agradecendo pela presença do Senhor entre nós, que ele nos abençoa e nos fortalece na missão de sermos testemunhas do seu amor e misericórdia junto aos irmãos, principalmente os pobres e abandonados", ressalta.

Pascom/Foto: Divulgação

Palestra do SEBRAE em Juazeiro dá dicas de como vender para órgãos públicos

Publicado em Juazeiro

sebrae 1Estar preparado para vencer a concorrência, a burocracia e se tornar fornecedor de produtos e serviços para órgãos governamentais é o objetivo de muitos empreendedores e, para auxiliar nesse passo, o Sebrae sedia a palestra “Como vencer a concorrência, ganhando a licitação: vender mais e melhor para o governo”. O evento será realizado no dia 28 de abril, às 19h30, no Sebrae em Juazeiro, com o comunicador, advogado e especialista em licitações e contratos Paulo Chancey. A capacitação, voltada para empresários de micro e pequenas empresas, é gratuita e tem inscrições abertas até o dia do evento, na sede do Sebrae no município, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro.

A palestra vai abordar temas relevantes que determinam o sucesso nas vendas ao governo. Serão apontados os principais pontos que afastam as empresas, sobretudo as micro e pequenas, das possibilidades de fechar negócios com o poder público, destacando as falhas por parte dos licitantes e os erros e vícios da administração pública na hora de licitar e contratar.

“O poder público é o maior contratante de bens, obras e serviços, entretanto, ainda é muito alto o índice de empresas que, por diversas razões, não participam ou são eliminadas das disputas licitatórias, deixando de fechar grandes parcerias e faturamento com os governos municipal, estadual e federal nas áreas de alimentação, saúde, educação, construção civil e outros serviços especializados”, destaca Chancey. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pessoalmente, na sede do Sebrae em Juazeiro, ou pelo telefone (74) 3612 0827.

Ascom/Sebrae-BA

Deputado solicita pista de atletismo para Juazeiro

Publicado em Juazeiro

12481pistaO deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma indicação, destinada ao governador Rui Costa, para que através da Superintendência de Desportos do Estado Bahia – SUDESB, seja realizada a instalação de pista de atletismo e equipamentos, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

 

Segundo o parlamentar, o objetivo é promover o atletismo, que representa o segundo esporte mais praticado no Brasil. “Por meio desta atividade, o que se pretende é garantir inclusão social aos jovens da região que, para praticar atletismo, têm que dividir as ruas, avenidas e até rodovias, com carros e caminhões, num constante risco de vida, diariamente”, disse o deputado Roberto Carlos.

 

Mesmo com estas dificuldades, atletas de Juazeiro e região têm obtido bons resultados em competições nacionais e até internacionais, a exemplo do maratonista Edson Amaro. É grande também, o número de atletas de escolas estaduais praticantes de atletismo, esporte relativamente barato, embora sem muito apelo popular e, por causa disso, também sem muito apoio, patrocínio.

 

“Existem ainda, muitas associações e equipes esportivas espalhadas em nossa região, com centenas de praticantes, entre jovens, adultos e até pessoas da terceira idade. A iniciativa trará, ainda, um incremento no combate e prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, evitando que jovens sejam recrutados nas comunidades, nas escolas, pela absoluta falta de ocupação”, concluiu o deputado Roberto Carlos.

STRJ STRJ) realiza cadastramento do CEFIR com trabalhadores se Angico

Publicado em Juazeiro

SAM 2828O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) realizou neste domingo (23), a primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), na escola Antonila da França Cardoso, no povoado de Angico, distrito de Pinhões. O CEFIR consiste em um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais.

De acordo com o presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitú), deve fazer o cadastro todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiverem menos de quatro módulos fiscais. Para se cadastrar o trabalhador precisa do documento da terra (contrato de compra e venda, doação, escritura ou título de terra), a carteira de identidade e o CPF. “ No caso de quem possui apenas o ITR ou INCRA precisará apenas da declaração de confrontante  que é fornecida pelo Sindicato”, disse Mitú. O presidente do STR ainda reforçou a importância de todos os trabalhadores realizarem o cadastro, alertando sobre os possíveis prejuízos que os inadimplentes terão, caso o processo não seja realizado.

“Quem não fizer o cadastro ambiental, futuramente não vai ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, financiamento bancário. Quem não fizer o cadastro pode receber uma multa doInstituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (INEMA), que é um órgão fiscalizador do governo do Estado, junto com a Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou. Ainda segundo Mitú, o objetivo é atender a cota de 2700 trabalhadores, mas afirmou que a reconhece que a demanda do município de Juazeiro é superior a esse valor.

Nessa primeira etapa, uma equipe do STRJ estará realizando o cadastramento das áreas. Na segunda etapa, será realizado o processo de reconhecimento da área, por meio de um procedimento online. O cadastramento do CEFIR está previsto para ser realizado até o final do mês de maio, com a possibilidade de prorrogação até dezembro de 2017. A ação é uma parceria entre o STRJ, a empresa Saneano e o INEMA.

Ascom STRJ

Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, Começa quarta-feira 26

Publicado em Juazeiro

043Ela gera 70 mil empregos diretos e indiretos na região, atinge cerca de 172,1 mil toneladas  e movimenta a economia do Vale do São Francisco em R$ 500 milhões por ano. Não à toa, terá em sua homenagem, nesta quarta-feira (26), às 9h, a abertura oficial da 29ª edição do Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, no norte da Bahia.

Além da participação de especialistas, empresários e professores dos estados produtores de cebola, países como Argentina e Uruguai também garantiram presença no evento, que neste ano vai até o dia 28 e está com uma grande programação.  Ao todo, 13 palestras mais uma visita de campo à área do Projeto Salitre, na Zona Rural de Juazeiro, fazem parte do cronograma.

Programação

Depois da abertura (9h), o catarinense Daniel Schmitt vai liderar a primeira palestra do dia, às 11h, cujo tema será "Mercado de Cebola do Mercosul". Seguido, às 14h, do palestrante Valter Rodrigues, que falará sobre "Melhoramento genético da Cebola na Embrapa". Ainda no dia 26, o público poderá conferir as palestras: "Nutrição eficiente para altas produtividades", às 15h; "Cultivo de cebola por semeadura direta", às 16h20; e "Produção sustentável de cebola", às 17h. Concluindo o primeiro dia, os visitantes participam, às 17h40, de uma assembleia com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), Antônio Carlos Pagano.

Na quinta-feira (27), as palestras começam logo cedo. Já a partir das 8h20 será realizada uma discussão sobre o "Armazenamento de Cebola Longa Vida". Às 9h, o tema será "Desafios da produção de sementes de cebola no semiárido" e, a partir das 10h, os produtores vão debater a "Bacia do São Francisco – recomposição e defesa". Já a aguardada palestra "Melhoramento genético da cebola para clima tropical trás benefícios para produtores" está prevista para 11h.

O quadro de debates do Seminário da Cebola segue à tarde. A "Irrigação por gotejamento – tecnologia para alto rendimento da cebola" iniciará às 14h, porque às 15h o palestrante Guilherme Ogata, da empresa Arysta, ministra o "Manejo produtivo da cultura da cebola". Ainda às 16h20, um Painel dos Estados e do Mercosul apresenta aos produtores da região dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta. O painel terá a presença de representantes dos países e estados participantes do evento.

A coordenação do seminário separou para o último dia, na sexta-feira (28), a visita de campo à área do Projeto Salitres, que acontecerá às 8h, onde estrangeiros e especialistas vão tomar conhecimento das atividades e projetos desenvolvidos no Vale do São Francisco.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas por tempo limitado. Acesse o site e se inscreva:www.seminarionacionaldecebola.com.br. Mais informações através da coordenação do evento, pelo telefone: (87) 3862-1892.

O 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul é uma realização da Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e Embrapa.

Clas Comunicação