Juazeiro sediará debate da eleição para reitor da UNEB

Publicado em Juazeiro

thumbnail Márcia GuenaNesta terça-feira, dia 22/08, a partir das 17h, a comunidade acadêmica do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberá um dos candidatos ao cargo máximo da instituição. O sociólogo Valdélio Silva, um dos concorrentes à eleição que definirá, no dia 03 de outubro de 2017, o novo reitor e vice-reitor da UNEB, fará uma conversa com técnicos administrativos, estudantes e professores, juntamente com a candidata a vice-reitora Márcia Guena, sobre as propostas e desafios para a gestão da mais abrangente instituição pública de ensino superior da Bahia (com campi instalados em 24 municípios baianos). A UNEB possui mais de 30 mil estudantes e mais de dois mil docentes, distribuídos em cerca de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação à distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação (Censo Inep/UNEB 2013).

Trajetórias acadêmicas - Na oportunidade serão apresentadas as motivações da Chapa “Novos Caminhos UNEB – Diversidade e Participação”, formada por Valdélio Silva e a candidata à vice-reitora Márcia Guena, atual diretora do Departamento de Ciências Humanas da UNEB Juazeiro, responsável pelos cursos de Jornalismo em Multimeios e Pedagogia. Márcia Guena é jornalista e possui doutorado em História pela Universidade Complutense de Madrid. Já Valdélio possui mestrado em Sociologia e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos, ambos pela UFBA. Com quase três décadas de dedicação à UNEB, Valdélio Silvia chegou à instituição em 1991, como técnico. Na mesma década, fez seleção para professor substituto e, logo depois, concurso público para professor efetivo, já tendo lecionado nos campi da UNEB de Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa. Desde 2004 integra o Departamento de Educação, em Salvador, onde se tornou Professor Titular de componentes de Antropologia e de Educação e Relações Étnico-Raciais, e está em seu segundo mandato consecutivo como diretor do Departamento de Educação (Campus I).  

Entre as propostas defendidas pela Chapa Valdélio Silva e Márcia Guena estão: a construção de uma Universidade mais democrática e autônoma, sem subserviência à tutela paternalista dos governos ou grupos políticos; uma gestão mais participativa, com transparência e sem os centralismos que marcam a atual gestão, garantindo a contribuição de docentes, estudantes e técnicos nas decisões centrais da Universidade; e, por fim, a defesa de uma UNEB representativa e verdadeiramente comprometida com a diversidade nos espaços de poder e de deliberação, como bem representa essa chapa formada por um homem negro e uma mulher negra de longas trajetórias de compromisso com as lutas sociais e a qualidade das atividades acadêmicas.

Debates - No dia 13 de setembro, a partir das 16h, a UNEB de Juazeiro sediará um debate com as três chapas que disputam a reitoria da Instituição. Além da chapa Valdélio Silva e Márcia Guena, concorrem à reitoria da Uneb o atual reitor José Bites de Carvalho e o candidato a vice-reitor Marcelo Ávila, e a professora Carla Liane Nascimento Santos, atual vice-reitora, tendo como candidato a vice o professor Joabson Lima Figueiredo. Assim como Juazeiro, outros cinco municípios foram sorteados para serem sedes de debates entre os candidatos: Itaberaba (23/08), Ipiaú (29/08), Jacobina (05/09), Brumado (19/09) e Salvador (26/09). Os debates serão transmitidos por meio de videoconferência para todos os campi da Uneb.

Sugerimos entrevista com os candidatos Valdélio Silva e Márcia Guena sobre a contribuição da UNEB para o desenvolvimento regional da Bahia, em especial, do Vale do Rio São Francisco, e sobre a importância da eleição que ocorrerá em outubro, que poderá traçar novos caminhos para a Universidade.

 

André Luís Santana 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar