Comunidade do Itaberaba aprova realização de mais uma Caravana da Saúde na UBS do bairro

Ligado . Publicado em Juazeiro

Caravana Itaberaba 3Nesta quarta-feira (10) a 101ª edição da Caravana da Saúde de Juazeiro foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Itaberaba. O Programa desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas das Unidades de Saúde do município ofertou aos usuários atendimento em especialidades como: endocrinologia, ortopedia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, além da realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas. O atendimento aconteceu durante todo o turno da manhã.

Esta é a terceira vez que a caravana é realizada na UBS Itaberaba e a comunidade vem aprovando a iniciativa. “Tenho um filho de 7 anos que faz acompanhamento com o endocrinologista há 4 anos, e com a realização da caravana tudo fica mais fácil. Não precisamos esperar a marcação das guias, é só vir e ser atendido. Além disso, tem os outros serviços como exames, outras especialidades médicas que normalmente não temos aqui no dia a dia. Fica tudo mais fácil”, declara a dona de casa Lidiane Gomes.

Para Maria das Dores, que sofre com algumas sequelas devido a um acidente de trabalho, e faz o acompanhamento na UBS do bairro a realização da caravana sempre otimiza os serviços. “Hoje estou aqui para ser atendida pelo clínico geral. A ideia da caravana é muito boa para a comunidade porque oferece oportunidade para quem não tem dinheiro que é fazer um exame ou consulta particular. O atendimento aqui na UBS é sempre muito bom independente da caravana”, afirma dona Maria das Dores.

A coordenadora administrativa da UBS Itaberaba, Charlene Silva, explica que a chegada dos atendimentos extras da caravana, reduz as demandas reprimidas. “Além dos atendimentos extras em odontologia, passamos a ofertar outras especialidades que não são ofertadas e isso otimiza o nosso atendimento. A melhor resposta é a satisfação que o usuário acaba passando para gente”, destaca a coordenadora.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, no momento em que todo o país vive uma grande crise na saúde pública, Juazeiro vem fazendo diferente e tendo iniciativas exitosas como a Caravana da Saúde. “Em um ano de gestão, 101 edições da caravana, são mais de 25 mil atendimentos, em diversas especialidades médicas, ofertadas em Unidades de Saúde da sede e do interior. Somente hoje no bairro Itaberaba foram 181 atendimentos, com mais 211 atendimentos da semana passada, na caravana do bairro Alagadiço temos quase 400 atendimentos em 2 bairros, em duas manhãs. Tudo isso fruto de um governo comprometido em melhorar a qualidade da saúde pública em Juazeiro”, destaca a secretária.

A Unidade da Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) também participou da Caravana ofertando o serviço de Atualização Cadastral para os beneficiários do programa Bolsa Família. O próximo bairro a receber a Caravana da Saúde será o Jardim Primavera, no dia 17 de janeiro, das 8h às 14h.

 

Gardennia Garibalde/SESAU

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar