Concurso para oficiais da PMBA acontece amanhã

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

PMMMMQuem sonha ser policial militar terá mais uma chance de ingressar nas fileiras da corporação baiana neste domingo (20). As provas de conhecimentos gerais e específicos serão aplicadas para 15.338 candidatos que se inscreveram para o certame. 60 vagas são oferecidas para a PMBA, outras 30 vagas também estarão sendo disputadas, mas para aqueles candidatos que no momento da inscrição optaram pela carreira de bombeiro militar.

A concorrência calculada em razão da quantidade de inscritos e do número de vagas disponíveis aponta 215/1, para os cargos na PMBA, e 80/1 para as vagas no CBMBA.

O Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, acompanhará a realização dessa primeira fase do concurso em algumas escolas da capital baiana onde os candidatos estarão pondo à prova os conteúdos estudados para este tão esperado momento.

Lembramos a todos que as provas serão realizadas no período vespertino. Os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 12h50min.

O quê: Provas para vagas no CFO PM e BM

Onde: Colégio Raphael Serravale – Pituba – atendimento à imprensa pelo Comandante Geral

Horários: 12h às 12h50min – abertura dos portões

              14h – entrevista sobre o certame

 

Fonte: Cel PM Anselmo Alves Brandão – Comandante Geral da PMBA

Prêmio Caymmi reconhece novos talentos da música baiana

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail Foto Paula Fróes GOVBA 6O Prêmio Caymmi de Música foi entregue nesta sexta-feira (18), na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, aos destaques da produção musical baiana em 2017. Os concorrentes foram selecionados durante o Festival Caymmi, realizado entre os meses de abril e maio, com patrocínio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).
"O Prêmio Caymmi retorna com a força deste festival. Hoje é um grande dia, o dia da culminância, em que a etapa que precedeu possibilitou a circulação de diversos talentos, em vários espaços públicos de Salvador. Retornou ao Passeio Público onde, há 50 anos, eclodiu o Tropicalismo e que, naquele momento, significava uma grande revolução e renovação no cenário cultural", destacou o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Alexandre Simões.
A premiação recebeu cerca de 500 inscrições. No total, 110 artistas da capital e do interior foram selecionados pela comissão julgadora para concorrer ao prêmio. "A gente tem uma grande diferença em relação a outros estados brasileiros. A cultura da Bahia está bem apesar das dificuldades, mas a gente está vivendo porque a gente tem o apoio  também do Fazcultura, que é fundamental para que projetos como o Prêmio Caymmi aconteçam", afirmou a diretora-geral do prêmio, Elaine Hazin.
A cerimônia de entrega dos troféus foi animada pelo Bandão Caymmi, que prestou uma homenagem à Tropicália. O cantor Saulo Fernandes e a cantora Alice Caymmi, neta de Dourival Caymmi, também fizeram uma participação especial, junto com artistas que participaram do festival. 
Destaques
Entre os 22 premiados, Giovani Cidreira ganhou como melhor intérprete vocal masculino e Flávia Wenceslau como melhor intérprete vocal feminino. Na categoria show, a cantora Luedji Luna venceu como revelação. 
O melhor videoclipe foi 'Bonecas Pretas', de Larissa Luz; o melhor show ficou com a banda Pirombeira; a melhor música com letra foi 'Instante para Lembrar', também da Pirombeira; e a melhor música instrumental foi 'Amálgama', de Luã de Almeida.
Veja a lista completa dos vencedores:
Música com Letra: Instante pra se lembrar - Ian Cardoso / Pirombeira
Música Instrumental: Amálgama / Luã Almeida
Melhor Intérprete Feminino: Flavia Wenceslau / Por Uma Folha
Melhor Intérprete Masculino: Giovani Cidreira / Um Capoeira
Melhor Intérprete Instrumental: Raoni Maciel / Violão / Cadê João? e Giro do Sol
Melhor Arranjo: Ubiratan Marques / Branco / Orquestra Afrosinfônica
Melhor Produção Musical: André Luis Magalhães Costa Pinto / Maya / Kromosons Brazil
Show: Pirombeira
Melhor Intérprete Feminino: Livia Nery
Melhor Intérprete Masculino: Achiles
Melhor Instrumentista: Flaviano Gallo / Bateria / Santini Trio
Melhor Banda: Santini & Trio
Melhor Direção Artística: Jackson Costa / Show Celo Costa
Melhor Direção Musical: Ubiratan Marques / Show Nara Couto
Destaque Técnico: Fred Alvin / Iluminação
Melhor Produção: Humberto Vale Curujito / Skanibais
Revelação: Luedji Luna
Videoclipe: Bonecas Pretas / Larissa Luz
Melhor Direção: Glauco Neves e Bruno Souri / Modo Hard / Circo De Marvin
Melhor Fotografia: Pablo Moreno Pires / Canto Africano / Raquel Monteiro
Melhor Produção: Adriano Ribeiro / Modo Hard / Circo De Marvin
Melhor Roteiro: Luan Ragedo / Kamikaze / Dario Nunes Moreira
 
Fotos: Paula Fróes/GOVBA

Encerrado em Uauá o Projeto Cisternas

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

cisterna uauáAlém de Uauá, as cisternas já chegaram a outros nove municípios do norte baiano.

Uauá foi mais um município beneficiado com o Projeto Cisternas, realizado pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através de convênio com o Governo Federal. Ao todo, 327 tecnologias sociais, entre cisternas de consumo humano, cisternas de enxurrada e barreiros, foram entregues e já estão mudando a realidade dos pequenos produtores da cidade.

"Esse barreiro foi uma benção, agora tem água na seca pra os bichos e até pra plantar", disse o Senhor José Ferreira, agricultor da comunidade Serra dos Campos Novos, em Uauá, que recebeu um barreiro, tecnologia construída para captar e armazenar até 500 mil litros de água e que garante água para os animais e para produção agroecológica nos períodos de estiagem.

Além de Uauá, outros municípios como Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Remanso e Sento-Sé receberam cisternas e barreiros que estão transformando a vida daqueles que vivem e produzem em comunidades rurais e que sofrem em tempos de seca.  Em Canudos, o projeto está em fase final, onde, até agora, foram finalizadas 264 tecnologias. 

De acordo com o coordenador geral de campo, Mauro Macêdo, 70% do Projeto Cisternas já foi concluído. “Nós já entregamos cisternas e barreiros em nove, dos 10 municípios do nosso Território. O décimo município será Campo Alegre de Lourdes. Pilão Arcado também receberá mais tecnologias e estamos executando atualmente também em Juazeiro”, explicou. 

Por Jacqueline Santos/Ascom Constesf

 

Roberto Carlos pede a ampliação da Casa de Custódia e outros benefícios para a cidade de Bonfim

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail 1Lideranças políticas de Senhor do Bonfim unem-se para solicitar um Departamento de Polícia Técnica, a ampliação da Casa de Custódia e outros benefícios para a cidade, na SSP e na SEAP.

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta quinta-feira (17), de duas audiências, uma na Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP e a outra na Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP, acompanhado de diversas autoridades que representam o município de Senhor do Bonfim, bem como o prefeito Carlos Brasileiro, os vereadores Carlos de Tijuaçu e Cleiton Vieira, além do prefeito da cidade de Andorinha, Renato Brandão.

Na Secretária de Segurança Pública, foram recebidos pelo secretário Maurício Barbosa, onde apresentaram a necessidade de agilizar a implantação de um Departamento de Polícia Técnica – DPT, com necrotério, médico legista, para o município de Senhor do Bonfim. Segundo o parlamentar, a população, da cidade citada e região, precisa se deslocar cerca de 120 km, até o município de Juazeiro para realizar os procedimentos de necrópsias. “Esta ação vai garantir rapidez nos tramites de liberação e identificação de pessoas que morrem em circunstâncias não naturais, como em decorrência de acidentes ou assassinatos, dispondo, assim, a agilidade cobrada pelos familiares”, reiterou o deputado Roberto Carlos.

O secretário Maurício Barbosa afirmou que a DPT já está em fase de encaminhamento para buscar atender a necessidade apresentada pelo deputado e demais representantes.

Na SEAP, a comitiva de Senhor do Bonfim foi recebida pelo secretário Nestor Duarte, que solicitou a construção de um complexo penitenciário e a ampliação da Casa de Custódia para diminuir o número de presos na delegacia, além da agilidade nos julgamentos dos presos em flagrantes.

O secretário Nestor Duarte garantiu que no prazo de 90 dias será implantado o sistema de vídeo audiência, com a finalidade de adiantar os julgamentos, além de apresentar ao Governador Rui Costa a necessidade de construção de um presídio em Senhor do Bonfim.   

 

Rui atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail Foto Carol Garcia GOVBA 1Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o governador autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40 horas, recebendo o dobro do salário.

“A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias. Além disso, anunciamos a incorporação para 1.078 professores da ampliação da jornada de trabalho, de 20h para 40h semanais. E, cumprindo um compromisso meu, também aumentaremos a remuneração de diretores de escola. Marquei uma nova reunião com a APLB para a segunda quinzena de setembro, quando conversaremos sobre o restante da pauta, com as promoções dos reajustes que vamos praticar ainda este ano, em função dos cálculos que estamos fazendo pra dar garantias que possamos fazer melhoria salarial associada à segurança, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa”, afirmou Rui Costa. 

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.

A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o Estado ter saído do limite prudencial com gastos de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais. 

As 2.796 vagas abertas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões, a partir de janeiro de 2018. As vagas serão para professores do magistério público com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores pedagógicos, o Governo terá uma despesa com custeio de R$ 29,4 milhões, no exercício 2018.

De acordo com o presidente da APLB, Rui Oliveira, a reunião foi proveitosa. “Decidimos pontos importantes com o governador, que figuram como uma grande vitória do movimento sindical.  Vamos continuar discutindo sobre promoções e outras questões em outro encontro que já deixamos marcado”.  

Segundo o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, o governador está apostando firmemente na mudança pedagógica e no apoio à escola. “Além das vagas oferecidas no concurso, estamos aumentando a carga horária de 262 coordenadores pedagógicos de 20 para 40 horas semanais com o objetivo de cobrir a totalidade de nossas escolas com coordenação pedagógica. Os novos professores também vão trabalhar num regime de 40 horas, o que possibilita uma maior interação e ambientação do professor com a escola, e consequentemente uma melhora do trabalho que é feito”, explicou. 

Carga horária

O Governo vai abrir processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018. Os processos de aumento da carga horária devem ser solicitados individualmente pelos interessados e estarão condicionados à existência de vaga no quadro de magistério público estadual, além da observância dos critérios previstos no Estatuto do Magistério.

Também foram abertas 262 vagas para aumento de carga horária de coordenadores pedagógicos. Eles vão sair de uma carga de 20 horas para 40 horas semanais. A medida teve entendimento favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em função de suprir a vacância de aposentados, exonerados e falecimentos.

Bolsa Permanência

A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é outra medida do Governo do Estado para garantir a boa prestação dos serviços da rede pública de ensino, em função da grande quantidade de aposentadorias de educadores. 

Em dezembro de 2016, a administração estadual abriu três mil vagas da bolsa para professores que já possuem os requisitos para aposentaria, mas que desejam permanecer em atividade. Aqueles que optarem pela bolsa e decidirem continuar lecionando recebem valores entre R$ 800 e R$ 1,6 mil, dependendo se a carga horária é de 20 ou 40 horas.

 

Foto: Carol Garcia/GOVBA