Constesf estão iniciando obras de limpeza nos municípios

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

aguadapinhoesAtravés do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), os municípios consorciados ao Constesf estão iniciando obras de limpeza, requalificação e ampliação de reservatórios de água como barreiros, barragens e açudes. As obras visam preparar os reservatórios para armazenar o máximo de volume possível de águas pluviais para que as famílias de comunidades rurais continuem abastecidas durante os períodos de estiagem.

Os municípios de Juazeiro e Uauá já iniciaram os serviços, que já está beneficiando comunidades inteiras captando e armazenando a água das últimas chuvas que caíram na região. As obras também serão realizadas em Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Sento-Sé, Remanso, Canudos e Campo Alegre de Lourdes, aumentando a capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e beneficiando uma maior quantidade de famílias.

Segundo o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, esse é mais um projeto em execução com o objetivo de garantir condições dignas de convivência com o semiárido. "Assim como o Projeto Cisternas, esse é mais um convênio conquistado pelo Constesf que busca dar melhores condições de vida e trabalho para famílias de comunidades rurais. Com os reservatórios recuperados e aptos para captar e armazenar mais água há uma melhoria da oferta hídrica nos municípios do semiárido, fundamental para a manutenção da nossa agricultura e pecuária", disse.

 

 

Ascom Constesf

Ex-prefeitos de Campo Alegre de Lourdes são acusados de Peculato

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

campoOs ex-prefeitos de Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco, Delaneide Borges e Levi Rodrigues, que são casados, tiveram cinco denúncias acatadas pela Justiça. As acusações são de peculato, associação criminosa e fraudes em licitações. Delaneide e Levi foram denunciados no âmbito da Operação Retorno do Estado, deflagrada em outubro de 2016, pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).

À época, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão e de sequestro de valores. Segundo o promotor Rafael Rocha, “As denúncias apontam a existência de esquema criminoso montado na gestão da ex-prefeita Delaneide Borges, que fraudou dezenas de licitações e desviou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos municipais por meio de contratos administrativos firmados com sociedades empresárias ‘fantasmas’”.

Ainda conforme o promotor, uma auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) apontou cerca de 40 irregularidades em cada uma das mais de 30 licitações descritas nas denúncias criminais. “Somente em uma das denúncias aos ex-gestores foram imputadas as práticas de 488 crimes de peculato, além dos crimes de associação criminosa e fraudes em licitações”, declarou. Também foram denunciados pelo MP-BA, o atual vice-prefeito, Agnólio Boson; a filha dos ex-prefeitos, Maria Luiza Borges, ex-secretária de gabinete; o ex-secretário de finanças e de administração, Averaldo Dias; ex-servidores do setor de pagamentos e ex-membros da comissão de licitação do Município; além dos sócios-proprietários das empresas Loventos (Agenor Dias), Tecnologia, Odecam e Nossa Senhora.

Ao acatar as denúncias, o juiz Dario Gurgel de Castro determinou as citações dos acusados e decretou medidas cautelares penais como o comparecimento mensal em juízo para informar e justificar as suas atividades; proibição dos acusados de manterem qualquer contato entre si e com as testemunhas, seja por meio telefônico, e-mail, mensagem de texto ou outro meio; proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial; e recolhimento domiciliar no período noturno, podendo sair de casa a partir das 6h e retornar até as 19h, de segunda a sexta-feira, devendo permanecer recolhidos em suas respectivas residências nos finais de semana e feriados.

Fonte:Bahia Notícias/Foto divulgação

Deputado Roberto Carlos comemora avanços na saúde da Bahia

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail Reforma Hospital Geral Itaparica Dep. Roberto Carlos 2O ano está só começando, mas os trabalhos não param quando o assunto é a saúde pública da Bahia. Sempre nas pautas do deputado estadual Roberto Carlos (PDT), o serviço de saúde vem sendo reforçado em diversos municípios baianos. Só neste mês de fevereiro, já foram entregues ambulância, licitação de policlínicas e reforma de Hospital Geral.

Logo no início do mês, Roberto Carlos participou da entrega das chaves de uma nova ambulância para o município de Gavião. Fruto de emenda parlamentar do deputado, a ambulância vem para suprir um serviço que o município carecia desde 2009, quando havia recebido a última ambulância do estado.

Pouco depois, foi a vez de participar da inauguração da nova sala de estabilização de pacientes no Hospital Geral de Itaparica. Foram entregues também novos equipamentos e sala de recepção, aumentando a efetividade do atendimento aos pacientes de toda a região de Vera Cruz.

Em seguida, Roberto Carlos festejou mais uma conquista para a sua região e para o município de Juazeiro. Dessa vez foi a licitação para a construção de uma Policlínica Regional, que ampliará o atendimento à população e que oferecerá até 18 serviços de especialidades. A construção da policlínica faz parte da série de entregas do Governo do Estado para fortalecer a saúde de nosso estado.

Feliz com os avanços, o deputado Roberto Carlos agradeceu a todos os esforços que o governador Rui Costa e o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, têm feito pela Bahia. Ele reforça que tais conquistas ajudam a “construir uma nova história na saúde de nosso estado”.

 

Ascom/Pedro Enrique Monteiro do Amaral Álvarez

Famílias pernambucanas vão contar com reforço no abastecimento de suas residências

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

Transposicao rio sao franciscoeixonorteAs famílias da cidade pernambucana de Terra Nova,  Pernambuco,  vão contar com reforço no abastecimento de suas residências ainda em fevereiro. As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco voltaram a avançar pelos canais com o funcionamento da segunda estação de bombeamento (EBI-2) do trecho. A previsão é de que 9,2 mil pessoas do município sejam beneficiadas.

As equipes técnicas da empresa responsável pela primeira meta (1N) do Eixo Norte trabalharam sete dias em regime de 24 horas para que os reparos nas placas de concreto que foram movimentadas com a força da água, no último dia 2, fossem concluídos rapidamente.

Agora, com tudo normalizado, as águas do São Francisco continuarão a percorrer os canais até chegar ao reservatório Serra do Livramento do Projeto. Após o enchimento dessa estrutura, a água será disponibilizada para o açude Nilo Coelho, que atende o município de Terra Nova.  As obras do Eixo Norte estão em fase de pré-operação. Nesta etapa, são realizados testes e verificações no funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e das estruturas de engenharia que conduzem as águas.

A movimentação das placas de concreto dos canais (forebay – estruturas maiores que ficam após as elevatórias) poderá ocorrer, eventualmente, durante os acionamentos das bombas das estações de bombeamento devido à força com que água é liberada. Outro fator que também contribui é a exposição das estruturas mecânicas às altas e diferentes temperaturas da região Nordeste – calor durante o dia e frio à noite –, sem a proteção da água, que funciona como regulador térmico.

Contudo, não há comprometimento nas estruturas, porque as mantas que ficam embaixo das placas são as responsáveis pela impermeabilização dos canais. Essas mantas têm objetivo de garantir que não haja perda de água e nem infiltrações.

 As obras do Eixo Norte estão em pleno andamento e apresentam 94,9% de finalização. Hoje, a primeira etapa (1N) está com 1.790 profissionais contratados nas 27 frentes de serviço do trecho, ao longo dos 140 quilômetros de extensão. O número do efetivo aumentará 20% neste mês, chegando a 2.148 carteiras de trabalho assinadas.

O trecho 1N captará a água em Cabrobó (PE) e a conduzirá até o Ceará, em Penaforte. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas etapas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As metas 2N e 3N estão com mais de 98% de finalização. Ao todo, o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão, as três estações, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

Ascom MIT

Obra de Temes desmorona após ser inaugurada em Cabrobó

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

transposicaoUma estrutura das placas de concreto de uma das estações de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco sofreu um rompimento em Cabrobó, no Sertão Pernambucano. O obra foi inaugurada nesta sexta-feira (2) pelo presidente Michel Temer.

De acordo com moradores do local, o rompimento aconteceu logo depois que o presidente entregou a estação de bombeamento 2, do eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração informou que uma equipe de engenharia responsável pela obra já está fazendo os reparos, mas não deu prazo para o conserto. A nota informou ainda que a movimentação das placas de concreto dos canais é uma ação que pode ocorrer durante os acionamentos das bombas, devido a força com que água é liberada.

 

Foto: Divulgação