Rui fala de concursos públicos do Estado no #PapoCorreria desta terça-feira

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

Rui

 A partir das 12h desta terça-feira (12), o governador Rui Costa fala dos concursos públicos já realizados pelo Governo do Estado desde 2015 em conversa ao vivo na sua página no Facebook (http://www.facebook.com/ruicostaoficial ), na nona edição do programa #PapoCorreria.
 
Nesta edição, o governador comenta também sobre as entregas de seis novas unidades de saúde que estão sendo inauguradas em 2017, entre hospitais e policlínicas regionais. A agenda de Rui nos próximos dias, incluindo a inauguração da policlínica regional em Jequié no dia 22, entre outros assuntos, também estão na pauta do #PapoCorreria.
O público pode assistir e participar do bate-papo na página do governador Rui Costa no Facebook. O #PapoCorreria é realizado semanalmente, sempre a partir das 12h das terças-feiras.
 

Secom

RONDESP NORTE finaliza 4ª INC na Região Norte

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

ciptn 11.12 2De 04 a 08 e Dezembro, deste ano, aconteceu a IV Instrução de Nivelamento de Conhecimentos (INC) – da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Norte (RONDESP NORTE) e do vigésimo (20º) batalhão da Policia Militar (BPM) Paulo Afonso, instruções estas que habilitam os policiais a atuarem nas mais diversas atividades desenvolvidas pela unidade de policiamento tático da região norte do estado. Durante o período de instrução foram ministradas as seguintes disciplinas: Instrução Tática Individual, Patrulhamento Urbano, Doutrina de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), Abordagens, Armamento, Primeira Intervenção em Gerenciamento de Crises, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Choque Ligeiro e Tiro Tático.

Esta edição contou com uma equipe de instrução integralmente formada por policiais da RONDESP Norte, quatro (04) especialistas em patrulhamento Tático Móvel. Além disso, após os cinco (05) dias de instrução a edição contou com um estágio operacional de intervenção prisional no complexo penitenciário da cidade de Paulo Afonso, no qual, os policiais puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante as instruções, reforçando e ampliando o leque de missões que poderão ser empregados na região.

Como resultado do estágio operacional, tivemos a apreensão de materiais ilícitos dentro das celas e a apresentação de oito (08) internos na delegacia para a lavratura do auto.

A CIPT-Norte sob supervisão do Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), pretende atingir toda a região com o conhecimento da doutrina de Patrulhamento Tático, para melhor qualificar os policiais que atuam na atividade fim da PMBA.

--


Bruna Gracielle

Governador Rui Costa implanta Projeto Escolas Culturais em Irecê

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail 1512746449IMG 20171208 115432O Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Irecê abriu as portas para a diversidade artística e cultural e recebeu o governador Rui Costa, na tarde desta  sexta-feira (8), quando foi realizada a implantação do Projeto Escolas Culturais.

Durante a cerimônia, o governador garantiu a construção de uma nova quadra coberta em um terreno que fica ao lado da escola. Rui ainda afirmou que a concretização do Escolas Culturais é como a realização de um sonho.  “Eu considero que a educação transforma e vai transformar a vida desses jovens como transformou a minha. E a implantação do Escolas Culturais, em cada Colégio que a gente chega, vai me dando mais aprendizagem, me faz conhecer a alma e os desejos da juventude, pra que a gente acerte cada vez mais”, afirmou Rui.

Na oportunidade, o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, reforçou a importância da iniciativa para reafirmar a identidade local. “O Projeto Escolas Culturais nos move para a transformação e ajuda a formar gente para a vida. É possível mudar sim, mas sem esquecer a nossa cultura e os elementos característicos de cada região da Bahia”, ressalta.

O colégio é a décima primeira unidade de ensino do Estado a receber o Projeto Escolas Culturais. Na instituição estão matriculados 1.027 alunos que cursam o ensino médio.

Entre eles, a estudante Laís Brás que pontuou o incentivo do projeto às atividades escolares. “No colégio tem muitos alunos interessados em fazer algo diferente, mas não tinha oportunidade. Vai beneficiar o nosso colégio e toda a região de Irecê”.

A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, reforçou a contribuição do projeto para a formação cidadã. “A escola é espaço de liberdade, de expressão, e só a arte é capaz de abrir a cabeça das pessoas para as coisas bonitas e importantes. Escolas Culturais é a forma de promover debates e políticas públicas em parceria com a gestão, a escola e a comunidade”.

Escolas Culturais

O projeto Escolas Culturais é fruto de parceria entre as secretarias de Educação, da Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e a Casa Civil, viabilizado pelo Fundo de Combate à Pobreza. O objetivo é fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício e com a participação da comunidade. A previsão é de que ate o final do ano, o Escola Culturais chegue a 85 escolas, distribuídas em 66 municípios.

A proposta é que o ambiente escolar seja fortalecido e suas atividades ganhem uma nova dinâmica para potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais que serão desenvolvidos, além de incentivar ações que valorizem a cultura do Território de Identidade a que pertence.

 O evento de implantação do projeto contou com a presença dos secretários de Educação, Walter Pinheiro; Relações Institucionais, Josias Gomes; Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Cultura, Arany Santana, além de prefeitos da região.

 

Foto: Manu Dias/GOVBA

Secom 

SEBRAE E FACEB apresentam balanço do projeto Empreendedor

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

Sebrae e Faceb Encontro Foto Luiz TitoUm encontro o realizado em Feira de Santana, entre o Sebrae e associações comerciais do estado celebrou os resultados positivos obtidos na Bahia através do projeto Empreender 2016-2017, período que compreende o convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O projeto visa o fortalecimento das micro e pequenas empresas dos municípios atendidos através do acompanhamento do Sebrae, com capacitações e consultorias em núcleos setoriais. O encontro aconteceu no restaurante Los Pampas, na Avenida Eduardo Fróes da Mota.

O evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB), contou com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, além de presidentes e diretores de associações, consultores, técnicos do Sebrae e empresários. O objetivo foi apresentar ações do projeto, fazendo um balanço da sua atuação, bem como apontar oportunidades de serviços e perspectivas para 2018.

Foram apontados resultados das ações em Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Jequié e Seabra, realizadas a partir de demandas levantadas por empresários nesses núcleos. Associações de Vitória da Conquista, Itabuna e Palmeiras também estiveram presentes.

Na oportunidade, Khoury destacou a importância das parcerias contínuas. "O Sebrae pode fazer muito mais tendo parcerias. Se estivermos juntos, vamos fazer mais, com menos custo e melhor", afirmou. Khoury expressou a sua disposição em contribuir com as ações. "Não tenho dúvidas de que o Sebrae Nacional está fazendo um bom trabalho", completou.

Também presente no evento, o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, falou sobre a união entre as entidades que atuam na cidade. "A parceria com a Associação Comercial através do projeto Empreender é muito importante para o apoio aos segmentos estratégicos dos empreendimentos de pequeno porte do município".

Clóves Cedraz, presidente da Faceb, também comemorou os resultados apresentados. "A situação do Brasil não está fácil e a saída é justamente buscar as alternativas para driblar a crise. Nesse sentido, os resultados apresentados foram bons, porque mesmo no momento de dificuldade, as pessoas ainda encontram vontade para buscar a mudança", concluiu.

Ascom Sebrae

Novas unidades de saúde do Governo do Estado geram mais de 1.200 postos de trabalho diretos

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail Hospital da Chapada Camila Souza GOVBAAlém de assegurar a ampliação do atendimento de saúde e a melhoria da qualidade de vida para a população, as seis novas unidades de saúde que estão sendo inauguradas pelo Governo do Estado vão gerar um total de mais de 1.200 empregos diretos. Até o momento, já estão em funcionamento as policlínicas regionais do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, e do Alto Sertão, em Guanambi, além do Hospital Regional da Chapada, instalado em Seabra. Até o final do ano, serão entregues as policlínicas construídas em Irecê e Jequié e também o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as quatro policlínicas somam um total de aproximadamente 240 postos de trabalho. O Hospital da Chapada emprega 349 funcionários e o da Costa do Cacau contará com 655 colaboradores. A próxima unidade a ser entregue é Policlínica Regional de Irecê, cuja inauguração vai acontecer nesta sexta-feira (dia 8), com a presença do governador Rui Costa.

No dia 15, será a vez da entrega do Hospital da Costa do Cacau. Já a Policlínica Regional de Jequié será inaugurada pelo governador no dia 22.

 

 

Secom