Sebrae vai realizar a 9ª edição da Semana do MEI

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

unnamed488Em seis dias dedicados ao microempreendedor individual, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a 9ª edição da Semana do MEI. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br , onde também é possível realizar inscrições.

Serão mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. “O MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado”, explica Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual, do Sebrae Bahia. Ela conta ainda que a expectativa é de que o evento contabilize até 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Além da inovação, o MEI encontra diversas opções voltadas para uma questão recorrente na vida de quem decide empreender: a gestão financeira do negócio. O tema será abordado em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e que acontece no mesmo período do evento.

No evento, o empreendedor baiano tem acesso a diversos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI. Também é possível se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

Atualmente, a Bahia conta com mais de 408 mil empresários formalizados como MEI, sendo o quarto estado no ranking nacional em volume de empreenderes neste perfil, apenas atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além do atendimento presencial no evento, durante o período do evento, o empreendedor terá acesso a diversos conteúdos gratuitos de Ensino a Distância (EAD) no site do Sebrae Bahia (www.ba.sebrae.com.br).

No norte da Bahia, mais de 700 vagas em cinco municípios 

Em Juazeiro, a programação acontece de 8 a 12 de maio na unidade do Sebrae, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro, e há vagas limitadas para diversas palestras que vão levar informações sobre formalização, direitos e deveres, além de esclarecer dúvidas sobre a Previdência, além de temas voltados para crédito, finanças e gestão do negócio. Serão ainda ofertadas as oficinas SEI Formar Preço, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e a Clínica Tecnológica “Higiene e Manipulação de Alimentos. No total são 360 vagas gratuitas para microempreendedores individuais.

Também há oportunidades de capacitação em Sobradinho, com 90 vagas na Clínica Tecnológica Qualidade em Serviços: Salão de Beleza, além da oficina SEI Formar Preço e da palestra “Como Atender para Vender Mais”. Em Remanso, os microempreendedores individuais podem participar também da palestra “Como Atender para Vender Mais” e “Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes”. No município, será realizada ainda a Clínica Tecnológica Higiene e Manipulação de Alimentos. São também há 90 vagas abertas, todas gratuitas. Em Sento Sé, estão abertas 30 vagas para a palestra “Como Atender para Vender Mais”.

Já em Paulo Afonso, há 150 vagas nas oficinas de SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Formar Preço, SEI Empreender, SEI Planejar, além de orientações sobre como preparar o negócio para buscar crédito. As capacitações acontecem no ponto de atendimento do Sebrae em Paulo Afonso, na Rua São Francisco, 233, Centro, a partir das 9h e da 14h e são gratuitas.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (74) 3612-0827, em Juazeiro, e (75) 3281-4333 em Paulo Afonso.

Em toda a Bahia, o evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Desenbahia e prefeituras de municípios participantes.

Ascom