O que é Bitcoin !

Escrito por Super User. Publicado em Outras cidades

O que é Bitcoin e quais os benefícios de uso?

Há alguns anos foi criada a primeira moeda digital, a bitcoin. Entenda o que é esta tecnologia que está mudando o mundo financeiro

 

A tecnologia vem crescendo mais a cada dia, e cada vez mais pode ser aplicada e utilizada em diversos aspectos da nossa vida, seja para a aquisição de produtos, pagamentos, entre outros.

Alguns anos atrás, em 4 de fevereiro de 2009, foi criada a primeira moeda digital descentralizada, chamada Bitcoin (BTC). O Bitcoin é um sistema econômico completamente diferente daquele que estamos acostumados. O BTC usa moedas digitais e que se autorregula com base em um sistema de mineração informatizado, criptografia de chave pública e um arquivo que computa todas as transações feitas, dessa forma, a moeda é a solução para o futuro do dinheiro digital.

Existem diversos benefícios em utilizar o Bitcoin, abaixo seguem alguns deles:

·         Já é aceito em diversos estabelecimentos comerciais físicos, além de ser muito bem aceito em todo o mercado digital;

·         Para abrir uma conta e iniciar as atividades é um processo muito simples, diferente de agentes financeiros;

·         As taxas para transações financeiras são bem menores quando comparadas as taxas cobradas pelos bancos;

·         Não é necessária a utilização de um banco ou instituição financeira para intermediar as transações, o que reduz não somente as taxas, mas também os impostos sobre os serviços;

·         Simples de utilizar;

·         No Brasil, mais de 150 estabelecimentos e profissionais diversos já o aceitam como forma de pagamento;

·         Tudo pode ser realizado online, o que reduz drasticamente a perda de tempo em filas nas agências financeiras;

·         É a maior moeda digital;

·         Ótima forma de investimento;

·         O Bitcoin pode ser convertido em ouro ou prata;

·         As transações online com o Bitcoin são peer to peer, que utiliza a criptografia para garantir a segurança de todas as transações.  Para os lojistas a utilização do Bitcoinn pode ser melhor que o cartão de crédito, por exemplo, já que o número de fraudes é muito menor (a transação não pode ser anulada ou cancelada, como acontece com o cartão de crédito).

Com o crescimento do Bitcoin, utilizá-lo como forma de investimento pode ser um ótimo negócio, no mês de julho de 2015, por exemplo, o Brasil bateu seu recorde local de transações em bitcoins, contabilizando 10 mil BTCs, equivalentes a 9,3 milhões de reais. Além disso, cresce mais a cada dia a quantidade de estabelecimentos que o aceitam como forma de pagamento.

Outro ótimo benefício de utilizar o Bitcoin é o fato de que o seu dinheiro fica livre do controle do governo, inclusive foi por isso que Satoshi Nakamoto resolveu criar a moeda, pois depois da crise financeira ele teve a ideia de criar um sistema que fosse possível realizar transferência, depósitos e pagamentos entre locais diferentes do planeta, de maneira rápida, simples e anônima.

O valor do Bitcoin deve crescer ainda mais já que a previsão é que a taxa de criação de novas moedas deverá cair pela metade ao longo dos anos, o que nos leva a crer que não irá demorar muito para que a moeda digital se torne mais popular que o dinheiro em espécie.

O cenário financeiro está cada vez mais turbulento e instável, por isso o Bitcoin pode ser uma ótima saída para quem deseja investir o seu dinheiro de uma forma segura e, ainda ter a certeza de que o seu investimento será cada vez mais valorizado.

A popularidade do BTC cresceu tanto desde a sua criação que já começou chamar a atenção de grandes investidores, como os gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss, que ficaram conhecidos ao processar Mark Zuckerberg, o acusando de plagiar sua ideia para criar o Facebook.

Todas as transações realizadas tem toda a segurança para seus usuários, pois são criptografadas e anônimas. Todas as transações ficam registradas e protegidas, com um modelo de proteção similar ao das redes P2P, que são usadas no compartilhamento de arquivos na internet, por isso utilizar o Bitcoin não traz nenhum risco, e é um sistema totalmente seguro para aplicar o seu dinheiro.

O valor do BTC (Bitcoin) pode variar muito no decorrer de um dia, portanto é interessante acompanhar essas mudanças para saber o melhor momento de investir. Somente comprando e vendendo a moeda digital já é possível fazer dinheiro, obtendo lucros maiores que outras formas de investimento, como a poupança, por exemplo.

Outra opção é a mineração de Bitcoin que pode ser uma boa opção para conseguir um grande volume de BTC, porém é importante saber fazer esse processo já que as mineradoras podem ter um alto valor de investimento.

Minerar bitcoins com o computador de uso doméstico pode ser algo pouco lucrativo, inclusive pode ter o efeito contrário e fazer com que você perca dinheiro. Isso pode acontecer porque você pode perder meses minerando e mesmo assim não conseguir encontrar nenhum Bitcoin, e para poder fazer isso você precisará deixar o seu computador ligado por muito tempo, o que irá exigir muito processamento (quando o processamento aumenta o consumo de energia elétrica aumenta). Portanto essa pode não ser a melhor forma de minerar Bitcoins, mas existem algumas outras opções, como a ASIC que é uma máquina criada para minerar bitcoins, podendo ter diferentes valores, um preço elevado (que irá utilizar mais energia elétrica, porém irá minerar mais bitcoins) e outras com preço mais baixo (essas máquinas são mais baratas, simples e irão consumir menos energia, porém conseguem uma quantidade menor de moedas). As máquinas podem chegar a custar até R$ 7.500,00 e ainda assim não conseguir uma quantidade significativa de bitcoins, por isso, é imprescindível avaliar todos os benefícios e os contras antes de adquirir uma mineradora. A outra opção é minerar na nuvem, que é uma alternativa mais barata. Dessa forma você pode assinar planos com mensalidades que começam em R$ 54,00 e que prometem enviar bitcoins diariamente para o usuário.

 

Algumas grandes lojas online, como a Amazon e a Sears já aceitam o Bitcoin como forma de pagamento. Nesses portais é possível utilizar o BTC para adquirir cartões presentes. E no mercado digital já existem diversas opções para quem deseja utilizar o BTC para o pagamento de contas.