Atrações do Governo resultam...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

MateusPereiraGOVBA...em público recorde entre regionais da Campus Party.
Com cerca de 80 mil visitantes e seis mil campuseiros, a programação da Campus Party Bahia, que termina neste domingo (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador, com recorde de público entre as edições regionais. A cerimônia de oficial de premiação do Hackathon Desafios Bahia, na noite de sábado (12), exaltou o que é produzido de melhor em tecnologia e inovação pelos jovens baianos, direcionados para melhoria dos serviços públicos, como mobilidade e trabalho.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, (Secti), Vivaldo Mendonça, faz balanço positivo desta primeira edição da CPBA. “A Campus Party superou todas as expectativas. Ela consolida o entendimento que ciência, tecnologia e inovação servem a todos os públicos e a todas as idades. O evento na Bahia conseguiu dialogar de forma democrática, gerando grandes oportunidades para o desenvolvimento de softwares, apresentando o que é produzido no estado, e de demonstração de que a alta tecnologia, literalmente, está alinhada com o que o Governo da Bahia pensa, continuando a apoiar esta atividade”.
O diretor-geral do evento, Tonico Novaes,  disse estar feliz com o resultado da Campus Party. “Desde o primeiro dia da pré-venda de ingressos percebemos que o evento seria um sucesso. O público de Salvador compareceu em peso e aproveitou com entusiasmo as mais de 250 horas de conteúdos e a internet de 20 Gbps na Arena, além das diversas e concorridas atividades da Área Open”.
Sobre a possibilidade de uma segunda edição do evento em 2018, o secretário Vivaldo enfatizou  que os benefícios vêm antes do evento, durante e após a Campus Party, e citou a ‘tradição’. “Dizem que é mais difícil fazer a primeira edição. Depois, as próximas sempre acontecem. Acredito que um diálogo precisa acontecer com a organização da Campus, mas, com o sucesso desta edição, as condições para a realização da próxima estão criadas”.
Hackathon premia projetos vencedores
Entre os cerca de 150 jovens inscritos, os dois projetos vencedores foram o aplicativo BusApp, Categoria Mobilidade, do Diego Leite, Jonata Weber, Dilan Nery, Igor Pereira e Calebe Oliveira; e a plataforma (web e mobile) Emprega, Categoria Trabalho, da Ana Amélia Campos dos Anjos, Ícaro Ariel Carneiro Leite, José Diôgo da Silva Carneiro, Juliana de Carvalho Santana e Kevin Oliveira da Silva.
Os produtos serão utilizados na prestação de serviços das secretarias estaduais  de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os integrantes das equipes serão premiados com ingressos (com camping) para a Campus Party Brasil 2018, em São Paulo, incluindo custeio de passagens aéreas.
Também serão contemplados com aceleração da Potelo – Empresa de Software, e mentorias com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a StartOnApp – Agência de Tecnologia e Inovação, e a Rede+, esta ainda irá oferecer coworking. Os projetos classificados em segundo e terceiro lugares, de cada categoria, Move e GoBahia (Mobilidade) e Vagas Fácil e Bahia Empregos (Trabalho), respectivamente, também serão premiados.

Foto: Ascom/Secti, Alberto Coutinho/GOBA e Mateus Pereira/GOVBA