Vamos cuidar do coração?

Publicado em Petrolina

thumbnail Dia do coração 8Com esse convite, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) provoca a reflexão dos seus funcionários, colaboradores e usuários sobre os cuidados com a saúde cardíaca nesse Dia Mundial do Coração (29 de setembro).
 
O coração é a bomba que faz o sangue circular pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes para todas as células, ao mesmo tempo em que faz a limpeza dos resíduos metabólicos, ou seja, do que restou das reações químicas que ocorrem em cada célula. Esse órgão pequeno, ao qual se atribuem tantos sentimentos nobres, é também o que comporta as doenças mais temidas.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas são as principais causas de morte no Brasil. A boa notícia é que esse quadro poderia ser diferente se alguns hábitos de vida fossem mudados e se visitas mais frequentes fossem feitas ao cardiologista.
 
São fatores de risco à boa saúde do coração o colesterol elevado, vida sedentária, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade e a resposta agressiva ao estresse em geral.
 
Então, para cuidar bem do coração, além de nutrir sentimentos e ações positivas, é preciso alguns cuidados. “Pratique atividades físicas regularmente, mantenha uma alimentação variada e rica em nutrientes, faça exames periódicos, durma bem, descanse, preserve os momentos de lazer, controle o peso, faça os tratamentos corretos quando indicados pelo médico e procure um serviço de saúde sempre que julgar necessário”, recomenda o coordenador médico da Unidade, Elson Marques.
A máxima popular de que prevenir é sempre melhor do que remediar vale ser lembrada nessa data tão importante.
 
Anna Monteiro

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar