Mutirão da saúde oferta testes rápidos para pessoas em situação de rua em Petrolina

Publicado em Petrolina

thumbnail Centro POP 01As pessoas que estão em situação de rua, em Petrolina, tiveram mais um momento de cidadania nesta sexta-feira (10) quando a Secretaria de Saúde, através do programa Consultório de Rua e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um mutirão para realização de testes rápidos no Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop).

Durante o evento, foram feitos cerca de 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Do total, três deram positivo para a sífilis e um para HIV. “A partir de agora, esses pacientes serão acompanhados pela equipe do Consultório na Rua para dar continuidade ao tratamento”, destacou a coordenadora do programa, Marla Gomes.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é intensificar a oferta desses testes. Para isso, a equipe passará por uma capacitação, com início no próximo dia 21, para a realização do serviço, além de atualizações sobre mitos e verdades sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O Centro Pop é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e oferece serviços como café da manhã, banho e doação de roupas.  No Centro Pop, as pessoas em situação de rua também podem receber serviços de assistência social, cursos de artesanato, reciclagem, além de orientação sobre retirada de documentos pessoais. O local também faz encaminhamento para que os mesmos possam receber almoço e jantar no Restaurante Popular.

Consultório na Rua

O programa começou em todo o Brasil em 2012 e em Petrolina em março de 2015. O objetivo é levar os serviços de saúde para pessoas em situação de rua. De segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, uma equipe de profissionais percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua. No período de janeiro a setembro deste ano já foram feitos cerca de 4 mil atendimentos, em Petrolina.

Clêilma Souza

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar