Prefeitura de Petrolina notifica empresas que fizeram propagandas nas paredes do viaduto da avenida Cardoso de Sá

Publicado em Petrolina

propagandairregularpetrolinaPropagandas não tinham autorização e estavam pintadas nas paredes do viaduto da avenida Cardoso de Sá, no centro da cidade.

O artigo 61 do Código de Posturas do Município, em vigor através da lei nº 10/1983, é bem claro: cabe ao poder público "remover publicidade em via pública sem autorização do município". E isso foi feito pela Prefeitura de Petrolina. Entre os dias 23 e 25 deste mês, as equipes de Fiscalização de Postura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) notificaram estabelecimentos comerciais que detinham publicidade irregular. Ao todo, 10 empresas que exibiam suas marcas, telefones e endereços através de pinturas nas paredes do viaduto da avenida Cardoso de Sá, no centro da cidade foram autuadas.

A pintura em muros é um tipo de propaganda que está devidamente regulamentada através do decreto 121/2017 que trata das regras para anúncios e publicidade em Petrolina. No caso das notificações registradas, o problema é que as empresas não seguiram o procedimento de licenciamento adequado e por isso não possuíam a devida autorização para veicular esse tipo de mídia. Agora elas têm cinco dias para removerem a propaganda irregular ou se regularizarem junto à Prefeitura e adquirirem a licença de publicidade. Caso não façam, vão estar sujeitas a uma multa que varia entre R$ 520,63 e R$ 1301,58. Se a multa não for paga, os proprietários das empresas vão ser inscritos na dívida ativa do município e cobrados judicialmente estando sujeitos ainda à cassação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos.

Para a secretária-executiva de Urbanismo, Taísa Gueiros, a iniciativa marca uma nova etapa do trabalho de fiscalização de publicidade em Petrolina. "Já iniciamos, com apoio da população, a intensificação da fiscalização nos outdoors e agora partimos para as pinturas em muros. Também regulamentamos a veiculação de anúncios e publicidade por meio do decreto 121/2017, e agora estamos trabalhando com a fiscalização municipal, com o apoio da população e dos comerciantes, para garantir o cumprimento da legislação em prol de uma cidade livre da poluição visual", destaca Gueiros.

LICENCIAMENTO

Para explorar qualquer modalidade de propaganda em Petrolina, a exemplo de outdoors, balões, placas e  pintura em muros, é necessário que a empresa faça o devido licenciamento da publicidade desejada. Para isso, basta se dirigir ao setor de Protocolo da SEDURBS, que fica na avenida da Integração, 498, bairro Dom Malan, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h30h e levar a documentação da empresa, como endereço, razão social, CNPJ, e alvará de funcionamento municipal, além de projeto de instalação do engenho de publicidade para dar entrada no pedido de licença. Após uma análise técnica, o documento pode ser expedido ou não, de acordo com a viabilidade da instalação da propaganda, que considera tipo, tamanho, local, entre outros fatores.

Ascom Prefeitura de Petrolina

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar