Três garimpeiros foram soterradas em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

desmoronamentosentosé1Informações dão conta que houve um desmoronamento na Serra da Quixaba -Sento-Sé , onde está ocorrendo o garimpo da pedra semipreciosa Ametista.  Segundo revelaram essas fontes três pessoas foram soterradas na tarde desta terça-feira (13).

Dois dos atingidos, já foram atendidos no Hospital Dr. Heitor Sento Sé e são da localidade de Riacho dos Paes. As vítimas são conhecidas popularmente como Tuxinha – irmão do Juarez e Cleone de Cleomar. A terceira vítima encontra-se soterrada e garimpeiros que estão no local tentam retirá-lo para ser encaminhando ao hospital municipal. Até o momento o que se sabe é que nenhuma das vítimas corre risco de morte. Cleone de Cleomar teve a perna quebrada.

O garimpo da Quixaba, também conhecido como “Serra Pelada da Bahia”, tem atraído milhares de aventureiros em busca da “Ametista”. De acordo com informações oficiais, pelo menos 10 mil pessoas já chegaram ao município nos últimos 45 dias.

 

 

(Com informações do Sento-Sé Notícias)

Garimpo em Sento-Sé no Profissão Repórter dia 14: Assista

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

movimento sento sé1O município de Sento-Sé continua na mira da grande mídia nacional e, depois de matérias especiais no Domingo Espetacular, da Rede Record, e em outros veículos de circulação nacional, agora será mostrado no Profissão Repórter, programa global que tem como ancora o repórter Caco Barcelos.

O programa, que será veiculado nesta quarta-feira (14), aborda o tema “O nascimento de um garimpo”. De acordo com a chamada do programa “ equipes viajaram ao interior da Bahia para acompanhar a rápida transformação de Sento-Sé, uma cidade que fica às margens do rio São Francisco e no pé da Serra da Quixaba.”

O Profissão Repórter vai contar em detalhes a movimentação no garimpo onde há pouco mais de dois meses foi descoberta uma mina de ametista. “Donos de restaurantes, comerciantes, ferreiros, todos foram atrás do dinheiro dos garimpeiros. Os preços estão  inflacionados. Há vendedores que faturam quase mil reais por dia”.

O repórter Erik von Poser, de acordo com o G1, “mostra quem são esses aventureiros que estão deixando para trás emprego e família para viver em acampamentos improvisados.” Erik passa a noite no alto da serra na companhia de seu Chico, um agricultor de 74 anos que há mais de um mês deixou a lavoura e passa seis horas por dia cavando a terra”, pontuou.

Ainda de acordo com o site da Globo, “o repórter Estevan Muniz conhece uma das escavações. Dez metros abaixo da terra ele acompanha o sacrifício de jovens garimpeiros que convivem o tempo inteiro com o medo e o risco de ficar soterrados. Estevan seguiu o caminho das ametistas retiradas da serra. O garimpo atraiu chineses e indianos que passam o dia negociando o valor das pedras”, conta. Cerca de 10 mil pessoas, segundo informações colhidas pelo Blog Geraldo José, estariam na comunidade de Quixaba tentando a sorte grande.

Foto; Tony Lopes

Comemorado o Dia do Meio Ambiente em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

IMG 20170605 WA0066A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR, deu início nesta segunda-feira, 05, a ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, plantando de 23 mudas de ipês (roxo, amarelo e branco) e duas jabuticabas em área verde da Avenida Raul Alves. 

Participaram da ação a Prefeita, Ana Passos, o Secretário de Meio Ambiente, Izamar Reis, as crianças do serviço de convivência da Secretaria de Ação Social, os alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé e da Escola João Paulo II.

O Secretário de Meio Ambiente, fez uma avaliação desta ação, "é importante conscientizar nossas crianças para a necessidade de arborizar, preservar o meio ambiente e assegurar os recursos naturais para as futuras gerações", afirmou Izamar Reis.

A Prefeita, falou do bioma caatinga, "este é um bioma único, com espécies somente encontradas aqui, nós sertanejos devemos cuidar e preservar nossa vegetação", disse Ana Passos.

 

 

 

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Sento-Sé recebe carreta do Rastreamento do Câncer de Mama

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail rastreamento mama sento se 752x440A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Estadual “Saúde Sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama” estará com a carreta ao lado da Praça (Central) Dr. Juvêncio Alves, nos dias 05 a 19 de junho, onde permanecerá realizando gratuitamente exames de mamografia nas mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

Essa ação é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em toda Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. 

 

 

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Sento-Sé consegue mais policiamento

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail IMG 20170531 WA0006Na manhã da última quarta-feira, 31, a prefeita, Ana Passos, acompanhada pelo Secretário de Administração, Juvenilson Passos, se reuniu com Comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel PM Anselmo Alves Brandão, em Salvador. 
 
O objetivo da reunião foi requisitar urgência nas solicitações feitas anteriormente, como aumentar o efetivo na segurança pública do município, viatura para sede, interior e uma guarnição no garimpo fazendo ronda. 
 A Prefeita, avaliou os resultados da reunião, “O encontro foi muito bom, conseguimos o policiamento para o garimpo e o Comandante Geral nos garantiu agilizar o posto policial no Piçarrão”, afirmou Ana Passos.
 
 
 
 
 
Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
Foto: Equipe PMSSE