⁠⁠⁠Sento-Sé celebra Dia dos Pais com diversas ações

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail Secretaria de Saúde celebra mês do Dia dos Pais 01A Secretaria Municipal de Saúde celebrou o Dia dos Pais. Foram promovidas diversas ações de orientação, prevenção e cuidados com a saúde do homem.

Os pais de Sento-Sé receberam atendimentos de médico Clínico Geral e Urologista, além de participaram de palestras sobre "Educação em Saúde" ministradas por enfermeira, odontólogo, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. Outro presente para os homenageados foi o "Espaço do Movimento" que proporcionou atividades físicas como alongamentos e orientações posturais.

E por fim, participaram da "Sala de Orientação" sobre Tuberculose, Hanseníase e Sintomático Respiratório. 

O Secretário de Saúde, Luiz Rezende apresentou um balanço dos procedimentos, " foram 134 atendimentos com urologista, 13 com a clínica geral, 133 testes de glicemia, 88 testes rápidos, 175 aferições de pressão arterial e 20 doses de vacinação", afirmou Rezende. 

 

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE Foto: Leonardo Costa

Secretaria de Saúde de Sento-Sé...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail Secretaria de Saúde de Sento Sé promoverá terceiro encontro da Irmandade Narcóticos Anônimos...promoverá terceiro encontro da Irmandade Narcóticos Anônimos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, através do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, promoverá o terceiro encontro com o subcomitê de informações ao público da Irmandade Narcóticos Anônimos, na sede, segunda-feira, dia 21 de agosto, as 14 horas.

O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre a problemática do uso das drogas, álcool, assim como sensibilizar para a criação de grupos de mútua ajuda a estes pacientes na cidade. Além de criar novas ações para promover a inclusão e reabilitação psicossocial. E contribuir para que as pessoas adquiram mais qualidade de vida e saúde.

Esta reunião ocorrerá mensal, direcionado aos usuários do serviço, familiares, profissionais da unidade e pessoas que busquem ajuda.  O último encontro aconteceu dia 26 de julho, a palestra foi realizada pelo subcomitê de Juazeiro - BA e contou com a presença de funcionários do setor e usuários. A palestra foi ministrada pelos membros dos narcóticos, sob a supervisão de Coordenadora do CAPS, Thaiane Castro.

A Coordenadora falou dessas reuniões, “buscamos proporcionar momentos como este para recuperar a autoconfiança dos usuários e percebemos que após as reuniões, estes usuários saem com, mas ânimo e força para enfrentar os seus limites”, afirmou Castro.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE 

Foto: Equipe CAPS

Secretários de Sento-Sé participam...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail Audiência Pública para debater a regulamentação do garimpo 01...de Audiência Pública para debater a regulamentação do garimpo.

Na manhã desta quarta-feira, 16, os Secretários da Prefeitura de Sento-Sé participaram de Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para debater a regulamentação do garimpo de ametista, próximo da comunidade da Quixaba.

O município participou como parceiro dos órgãos na organização da audiência pública, também contribuiu com sugestões e orientações para que seja regularizado a área do garimpo o mais breve possível.

A audiência foi ministrada pela Procuradora da República, Ticiana Andrea Sales Nogueira. E contou com a contribuição do Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Raimundo Sobreira, o Engenheiro de Minas do DNPM, Marco Freire, o Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Vanderlei Pinheiro, o Coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Anselmo Vital Matos.

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Izamar Souza Reis, fez uma avaliação positiva da reunião, "a audiência foi muito importante, pois aconteceu no momento em que todos estavam apreensivos, mas a procuradora sinalizou pela legalização", disse.

"Hoje pude perceber a preocupação e o envolvimento dos órgãos municipal, estadual e federal em agilizar a regularização do garimpo o quanto antes", finalizou Reis.

Além do Secretário de Meio Ambiente, também estiveram representando o governo Municipal o Vice-prefeito, Antônio Crinquirim, o Secretário de Administração, Juvenilson Passos e o Advogado, Antônio José.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Sento-Sé adere ao Programa Pacto pela Alfabetização

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail Adesão ao Pacto pela Alfabetização 1A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo nas escolas do município o Programa do Governo Estadual “Pacto pela Alfabetização”.

O programa é um compromisso formal assumido pelo Governo Estadual e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Além de proporcionar a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ciclo básico de alfabetização.

Em Sento-Sé foram formados quatro grupos de estudo, um na sede e três no interior do município: Retiro de Cima, Quixaba e Piçarrão. Dentre eles as formadoras responsáveis pela capacitação dos professores de cada localidade são: Heleni Vieira, Gisele Castro, Lindiana Ribeiro, Maria Alice de Souza e a Coordenadora local do Programa, Adébora de Almeida.

A Coordenadora, ressaltou essa adesão, ” a Prefeita Ana Passos, aderiu ao programa por saber da grande necessidade de cumprir a meta cinco do Plano Municipal de Educação – PME que é de alfabetizar todas as crianças até os oito anos ao fim do 3° ano do Ensino Fundamental”, disse.

“Foi concluído o primeiro ciclo de formação com orientações voltadas para o ensino de língua portuguesa e matemática. Após os encontros, os professores devem desdobrar os conteúdos em atividades com os alunos e periodicamente as formadoras fazem um acompanhamento em sala de aula, com o intuito de fazer observações e sugerir o replanejamento das propostas didáticas, visando a melhoria do processo ensino aprendizagem”, finalizou Almeida.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Foto: Secretaria Municipal de Educação

Sento-Sé assina convênio com a Junta Comercial da Bahia

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail ASSINATURA DO CONVÊNIONa manhã desta quarta-feira, 02, os Secretários e Técnicos da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores, com o consultor e instrutor externo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Alessandro Telles, onde o especialista apresentou as vantagens da assinatura do convênio com a Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, como a facilidade da instalação de grandes empresas no município.

O consultor do Sebrae, explicou as vantagens desse convênio, ”contratado para implantar o REGIM que é o sistema de integração entre o município, estado, receita e todos os outros órgãos envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresa. O objetivo principal é desburocratização, que é agilizar o processo de abertura de empresas e assim diminuir a burocracia. Um exemplo é o prazo nacional para abrir uma empresa que é de 107 dias, com o sistema implantado esse prazo cai para 5 dias, sem contar o controle nos casos de empresas fantasmas, pois todo processo da abertura vai começar no município, então vai ter um controle, vai aumentar a arrecadação. Vai ser bom para todos, pois o empresário vai ter uma agilidade no retorno e o município vai arrecadar mais”, disse Telles.

No final do dia, a Prefeita, Ana Passos, assinou o termo de adesão para o convênio com a JUCEB, a gestora fez uma avaliação positiva dessa nova parceria, “abre novos horizontes para novas empresas em Sento-Sé, o que constitui um importante avanço na geração de emprego e renda. Será um marco para a história comercial do nosso município”, afirmou.

Além do Assessor da Prefeita, Clériston Ferreira, participaram da reunião o Vice-prefeito, Antônio Crinquirim, a Procuradora Geral, Ellen Eloi, Secretária de Ação Social, Tereza Rodrigues, Secretário de Administração, Juvenilson Passos, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Izamar Reis, Secretário de Saúde, Luiz Rezende, Secretário de Transportes, Maquinas e Equipamentos, Sandro Jatobá, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jackson Coelho, o Assessor de Imprensa, Lourenço Aguiar, o Controlador Interno, André Felipe Ferreira, Chefe do Departamento de Planejamento, Paulo Roberto, o Diretor de Tributos, Aleque Landim e o Economista do Município, George Falcão.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE/Foto: Leonardo Costa