Sobradinho realiza amanhã a...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

thumbnail conf...XI Conferência Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de Sobradinho, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento vai acontecer na sexta-feira (11/08), de 8h às 17h30, o auditório do Celem.

O tema da conferência 2017 é: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, conforme decisão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Serão quatro eixos de debate, baseados no Plano Decenal de Assistência Social (2016/2026).

As discussões visam a consolidação do SUAS, a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não contributiva, a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades, a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira e a contribuição da Política de Assistência social para a melhoria das condições de vida.

A conferência é um momento importante que dá a oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade de política pública por todos os atores envolvidos. Assim como também é um momento de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o estabelecimento de prioridades de desenvolvimento de projetos efetivos e ativos.

Como mobilização prévia, o município de Sobradinho realizou varias pré conferências que aconteceram dentro dos diversos equipamentos do Cras, Creas e instituições que compõem a rede socioassistencial. Esses momentos foram de grande importância para a comunidade que pode discutir todos os eixos, alcançando assim uma participação popular mais efetiva, o que contribuiu para enriquecer os debates na plenária.

“O convite para nossa conferência maior está aberto para todos os profissionais da rede socioassistencial e para a sociedade civil que é usuária das políticas públicas do município”, declarou a secretária de Assistência Social, Josefa Moreira Cruz.

A secretária também ressaltou a importância da participação da população. “Considerando a conjuntura atual, é essencial que esses debates sejam realizados para que o papel da Assistência Social seja fortalecido como política garantidora de direitos”, salientou Josefa Moreira.

“O tema da conferência sob a perspectiva adotada pelo II Plano Decenal elege os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social”, completou a secretária.

O processo conferencial se desenvolve em etapas, com a realização de conferências municipais, estaduais e nacional. Essas etapas são preparatórias para o evento nacional e necessárias para o encaminhamento de deliberações que objetivam o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ascom PMS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar