Curtas e Boas 02/02

Publicado em Curtas & Boas

Casa Nova

Tum escreveu: "Hoje recebemos o engenheiro Jorge, servidor do Derba que está cedido para Seinfra e por solicitação do prefeito Wilker do Posto, veio a Casa Nova para fazer a medição das estradas de Pau a Pique e Bem Bom para orçamento e início da licitação desse trecho. #Casa Nova pra frente #Governodamudança."

Alunos de Petrolina receberão gratuitamente carteira de estudante

Os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na Rede Municipal de Ensino de Petrolina em 2017, receberão, gratuitamente, a carteira de identificação estudantil. Quase 10 mil estudantes serão beneficiados pela parceria entre a Secretaria de Educação e a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESP).

A distribuição será uma ação efetiva da Secretaria que, junto aos gestores das unidades escolares, vai viabilizar para que todos os alunos recebam o documento até o final abril, como se comprometeu a UESP. A carteira, que terá validade de um ano, garante a identificação dos estudantes para a meia-entrada em eventos culturais e pode ser utilizado como comprovação para recarga de meia-passagem em transporte urbano.

A reunião com a secretária da Pasta, Maéve Melo, contou a presença do presidente estadual da UESP, Evandro José; da presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina, Larissa Vanessa; e da diretora de entidade, Camila Rique, que destacaram a importância da parceria com o Município. “Esse elo é muito importante para os estudantes e para a luta estudantil. Com essa abertura podemos dialogar os avanços que precisamos”, pontuou Evandro.

Além da parceria para a confecção das carteiras, a Secretaria de Educação e a entidade de representação estudantil firmaram uma mesa permanente de conversas para a realização de atividades, como congressos e festivais. “Sempre fui ligada a representação estudantil. Participei do movimento que lutou e conseguiu meia-passagem em Petrolina e sei da importância da organização dos estudantes. Vamos construir essa ponte com a UESP, ouvindo, dialogando e avançando”, ressaltou Maéve Melo

O governo baiano assinará um novo contrato de empréstimo junto ao Banco Europeu destinado à recuperação de estradas baianas. Somados os dois contratos, um com o Banco Mundial e o outro com o Banco Europeu, os recursos totalizam R$ 1,5 bilhão para a aplicação em 2.732 quilômetros de estradas que serão recuperadas a partir deste ano na Bahia. Uma das obras que serão iniciadas em breve, segundo informação do governador Rui Costa, durante o discurso de abertura dos trabalhos legislativos na Alba, é a duplicação da rodovia que liga Itabuna a Ilhéus. Rui lembrou também do início das obras da Ponte do Pontal, em Ilhéus.

 
Políticas de inclusão social reduziram impacto da crise econômica na Bahia
 
A crise econômica grave do país, na avaliação do governador Rui Costa, também vem afetando a Bahia, mas com muito menos intensidade em razão das políticas sociais implementadas pelo governo federal a partir de 2003, e, a partir de 2007, no estado baiano, com ações orientadas para a inclusão social. No discurso de abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa, Rui afirmou que essas políticas “foram fundamentais para aliviar o impacto da retração econômica sobre a população baiana”. 
 
A extrema pobreza, em 2001, citou, que representava 20% da população baiana, foi reduzida para apenas 6,4% em 2015. “Isso representou a maior redução em termos absolutos, no Brasil, de pessoas que deixaram as condições de pobreza ou de extrema pobreza somadas”, lembra Rui. O governador defendeu a necessidade de adoção de políticas de redução das desigualdades e melhor distribuição de renda como solução para a crise. Outro indicador apontado por Rui no estado foi a queda da taxa de analfabetismo, que saiu de 22,7% em 2001, caindo para 13% em 2015. “Tenho muito orgulho de dizer que no nosso Estado, mesmo diante da crise, nesses dois últimos anos conseguimos quase que universalizar o ensino, garantindo a frequência escolar de 98,3% dos jovens de 6 a 14 anos”. Leia a mensagem do governador Rui Costa na íntegra: http://bit.ly/2jZlYC8
 
Roberta Arraes participa da solenidade de posse da Mesa Diretora e de reuniões na Alepe
A deputada Roberta Arraes, do PSB, participou ontem (01), da solenidade de posse da Mesa Diretora da Alepe, e de abertura dos trabalhos da casa, que terá como presidente mais uma vez, Guilherme Uchôa, do PDT.
Na ocasião, discursou o Secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, o líder do governo Isaltino Nascimento, e o líder da oposição, Silvio Costa Filho.  
Ainda ontem, no final da tarde, Roberta participou do encontro da bancada do governo, onde foi indicado nomes para as presidências das comissões e discutido demais assuntos, como demandas que terão para os próximos dois anos.
"Foi um dia bastante proveitoso, estou empenhada e cada vez mais disposta a somar o meu trabalho aos demais colegas parlamentares, e juntos, alcançarmos conquistas para a nossa população", finalizou a deputada.