Curtas e Boas 14.07

Publicado em Curtas & Boas

Paulo Câmara quer reparar erro de 2015 (Por Edmar Lyra)

Na formatação do secretariado no final de 2014, o governador Paulo Câmara cometeu um equívoco de avaliação que foi a raiz de toda discórdia entre ele e o senador Fernando Bezerra Coelho, eleitos pela mesma chapa em outubro de 2014. Paulo ficou magoado com os supostos movimentos de Fernando junto com João Lyra Neto tão logo ocorreu o acidente com Eduardo Campos no intuito de inverter a chapa, que não se confirmou, e não deu a secretaria de Desenvolvimento Econômico que havia sido alinhavada com Fernando.

A turma do deixa disso já falou para o governador não fazer política olhando pelo retrovisor e ele foi convencido a procurar o senador para uma conversa olho no olho para dirimir qualquer aresta, que deverá ocorrer amanhã durante o Pernambuco em Ação em Petrolina. Há quem afirme que o governador está cogitando reparar a avaliação equivocada que fez em 2015 e abrir um espaço importante para o grupo do senador. Paulo lembrará que não fez óbice a candidatura de Miguel Coelho pelo PSB em Petrolina e também fará um mea culpa por ter permitido os movimentos que tentaram melar a ida de Fernado Filho para a esplanada dos Ministérios.

Além desta sinalização clara de que quer contar com o senador em seu palanque, também entrará no circuito nacional para que haja uma decisão do PSB no intuito de arquivar todos os processos de expulsão contra deputados que votaram a favor da reforma trabalhista, incluindo o ministro Fernando Filho. No Palácio tem muita gente defendendo a reaproximação do governador com o senador e principalmente formalizar claramente uma oferta tentadora ao grupo do senador, que seria disponibilizar o cargo de vice-governador na chapa de reeleição ao ministro de Minas e Energia Fernando Filho.

Em se confirmando o movimento e o senador concordando com a ideia, o governador espera acabar com qualquer rumor de que Fernando Bezerra Coelho ou Fernando Filho seriam postulantes ao cargo dele, e consequentemente neutralizar qualquer possibilidade de esvaziamento do PSB. Após resolver o PSL, os Queiroz de Caruaru e os Coelho de Petrolina, o governador terá mais tranquilidade para buscar outros atores importantes da Frente Popular que estariam insatisfeitos com o Palácio.

Ciclovias – A Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco anunciam, na tarde desta quinta-feira, duas medidas que visam tornar o Recife uma cidade cada vez mais estruturada para os ciclistas. O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, detalham a ampliação da rede complementar de rotas cicláveis da cidade, com a implantação de duas novas ciclofaixas permanentes na cidade, em Jardim São Paulo e em Santo Amaro e o novo Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas da Região Metropolitana do Recife, que ganhará um formato inovador e inédito no Brasil, com novas estações e novos modelos de bicicleta.

Sentimento – O sentimento que há dentro do PSDB é claro de que haverá a manutenção de Antonio Moraes no cargo. Do ministro Bruno Araújo, passando pelos deputados Daniel Coelho, Guilherme Coelho e Terezinha Nunes, bem como os prefeitos, ninguém quer que Elias Gomes assuma a presidência estadual do PSDB, apenas parte da militância, que não tem votos no diretório, que se reuniu ontem, quer o ex-prefeito no cargo. Segundo um tucano de alta plumagem, ou Elias aceita ou pede desfiliação do partido.

Andando – A vereadora do Recife Marília Arraes (PT) vem realizando intensa agenda nos quatro cantos de Pernambuco com o objetivo de fortalecer sua pré-candidatura a governadora em 2018. Recentes pesquisas que apontam a neta de Arraes com seis a nove pontos e a reunião com Lula deram um grande fôlego para Marília se animar a andar.

Casa Civil – Há um movimento em Brasília dando conta de que se Rodrigo Maia herdar o mandato de Michel Temer, Mendonça Filho trocaria de pasta. Sairia do MEC onde vem fazendo um extraordinário trabalho para assumir a Casa Civil, que é uma pasta eminentemente política que lhe daria uma dimensão ainda maior.

RÁPIDAS

Melhores – De acordo com um levantamento feito recentemente, os prefeitos Anderson Ferreira (PR) de Jaboatão dos Guararapes e Demóstenes Meira (PTB) de Camaragibe possuem a melhor avaliação de todo o estado de Pernambuco. Ambos foram eleitos derrotando máquinas poderosas em 2016 e saíram muito fortalecidos das urnas.

Bomba – Informações de bastidor dão conta que muito em breve será deflagrada uma grande bomba envolvendo a prefeitura de São Lourenço da Mata. Quem teve acesso ao que foi levantado disse que é coisa cabeludíssima e deixará a atual gestão em péssimos lençóis, podendo ensejar até cassação de mandato.

Inocente quer saber – Quando a “alma mais honesta” do Brasil será condenada em segunda instância?