Curtas & Boas 20/12

Publicado em Curtas & Boas

Em carta aberta à população juazeirense, ex-superintendente da 6ª SR CODEVASF, Misael Neto, faz balanço de sua gestão.

Confira a carta na íntegra:

Em 15 de julho de 2016 tive a alegria de ser nomeado para 6ª Superintendência da Codevasf, com sede em Juazeiro. Após algum tempo fora, era a oportunidade de regressar a minha cidade e de voltar a contribuir com a minha região ocupando um cargo público, dessa vez no executivo.

Pude ver de perto o milagre da irrigação. Fui testemunha de depoimento de produtores agrícolas que chegaram à região sem muita expectativa e que trocaram a bicicleta pela caminhonete importada zero quilometro.

Conheci um quadro técnico altamente qualificado e comprometido que essa empresa possui. E a eles agradeço por todo ensinamento e parceria nesse um ano e meio que estive a frente da Superintendência.

Se tive uma frustração durante esse tempo foi por não ter podido realizar tudo aquilo que acreditava ser necessário. As condições financeiras do Governo Federal não permitiram.

Tivemos momentos de vitória. Pude participar, discutir e principalmente assinar a liquidação dos débitos de K1 e titulação dos lotes agrícolas da Codevasf, reinvindicação antiga e muito aguardada pelos irrigantes. Deixo projetos já elaborados para solucionar o problema de abastecimento de água das cidades de Casa Nova, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado. Garantimos recursos para a conclusão da adutora que levará a tão sonhada água para Campo Alegre de Lourdes, beneficiando mais de 40 mil pessoas. Retomamos as obras de abastecimento de água do interior de Casa Nova e de esgotamento sanitário de Rodelas.

Deixamos para ser licitado ainda esse mês a recuperação e complementação dos sistemas de esgotamento dos municípios de Ourolândia e Umburanas. Fomos parceiros do Salitreiro, mediando conflitos e ajudando no desassoreamento do rio Salitre. Tivemos ação e fortalecemos todos os Distritos de irrigação da Codevasf.

Fizemos muito sem buscar holofotes. Somente pelo dever de servir. Quem chega aqui com o pensamento diferente, puramente político, estará chegando ao lugar errado. E por mais breve que seja, pode ter uma passagem desastrosa.

Com o findar de 2017, também chega ao fim nosso ciclo à frente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf. 2018 será de novos projetos.

Despeço-me com o sentimento que fomos além do dever e das obrigações e me coloco a disposição para colaborar em tudo que tiver ao meu alcance para termos uma Codevasf mais forte.

Misael Aguilar Silva Neto
Juazeiro, 20 de dezembro de 2017.

Um ano, cinco meses e cinco dias