Lions Clubs International celebra 100 anos

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Internacional

lci centennial 100 logo 359x201Hoje (7), há exatos 100 anos, reuniam-se pela primeira vez os fundadores daquela que se tornaria a maior organização internacional de clubes de serviço humanitário do mundo, voltada desde o seu primeiro momento, a servir ao próximo: o Lions Clubs International.

Em 1917 o mundo estava passando por profundas e dolorosas transformações. Estávamos em guerra. Nesse contexto, abnegados e altruístas cidadãos da cidade de Chicago/EUA, sob a inspiração de Melvin Jones, resolveram criar uma instituição que reunisse e direcionasse seus recursos intelectuais e materiais em favor de suas comunidades. Assim, no Hotel La Salle, reuniram-se pela primeira vez, em 07 de junho de 1917, aqueles que depois seriam conhecidos mundialmente como “Lions”, denominação esta sugerida pelo Dr. William Woods.

O Lions Clubs International atualmente está presente em todos os continentes do globo terrestre, em 210 países, e conta com um milhão e quatrocentos mil associados distribuídos em 46 mil clubes. Em 2007, a ONU elegeu o LCI como sendo a melhor organização não-governamental do mundo. Em 2016 foi indicado para o Nobel da Paz de 2017. Várias personalidades famosas foram e são Companheiros Leões, por exemplo: Jimmy Carter, Helen Keller, Harry Truman, Juscelino Kubistchek, Winston Churchill, Michele Obama.O Lions presta serviços em diversas áreas: dá especial atenção à saúde da visão e da audição; dedica-se a promover ações focadas na conscientização sobre o diabetes; promove ações e campanhas para a conscientização para o problema do meio ambiente; fomenta a educação e a construção de valores promovam socialmente crianças e jovens; desenvolve ações de alívio à fome; socorro e atendimento a vítimas de catástrofes. Para marcar as celebrações do Centenário, o LCI lançou o desafio de até o final de 2018 alcançar a marca de 100 milhões de pessoas beneficiadas com seus serviços. A meta já foi batida no início deste ano e, agora, o objetivo é alcançar 200 milhões até 2021.

No Brasil, o primeiro clube foi fundado em 1952, no Rio de Janeiro. Em 03 de fevereiro de 1973, é fundado o primeiro Lions Clube em Petrolina. São quarenta e quatro anos de serviços humanitários levados à sociedade petrolinense, nas mais diversas áreas de atuação. Atualmente, a cidade conta com dois clubes de Lions – o Centenário, fundado em 1982 –  e um clube de Leos – para jovens de até 30 anos – fundado em 2016.

Hoje, todos os Companheiros Leões do mundo estão em festa. E para celebrar o Centenário, desde o ano passado, várias atividades vêm sendo desenvolvidas em diversas comunidades da nossa cidade, em especial, no bairro Jardim Petrópolis, onde está o conjunto habitacional “Vila Lions”, cujas ruas, em justa homenagem e reconhecimento, receberam os nomes de valorosos servidores que se dedicaram à comunidade petrolinense.

O dia é de celebração para os Leões. E Companheiros Leões celebram com trabalho, afinal, nosso lema é: NÓS SERVIMOS!

Ascom

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar