Neojiba seleciona crianças para criação da Orquestra Infantil da Bahia

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Nacional

Neojiba seleciona crianças para criação da Orquestra Infantil da Bahia

NeojibaEstão abertas até 07 de maio, as inscrições para a Orquestra Infantil da Bahia – Edição 2017. Este projeto especial integra o calendário de comemorações dos 10 anos do NEOJIBA e visa a formação de uma orquestra sinfônica, com cerca de 100 crianças e adolescentes de todo o estado da Bahia, com até 15 anos de idade. Os selecionados participarão de uma residência de 10 dias em Salvador, com ensaios intensivos, aulas e outras atividades, e a realização de 2 concertos no Teatro Castro Alves e na Concha Acústica, em outubro. Estas apresentações farão parte do Fim de Semana de Aniversário do NEOJIBA.

Os interessados devem ler atentamente o edital disponível no site neojiba.org e estudar o repertório obrigatório indicado neste edital. A avaliação dos candidatos será feita através de vídeo, que deverá ser gravado e enviado de acordo com as instruções descritas no edital público. A inscrição só será confirmada após o preenchimento correto do formulário disponível online no edital.

A proposta é inspirada em grandes festivais de música nacionais e internacionais, nos quais os alunos formam uma orquestra para ensaios e apresentações, como também nas atividades que o NEOJIBA realiza no interior do Estado, através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Desde 2013, crianças, adolescentes e jovens de diferentes projetos e Filarmônicas constituem as Orquestras Regionais - ação musical que proporciona a convivência, o diálogo e a prática coletiva entre músicos de diferentes lugares. Em 2017, 05 Orquestras Regionais estão sendo constituídas no interior do Estado da Bahia por iniciativa do NEOJIBA. Além da Orquestra Infantil, que será formada a partir desta convocação pública.

A proposta da Orquestra Infantil da Bahia é justamente criar condições para que crianças em processo de formação musical de toda a Bahia possam estar juntas e interagir. "Onde quer que estejam, queremos que as crianças se sintam estimuladas a continuar a prática musical em conjunto, seja em orquestras, filarmônicas, fanfarras e/ou coros", explica Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA.

Essa ação integra um projeto especial que o NEOJIBA realiza desde outubro de 2016 – as Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Uma iniciativa que irá mobilizar, até outubro de 2017, 1300 crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais sediados em 30 municípios do Estado, e que realizará um total de 42 visitas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades são gratuitas e contam com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.

O diretor musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, explica que a proposta de constituição da Orquestra Infantil da Bahia - Edição 2017 estimula o trabalho de fomento da prática e do ensino musical coletivos que o NEOJIBA realiza no interior do Estado, através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia - espaço que reúne diversas entidades que utilizam a música como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens. "Esta orquestra de crianças simboliza os próximos 10 anos", acrescenta o diretor.

O regente da Orquestra Infantil será Marcos Rangel, maestro coordenador do NEOJIBA. "Através da música e da Orquestra Infantil da Bahia, crianças de todo o Estado terão a possibilidade de interagir e continuar se comunicando mesmo depois das atividades em Salvador. É uma oportunidade que cada selecionado terá para conhecer melhor o que está acontecendo na cena musical em outras regiões da Bahia com os colegas de Orquestra", afirma o regente.

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO

Seleção para Orquestra Infantil da Bahia

De 07 de março a 07 de maio

Podem se inscrever crianças com até 15 anos, que tocam instrumento de orquestra e que residem na Bahia.

http://neojiba.org/noticias/edital-de-selecao-para-orquestra-infantil-da-bahia-2017/

 

Secom Bahia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar