Previstas inicialmente para setembro próximo, as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude foram canceladas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Para tomar a decisão, a entidade levou em consideração o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus, que já infectou oficialmente mais de 2,5 mil pessoas no Brasil, com registro em todos os 27 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
No entanto, a realização da fase nacional da competição, marcada inicialmente para novembro, será avaliada pelo COB mais à frente. “Cancelada as fases regionais, trabalharemos internamente para analisar diferentes cenários que possam viabilizar a realização da etapa nacional no final do ano”, diz Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.
Segundo Saito, até final o final deste primeiro semestre, a entidade confirmará se haverá ou não a etapa nacional, prevista inicialmente para acontecer em Campo Grande/MS . “A confirmação acontecerá até o final de junho, sem nunca abrir mão da segurança dos nossos jovens e do respeito às determinações das autoridades competentes”, completa Kenji Saito.
Bahia – Diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto considerou sensata e prudente a decisão do COB. “Estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes em nosso país. Precisamos nos cercar de todos os cuidados para evitar que mais pessoas sejam vitimadas pela doença Covid-19. Por isso, recebemos a decisão do COB com serenidade, entendendo que era a medida mais correta neste momento”, disse Vicente.
A Setre e Sudesb, junto com a Secretaria de Educação, são as instituições responsáveis, no estado baiano, pela realização das etapas municipais, regionais e estadual que definem os atletas que representarão a Bahia nas fases regionais e nacional do COB.
Os Jogos Escolares da Juventude recebem anualmente mais de 7 mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, além de treinadores, árbitros, oficiais e o Comitê Organizador, reunindo mais de 8 mil participantes, considerando as fases regionais (setembro) e a nacional (novembro).
#ficaremcasa
#quarentena
#lavarasmãos
Ascom Sudesb, com informações da assessoria de comunicação do COB