"O conhecimento sobre a conveniente combinação de alimentos é de grande valor, e deve ser recebido como sabedoria de Deus. Não tenhais à mesa, numa mesma refeição, variedade muito grande de alimentos; três ou quatro pratos são o bastante. A grande variedade numa mesma refeição produz dispepsia, indisposição, sofrimento, e muitas vezes a morte" (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 109 e 110).
A correta combinação dos alimentos previne infecções, e atua no fortalecimento dos ossos, como também, dá energia, ajuda a digestão, evita o acúmulo de colesterol e mantém a pele saudável.
A finalidade do comer não é simplesmente matar a fome, mas sim, alimentar o corpo. A fome pode desaparecer até com um gole de cachaça ou a ingestão de trapos ou papel. Para alimentar o corpo é necessário comer o que promove o funcionamento normal de todos os órgãos que compõem o nosso organismo. Diante disso, é preciso saber o que comer, como comer, quando comer, quanto comer, o que deve deixar de comer e, sobretudo, como fazer a combinação dos alimentos.
As combinações errôneas geralmente adotadas entre os povos “civilizados” são a causa de graves distúrbios no metabolismo e, conseqüentemente, o surgimento do diabetes e outras doenças degenerativasque afligem a humanidade. Portanto, combine:
Frutas ácidas com semi-ácidas.
Verduras com cereais.
Hortaliças com leguminosos, feculentos e oleaginosos.
Frutas doces combinam entre si. Não misturar com ácidas.
Frutas secas, como uvas, pêra, damasco, figoe pêssego não devem ser consumidos com outro alimento, a menos que seja na forma de suco medicinal, como remédio.
Melancia, melão, pinha e jaca devem ser consumidas separadamente, longe das refeições, podendo ser duas horas antes ou três horas depois. Essas frutas monofásicas não podem ser misturadas com outras frutas, ou qualquer outro alimento.
Frutas e verduras usadas na mesma refeição causam fermentação e, consequentemente, flatulência ou gases.
Dieta do Éden
O segredo de uma dieta saudável, segundo Ellen White, está na variedade e na combinação correta dos alimentos. Cereais, frutas, sementes oleaginosas e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador, no Éden. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e naturalpossível, são os mais saudáveis e nutritivos, e proporcionam força, vigor, resistência e saúde intelectual, diz ela. A Naturopatia defende a necessidade de uma alimentação saudável para alcançar uma melhor qualidade de vida. Enfim, uma vida produtiva depende de uma boa alimentação, e nada melhor do que a dieta do Éden.
Os alimentos naturais recomendados por Deus, através dos seus nutrientes, têm como função preservar a massa corporal ideal e manter o corpo em pleno vigor; e podem ser classificadosem construtores, energéticos e reguladores.
Construtores –são as proteínas e o cálcio encontrados nas sementes oleaginosas, que têm como fontes o amendoim, as sementes de gergelim, as castanhas, as nozes, a soja, os feijões, o grão de bico, as ervilhas, as lentilhas, as sementes de jaca, as sementes de girassol, as azeitonas, e o abacate, além do ovo de galinha caipira e o peixe assado ao sol ou ao forno, nunca frito.
Estes alimentos constroem e recuperam os músculos e tecidos, como também, ajudam no crescimento e na produção de secreções glandulares, além de combater fraquezas, indisposição, magreza, tonturas, perda de memória e falta de vitalidade. As proteínas estão presentes no cérebro, nas unhas, nos ossos, no cabelo, nos tecidos, no sangue e na pele.
Energéticos–são os carboidratos, que têm como fontes o melaço da cana-de-açúcar, a ameixa seca, o amendoim, a soja, as azeitonas, as nozes, as castanhas, o abacate o arroz integral, bananas, batata-doce, feijões, figo, grão de bico, lentilhas, mandioca, inhame, milho, trigo integral e uvas. Estes alimentos fornecem energia ao organismo, fortalecendo todo o corpo e repondo as energias perdidas, através das calorias que eles produzem.
Reguladores–são as vitaminas e sais minerais, que mantêm a constância da composição química dos tecidos e dos sistemas enzimáticos. As vitaminas e sais minerais são encontrados apenas em alimentos crus, como verduras, frutas e leguminosos. Tais alimentos devem ser consumidos no desjejum e no jantar. Exemplo:
-No café da manhã comer frutas frescas doces, como banana, mamão, abacate, maçã etc. No jantar, comer frutas ácidas ou semi-ácidas, antes de ingerir o alimento cozido. Por falta de hábito de comer frutas nos horários do desjejum e jantar, morrem anualmente cerca de 3 milhões de pessoas com desnutrição -informa a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Classificação dos Alimentos
FRUTAS ÁCIDAS Abacaxi, Umbu, Tangerina, Morango, Framboesa, Jabuticaba, Maçã verde, Laranja, Amora, Limão, Marmelo, Romã, Jenipapo, ameixa preta, Cidra, Graviola, Seriguela, Ameixa amarela, Nespa, Piqui.
FRUTAS SEMI-ÁCIDAS Caju, Damasco, Amora, Lima, Caqui, Ameixa, Cereja, Mamão goiaba, Maçã vermelha, Maracujá, Manga, Buriti, Pêra, Uva, morango, Carambola.
FRUTAS DOCES Banana, Figo, Mamão, Tâmara,Cana-de-açúcar, Pinha, Lima, Xique-Xique, Jaca, Jatobá, Mandacaru.
FRUTAS SECAS Ameixa, Damasco, Pêssego, Figo, Tâmara, Uvas, Pêra.
FRUTOS OLEAGINOSOS Abacate, Amendoim, Amêndoa, Castanhas, Azeitonas, Avelã, Gergelim, Nozes.
FRUTAS MONOFÁGICAs Melancia, Jaca e Melão.
CEREAIS Arroz, Milho, Aveia, Centeio, Trigo, Cevada, Sorgo, Painço, Feijões secos.
LEGUMINOSOS Ervilha, Fava, Lentilhas, Feijão verde, Soja, Grão de Bico, Andu, Mangalô.
VERDURAS Repolho, Ervilha Verde, Agrião, Taioba, Cebolinha,Aipo, Broto de Abóbora, Espinafre, Acelga, Dente de Leão, Alface, Tanchagem, Chicória, Azedinho, Salsão, Salsa, Rúcula, Vagem, Coentro, Couve, Bredo.
FECULENTOS Aipim, mandioca ou macaxeira, Batata-doce, Batata inglesa, Inhame, Mandioquinha, Cará, Taioba, Fruta Pão, Semente de Jaca, Caroço de pinhão.
HORTALIÇAS(que se utilizam cruas)Alho, Dente de Leão, Cebola, Salsa, Beterraba, Cenoura, Chuchu, Cebolinha, Nabo, Espinafre, Couve-rábano, Rabanete, Rábano, Abobrinha, Pepino, Agrião, Palmito, Malvão Tomate, Acelga, Pimentão Chicória, Couve, Abobrinha, Pepino, Agrião, Palmito, Malvão Tomate, Acelga, Pimentão Chicória, Couve Flor, Couve, Repolho, Aspargo e Batata inglesa.
HORTALIÇAS (que se utilizam cozidas) Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Beterraba, Couve-flor, Pimentão, Jiló, Brócolis, Jerimum, Chuchu, Repolho, Alho, Batata inglesa, Cenoura, Cebola, Quiabo.
______________________________________________________
Naturopata Wilson Dias (CREMEN 02.1505) –Graduado em Medicina Naturopata Científica pela Universidade Latina-americana Open University, da República do Paraguai, com Pós-graduação pela Faculdade MonteNegro.Celulares para Contatos: (74) 98102-0013-Claro; (74)98813-6566-Oi; (74) 99144-8366–TIM; (74) 99949-9038–VIVO; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Site: www.naturopatawilsondias.com; Facebook: Escritor Wilson Dias -www.facebook.com/escritorwilson.dia