Governador participa da posse de nova procuradora-geral de Justiça

thumbnail Foto Fernando Vivas GOVBA
Pela segunda vez, o Ministério Público do Estado (MPBA) é chefiado por uma mulher. A promotora de Justiça Norma Angélica foi escolhida pelo governador Rui Costa para ser a nova procuradora-geral da Bahia no biênio 2020/2022, substituindo a promotora Ediene Lousada. Empossada nesta sexta-feira (6), na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Norma Angélica integrou lista tríplice eleita no último dia 7 de fevereiro, composta também pelos promotores de Justiça Pedro Maia e Alexandre Cruz. 
Na posse, Rui destacou que todos os indicados são preparados e competentes. "Eu gosto desta expressão: pesos e contrapesos. Isso dá o direito ao governador de escolher o procurador-geral entre os mais votados. É uma tarefa sempre difícil, porque são sempre bons nomes, qualificados. Eu desejo boa sorte à nova procuradora e é importante, na antevéspera do Dia da Mulher, que o Ministério Público continue sendo conduzido por uma mulher. Isso é também uma bela homenagem às mulheres". 
A nova procuradora-geral da Bahia, por sua vez, ressaltou a harmonia entre os poderes. "Eu já disse ao governador Rui Costa que estou honrada com a escolha. Agora, nós vamos estabelecer o diálogo, pois é uma capacidade que eu tenho. Eu peço ajuda para o governador e para o povo da Bahia, como sempre eu faço". Segundo ela, a missão exige ética, determinação e respeito à independência entre o Ministério Público, o Executivo e todos os poderes constituídos. "A missão é árdua, mas eu acredito no bem e vamos vencer".
Natural de Inhambupe, a nova procuradora-geral de Justiça tem 62 anos e ingressou no MPBA em 1992. Foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim) e foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
 

Secom/Foto: Fernando Vivas/GOVBA


Imprimir