Uma iniciativa de uma enfermeira do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, tem movimentado os corredores da ala 2A da instituição. Trata-se do Cantinho da Leitura, que teve início com uma caixinha de sapato com cinco livros doados pela mãe de Carolina Miranda – a profissional responsável pelo setor que cuida dos pacientes com demandas de neurologia e hematologia –, e que hoje – cinco meses depois – conta com 345 livros dos mais variados gêneros literários.
Inspirada em uma frase que a avó Maria Celes costumava repetir, Carolina decidiu fazer algo para que os pacientes e acompanhantes ocupassem o tempo livre sem que precisassem ficar “presos” aos celulares. “Lembrei que ela me falava ‘vai como pode’ e comecei a falar com as pessoas e pedir doações. Rapidamente, o projeto cresceu. Recebemos livros de enfermeira, médicas, pacientes, alunos dos cursos de direito e libras. Nossa última doação foi do coronel Rubem Mendes da Costa Neto, comandante do Colégio Militar de Salvador, que doou uma literatura brasileira vasta e também de pensadores”, conta a enfermeira.
Os recados deixados no caderno de anotações do Cantinho da Leitura são a prova de que Carolina Miranda está no caminho certo. “A melhor coisa para se fazer (sic) na madrugada foi esse Cantinho da Leitura”, “Não me lembro de ter lido vários livros em tão pouco tempo, estava enferrujada. Descobri que não ler um livro ou até mesmo uma história em quadrinhos acaba nos deixando meio vazias, sem nexo” e “Show de bola, eu amei a ideia. Não sou amante da leitura, mas confesso que a existência desse cantinho tornou minhas tardes mais agradáveis” são alguns dos depoimentos dos leitores.
É simples colaborar com o projeto, basta comparecer à ala 2A do HGRS e depositar o livro a ser doado no Cantinho da Leitura. Feito isso, só é preciso deixar anotado o título da obra que está doando e o da que está levando emprestado, se também for o caso.
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)