A Prefeitura de Remanso através da Secretaria de Educação colocou no ar há cerca de um mês, o canal Rede de Saberes, no You Tube, que disponibiliza aulas virtuais para alunos das escolas municipais. Após esse período inicial, a avaliação tem sido positiva por parte dos educadores e o canal já contabiliza mais de 7 mil visualizações.
A coordenadora Pedagógica da Seduc, Renata Rios, considera que o canal tornou-se uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem da educação atual. “Vivemos uma nova era educacional e sabemos que nada será mais como antes, apropriar-se de novos conhecimentos, utilizar a tecnologia a nosso favor e nos mantermos atentos às necessidades de nossos alunos, percebendo os interesses e afinidades dos mesmos é primordial para o desenvolvimento das práticas pedagógicas funcionais”, pontuou.
Para a professora Conceição Santos a gravação das videoaulas é também uma oportunidade de aprendizado para os educadores. “É uma experiência muito boa, poder contribuir com o canal, e com esse momento de dificuldade que enfrentamos todos nós, tanto alunos como professores. É uma nova forma de promover educação onde todos aprendem. Achei louvável a iniciativa da prefeitura de disponibilizar mais essa ferramenta de ensino para a comunidade escolar”, destacou a professora.
Já o professor Paulo Costa considera o momento uma oportunidade de reflexão. “Pra mim foi um desafio, uma oportunidade de me autoavaliar e de melhorar minha postura em sala de aula dando uma aula expositiva. Me trouxe essa reflexão de poder ver onde posso melhorar e o desejo é poder ter outras oportunidades para aprimorar ainda mais. Embora tenha sempre aquela apreensão e a preocupação de como vai ser, é motivador”, pontuou.
As aulas do Rede de Saberes entram no ar todas as terças e quintas mantendo o conteúdo programado sempre atualizado com aulas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA). A coordenadora da Educação Infantil, Aline Mota destaca a importância de aulas contextualizadas para cada faixa etária. “Através dos vídeos para o público infantil, tem sido possível levar aos nossos alunos uma aula colorida, divertida e muito significativa”, e conclui, “se pudesse resumir tudo isso em algumas palavras eu diria que o canal é a expressão da Educação Pública de qualidade que tanto queremos, construída com a participação de todos”, afirmou.
Além de serem disponibilizadas através do canal, as videoaulas são enviadas para os pais e alunos, através dos grupos de WhatsApp das escolas. Para a secretária Neila Regis, “neste momento de pandemia, é importante que os alunos não fiquem desassistidos e que possam dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, mesmo que de forma virtual”, frisou.
Ela reafirma ainda o compromisso da gestão municipal com uma educação de qualidade. “Preparamos um material de excelência, com professores qualificados da nossa rede de ensino, porque isso é uma preocupação do nosso prefeito e de toda a secretaria, e o resultado tem sido gratificante com grande adesão tanto por parte dos alunos quanto dos docentes. Produzimos aulas muito boas e que de fato promovem aprendizado. Compreendemos que o ideal é estar na sala de aula, em contato com outros alunos, mas nesse momento de pandemia em que precisamos manter o distanciamento, são ferramentas como as videoaulas que nos permitem dar esse suporte aos alunos”, conclui Régis.
SEDUC de Remanso avalia de forma positiva primeiro mês do Canal Rede de Saberes no ar
ASCOM Prefeitura de Remanso