Defesa Civil reconhece situação de emergência em Canudos e Pilão Arcado na Bahia

247b29bb 901b 426d 8e9d bb2f7ce5189d

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 13 cidades do País por conta de desastres naturais, a maioria por estiagem. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).

Sete municípios da Bahia obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem que atinge o estado. São eles: Canudos, Central, Coribe, Iramaia, Nova Redenção, Palmas de Monte Alto e Pilão Arcado. Em todo o estado, há 111 municípios em situação de emergência, a maioria por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades.

No Rio Grande do Norte, os municípios de Bodó, Passa e Fica e Passagem entraram em estado de emergência por estiagem. No estado, 78 municípios estão na mesma condição, quase todos por seca ou estiagem.

O município de Itaporanga, na Paraíba, também entrou em situação de emergência por estiagem, assim Campo Erê, em Santa Catarina. Já no Amazonas, a cidade de Autazes obteve o reconhecimento federal devido a inundações.

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Fonte: MDR


Imprimir