Nessa época do ano, período intenso de estiagem, o baixo nível do rio São Francisco, provocado pela variação das vazões, compromete a captação de água para abastecimento do município de Sento-Sé. Para que a captação não pare e o abastecimento de água seja garantido na sede e interior do município, o SAAE Sento-Sé iniciou a adequação dos flutuantes.
Do início deste mês até os dias atuais comunidades como Itapera, Piçarrão e Quixaba já receberam o serviço de adequação dos flutuantes. De acordo com o Diretor do SAAE, Adriano Almeida, esse é um problema que tem se repetido ao longo dos últimos anos. “A medida que o volume do rio baixa o flutuante que dá sustentação as bombas de captação vai encalhando, o que dificulta a captação da água do rio, então precisamos remanejar esse flutuante para uma parte do rio com mais profundidade, uma ação que requer o uso de equipamentos como canos, cabos, entre outros e assim garantir a continuidade da captação e consequentemente o abastecimento da população”, explica o diretor.
Almeida acrescenta ainda que a ação de adequação do flutuante na comunidade de Piçarrão foram utilizados cerca de 1 mil metros de cabos, canos e uma rede de energia. “Em Piçarrão montamos uma nova estrutura com base para flutuante, já em Itapera foram utilizados cerca de 400 metros de canos e ampliação do mangote. Vamos continuar monitorando todos os flutuantes para realizar a adequação quando for necessário e assim garantir o abastecimento de água de toda população de Sento-Sé”. Finalizou o diretor.
Ascom