CESOL-SSF participa de inauguração do laticínio Sabor do Sertão em Curaçá-BA

 thumbnail IMG 2068

O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) participou na manhã desta quarta-feira (18), da inauguração do laticínio Sabor do Sertão, que aconteceu na comunidade de Poço de Fora, em Curaçá-BA.

O evento realizado pela Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (COOPOF), contou com a presença de um público limitado, formado por instituições do Estado, cooperativas locais e autoridades das cidades de Juazeiro e Curaçá, como medida de segurança contra a propagação do coronavírus.

O laticínio é destinado a produção de derivados do leite de cabra e tem como objetivo fomentar a economia local, além de valorizar a cadeia produtiva da caprinocultura da região. O projeto foi apoiado e desenvolvido pela Mineração Caraíba.

A COOPOF é formada por 20 cooperados que atuam com a produção de queijo coalho, iogurtes, creme de queijo e queijos finos. Durante a cerimônia, também foi celebrado a conquista do Selo de Inspeção Estadual para o queijo coalho. Com isso, o produto poderá ser comercializado em todo o estado da Bahia.

“Este é um momento ímpar para todos nós, porque infelizmente, os produtores ainda são muito esquecidos aqui na região e hoje, tudo isso mudou. A partir de agora, também estaremos comercializando os nossos produtos em todo Estado e isto é uma grande conquista”, explicou a presidente da COOPOF, Eugênia Ribeiro Felix.

CESOL-SSF - O presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), Romário Meira e a Coordenadora do CESOL-SSF, Aline Craveiro estiveram presentes no evento solene.

“Estamos juntos com a cooperativa desde quando ainda era associação, e agora, com essa nova empreitada, manteremos tanto a assistência técnica como também o apoio à comercialização”, destacou o presidente da Adesba, Romário Meira.

De acordo com a presidente da COOPOF, “O Cesol tem sido o braço direito da cooperativa, no apoio à comercialização dos produtos, na orientação para melhoria da produção e na criação dos rótulos” afirmou Eugênia Felix.  

A coordenadora do Cesol destacou. “Queria parabenizar a turma da cooperativa, que vem trabalhando pela conquista da certificação. O Cesol está sempre de portas abertas para executar a nossa assessoria da melhor forma possível. Agora é trabalhar para inserir o produto no mercado”, pontuou Craveiro.

APOIOS:  A cerimônia de inauguração do Laticínio Sabor do Sertão também contou com a presença de representantes da Mineração Caraíba, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da prefeitura de Curaçá, dos laticínios Bom Sabor e Santa Eliza de Itiúba, do Grupo de Produtores de Pinhões e da Cooperativa Mãos do Campo.

 

Texto e fotos: Ascom CESOL-SSF


Imprimir