O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) está cedendo às secretarias municipais de agricultura de 10 municípios computadores que vão auxiliar na execução do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O Constesf recebeu 20 máquinas através de doação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC-UNIVASF) que funciona no Espaço Plural - UNIVASF. Quatro delas já foram entregues, duas em Juazeiro e duas em Casa Nova. Serão beneficiadas ainda as Prefeituras de Curaçá, Sento-Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Remanso, Uauá, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.
O SIM vem sendo implantado nesses municípios pelo Constesf em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do projeto Pró-Semiárido. “O SIM é um serviço sanitário, voltado para produtores familiares, que inspeciona e fiscaliza agroindústrias que produzem e comercializam produtos de origem animal e vegetal a nível local, com objetivo de proteger a saúde da população e fomentar o desenvolvimento rural”, explicou a coordenadora do SIM no Constesf, Alana Siqueira.
Para o secretário de agricultura de Casa Nova, José Avio, a parceria com o Constesf tem sido muito importante. "Este é um projeto que a gente achava que estava muito distante, mas graças ao Constesf houve uma organização entre o Prefeito Wilker Torres e os técnicos e assim tivemos sucesso com a implantação do SIM em Casa Nova. Eu só posso agradecer principalmente por esta ação em nos ceder computadores para reforçar ainda mais o nosso trabalho", comemorou.
Casa Nova já possui cinco empreendimentos certificados pelo SIM. É município do Território com mais certificações.
Texto: Jacqueline Santos/Ascom Constesf