Um jornal, produzido pelas pessoas privadas de liberdade (PPLs) do Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, está circulando dentro da unidade prisional. O projeto, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), é denominado Tribuna Odete, em alusão ao nome da escola estadual Odete Andrada Alves que funciona dentro do presídio.
Os reeducandos, embora ainda sem aulas em razão da pandemia do novo coronavírus, participaram ativamente de toda a produção de conteúdo com o objetivo de levar informações culturais e de serviço a servidores e demais PPLs, além de incentivá-los a ler e escrever. Ao todo, 164 detentos, alunos da escola, colaboraram com essa segunda edição do informativo produzindo poesias, textos reflexivos através de cartas e desenhos e informações sobre Setembro Amarelo com dicas de prevenção ao suicídio. “Não há forma mais eficaz de ressocialização do que através da educação e do trabalho. Um dia essas pessoas voltarão ao convívio social e terão que estar preparadas”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
A distribuição do jornal ocorreu nesta última sexta (25.09), pela diretora da escola e criadora do projeto Ana Maria Cordeiro. “Mesmo durante a pandemia, os reeducandos têm respondido todas as atividades que encaminhamos. Eles demonstram cada vez mais interesse pela educação e cultura. Por isso, tive a ideia de criar o jornal como uma forma de incentivar e ressocializar e minha equipe abraçou a ideia com muito empenho.”, destacou Ana. O jornal é produzido a cada dois meses e todo o material é supervisionado pela equipe da escola estadual.
Foto: Divulgação/Sere