O Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares comemorou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que, nesta segunda-feira (8), anulou, todos os atos processuais envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, incluindo os casos do sítio de Atibaia, do triplex do Guarujá e do Instituto Lula.
Para Éden, “anulação da injusta condenação de Lula era mais do que esperada, e significa um primeiro passo para a reabilitação da democracia no Brasil”. “Ainda não li a decisão por inteiro, mas posso lhe antecipar que é um reencontro da Justiça Brasileira com isonomia, com a legalidade e uma oportunidade para se afastar do partidarismo político que tanto caracterizou a ação do ex-juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
Na visão do dirigente petista, “Lula é vítima de uma farsa política e de uma perseguição jurídica”. “Garantir um julgamento imparcial e justo a Lula é, insisto, um importante passo para a reabilitação da Democracia no Brasil. Entretanto, outros passos ainda precisam ser dados e quero reforçar aqui: a seletividade e a parcialidade de Moro e dos Procuradores precisam ser reconhecidas, julgadas e condenadas”, comentou.
por Matheus Caldas/BN