Neste final de semana, será realizado o evento “Casinha Live Sessions”, com apresentações virtuais de artistas aqui do Vale do São Francisco que, recentemente, lançaram novos trabalhos musicais. Neste sábado (19), Lucas Tavlos apresenta o EP “Nebulosa” e, no domingo (20), é a vez do grupo Vila Oculta, formado por ND7 e Dayack, com as canções do EP “Empilhe seus Montes”. Os shows serão transmitidos através do canal do Youtube da Opará Produtora Cultural, responsável pela produção executiva dos trabalhos artísticos.
O evento virtual marca o encerramento das atividades do projeto Casinha Incubadora, executado pela Opará, que contou com diversos workshops voltados para produção cultural e musical, e selecionou dois projetos de artistas locais em início de carreira. Em meio a tantas pessoas inscritas, Lucas, Neilon (Dayack) e Nadson (ND7) passaram na seletiva e participaram de um processo intenso de criação dentro do estúdio Casinha Lab, em Juazeiro (BA), e contaram com assessoramento do produtor musical Iago Guimarães. Através da Opará, uma nova identidade visual foi montada para os respectivos EPs, com músicas autorais, que já estão disponíveis nas principais plataformas de mídia e streaming.
“O sentimento é de dever cumprido. Muita felicidade por ter, nesse momento de pandemia, conseguido realizar um projeto tão bacana que movimentou tanta gente de diversas cidades. O que surpreendeu a todos nós foi a entrega do Vila Oculta e de Lucas Tavlos, que vestiram a camisa do projeto e entregaram tudo que podiam entregar”, afirma Geraldo Júnior, produtor cultural que está à frente da Opará Produtora.
O resultado desse processo criativo será visto (e ouvido) durante as lives sessions. Lucas Tavlos traz, em seu EP “Nebulosa”, uma caminhada artística cheia de experiências e amadurecimento, culminando na produção de um trabalho repleto de autoconhecimento. Já o grupo Vila Oculta, com o EP “Empilhe seus montes”, demonstra inspirações e sentimentos em forma de rap, com um misto de referências em outros gêneros musicais e forte influência dos anos 80. À frente do Casinha Lab, o produtor Iago Guimarães acompanhou de perto os dois projetos, os quais, para ele, já estão bem encaminhados.
“O EP de Lucas foi super legal de fazer pela facilidade com que os arranjos saíram e como todo mundo estava à vontade. Já o EP do Vila Oculta foi marcado por aprendizado dos meninos no processo de gravação, e como isso se traduziu em um material incrível muito rápido. Ambos têm muito em comum por serem artistas emergentes e com uma base já sólida muito cedo, com muita coisa boa para mostrar”, pontua Iago.
CASINHA INC. – Resultado da parceria entre Iago Guimarães (Casinha Lab), músico, produtor musical, engenheiro de mixagem e masterização, e Geraldo Júnior (Opará Produtora Cultural), produtor cultural, o projeto Casinha Inc. tem a proposta de reunir trabalhos musicais, já existentes e sem assessoramento artístico, contribuindo para a profissionalização e a visibilidade, a níveis local e nacional, no cenário cultural e musical, desses artistas. Com início em fevereiro deste ano, o projeto contou com diversos Workshops online e também a seletiva de 01 artista e 01 grupo musical, da região, que estão participando, durante os meses de março e abril, da etapa de incubação, com o assessoramento musical de Iago Guimarães e a produção executiva da Opará Produtora Cultural.
APOIO – O projeto Casinha Inc. tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Ascom Opará Produtora Cultural/Foto: divulgação
-
Management / Produção Executiva
Geraldo Júnior (Opará Produtora Cultural)