“Colorindo o artesanato da Chapada” ajuda a preservar e fomentar cultura local

thumbnail Urânia Viana Divulgação 6

Projeto realiza oficinas virtuais e gratuitas de pintura em cerâmica para mulheres de Utinga-Ba (Chapada)

O projeto “Colorindo o Artesanato da Chapada” realiza mais duas oficinas gratuitas de pintura em objetos de cerâmica e de barro, produzidos artesanalmente e típicos da cultura popular do interior da Bahia. A iniciativa, coordenada pela artista plástica Urânia Viana, tem como objetivo contribuir na valorização de artesãos e ajudar na capacitação de mulheres para usar a arte como uma fonte de renda local. O projeto já realizou duas oficinas em Lençóis no mês de fevereiro de 2021. Agora, por conta do avançar da pandemia, as oficinas serão realizadas de forma online e gratuita.

Serão duas turmas voltadas para mulheres residentes na região de Utinga. A primeira acontece no dia 27 junho, às 13h, para mulheres da Associação em Ação dos Moradores do Bairro Santa Luzia e a segunda será no dia 4 de julho, às 13h, aberta para moradoras da cidade. As interessadas podem se inscrever através do instagram @arteemtracos. Estão disponíveis 15 vagas para cada turma e as aulas acontecem por videoconferência. Cada aluna terá direito a um kit com tintas e material para pintura.

Utinguense e agitadora cultural, Urânia Viana, que também ministra as oficinas, diz que a ideia é valorizar a história e cultura da região através da pintura artística em objetos tradicionais do artesanato local, como panela de barro, moringa, pilão, telha e colher de pau. “A intenção é também incentivar essas mulheres a usarem a produção artística como fonte de renda”, afirma Urânia. Todo o material necessário para realização da oficina, incluindo peças, tinta e pincéis, será oferecido pelo projeto.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Gisele Santana/Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Imprimir