Nesta terça-feira (05.10), 22 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s), do Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira-PE, concluíram o ensino fundamental, por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os estudos foram realizados na Escola Estadual Professora Odete de Andrada Alves, localizada dentro da unidade prisional.
De acordo com a diretora da escola, Ana Maria Cordeiro, mesmo durante a pandemia, os alunos recebiam atividades escolares. “Mandávamos material para que eles fizessem e a participação foi de 100%”, explica. Durante a cerimônia de encerramento, os reeducandos receberam o certificado de conclusão.
O orador da turma fez questão de citar Paulo Freire com o texto: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Na próxima semana, eles já darão início ao ensino médio. “Educação e trabalho modificam o ser humano e no sistema prisional essa máxima não é diferente”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Ascom