Acerola: 15 surpreendentes benefícios para a saúde

Acerola

Não há dúvidas de que a acerola é uma fruta deliciosa que pode ser consumida a qualquer momento. Mas, não são todos que conhecem os incríveis e surpreendentes benefícios da acerola para o nosso organismo. O consumo diário de apenas 4 ou 5 acerolas é o suficiente para a reposição de vitamina C do corpo.

1. Melhora a saúde da visão

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

2. Fornece vitamina C

A acerola é uma das frutas com maior quantidade de vitamina que existem. Cerca de 180ml de suco de acerola tem a mesma quantidade de vitamina C de 14 litros de suco de laranja. Seu consumo é incentivado devido aos benefícios desta vitamina.

3. Fornece vitamina A

Uma única acerola é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A ara nosso organismo.

4. Rica em antioxidantes

A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres com facilidade.

5. Previne escorbuto

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

6. Ajuda a perder peso

A acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

7. Previne câncer de pulmão

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

8. Aumenta a imunidade

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

9. Melhora o metabolismo

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

10. Previne o “estresse oxidativo”

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

11. Reduz o açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

12. Previne problemas gastrointestinais

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

13. Melhora a saúde cardíaca

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

14. Aumenta produção de colágeno

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

15. Fornece nutrientes essenciais

Como vimos, a acerola é rica em vitaminas A e C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

Observações gerais sobre a acerola

Embora a acerola tenha propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo, não é recomendado a adoção de acerola como forma de tratamento sem nenhuma orientação médica. Antes de adotar qualquer tipo de tratamento, deve-se impreterivelmente buscar pela opinião de um médico ou profissional de saúde.

 

Fonte: Greenme/Foto: Divulgação


Imprimir