Mulungu é uma espécie com características medicinais. Ela é típica de países sul-americanos, sendo encontrada desde o Brasil até a Costa Rica.
Essa planta possui diversos nomes populares diferentes de acordo com a região onde são encontrados, como: capa-homem, amansa-senhor, bico-de-papagaio, capitão-do-mato, eritrina, canivete, sananduva e bico-de-arara, por exemplo.
O mulungu é muito usado em vários tipos de tratamento, principalmente nos relacionados à insônia e ao estresse. Isso acontece por conta da sua ação sedativa, tranquilizante e calmante, o que deixa quem o consome mais tranquilo. Além disso, ele também promove a diminuição da pressão arterial.
Dessa forma, você pode ingeri-lo através da infusão das castas do seu tronco. Evite o uso de suas sementes, pois elas são muito tóxicas, podendo levar à morte.
Conheça todos os seus principais benefícios.
Benefícios do mulungu
Combate a insônia e a ansiedade
Por possuir propriedades calmantes e sedativas, essa planta é muito indicada como solução natural para pessoas que sofrem de insônia e ansiedade. É recomendado que você ingira pelo menos uma xícara do chá feito com a planta ao dia.
Combate casos de estresse
Por ter ação tranquilizante, esse chá é ideal para pessoas que sofrem com altos níveis de estresse no seu dia a dia.
Ajuda no tratamento de problemas emocionais
Sua propriedade antidepressiva e tranquilizante são grandes aliadas dos tratamentos de problemas emocionais. Assim, esse chá é muito indicado para quem sofre de depressão, histeria, ataque de pânico, agitação, distúrbio do sono e compulsão.
Usado no tratamento de inflamações e outras condições de saúde
O mulungu também é comumente utilizado no tratamento de diversas doenças, como, por exemplo:
- Hepatite;
- Esclerose;
- Pressão alta;
- Cistite;
- Insuficiência urinária;
- Gengivite;
- Bronquite asmática,
- Coqueluche;
- Dores reumáticas;
- Tosses.
- Combate ao inchaço
Suas propriedades diuréticas conferem ao chá de mulungu a capacidade de desinchar o organismo. Isso acontece, principalmente, por conta do estímulo ao combate à retenção de líquido, já que ele elimina esse excesso através da urina.
Porém, é fundamental que você não exagere no seu consumo, a fim de não eliminar uma quantidade maior de líquido do que o necessário. Assim, você evita uma possível desidratação.
Ajuda no tratamento anticonvulsivo
O composto extraído das flores de mulungu podem auxiliar no combate a convulsões, ajudando a inibi-las.
Problemas no fígado
Esse chá também possui ação hepatoprotetora. Dessa forma, ele é capaz de proteger o fígado. Assim, seus antioxidantes também atuam na tonificação e fortalecimento de todos os órgãos do seu organismo.
Então, o chá de mulungu é muito útil, também, para pessoas que possuem algum tipo de problema hepático.
Auxilia tratamentos do coração
A ingestão do chá de mulungu auxilia na regulação do ritmo cardíaco, o que acaba diminuindo, também, a pressão arterial corporal.
Combate o tabagismo
O mulungu também é muito usado no combate ao tabagismo. Isso acontece porque um dos seus compostos é a erisodina. Esta é uma substância alcaloide capaz de bloquear os receptores de nicotina no cérebro.
O chá de mulungu
O chá de mulungu pode ser feito através da infusão da casca da planta. Porém, a sua super dosagem pode acabar ocasionando uma paralisia dos músculo, tendo que ser ingerido com bastante cautela.
Além disso, ingerir mais do que o indicado também pode afetar outros órgãos, possuindo um efeito negativo no seu organismo.
Então, é fundamental que você siga todas as recomendações de uso, a fim de tirar o máximo de proveito do chá de mulungu sem colocar a sua saúde em risco.
Recomenda-se utilixar de 4 à 6 gramas de casca seca da planta para cada xícara de água fervente. Tome uma xícara antes de dormir e uma ao acordar para se beneficiar da ação calmante desse chá. A casta deve ser fervida na água. E retirada antes de tomar o chá.
Leia também: O chá de canela de velho pode ser a solução para suas dores articulares
Fonte: blog.ingredientesonline.com.br/mulungu-beneficios/