Apenas um apelo simbólico, pois a água faz parte de nossa vida todos os dias. Entretanto ótimo o enfoque do ecologista José Pedro Naisser, como sempre, ao proclamar:
“NAO DEIXE QUE NENHUMA GOTA DE AGUA CHEGUE AO OCEANO, SEM QUE ELA TENHA SIDO UTIL A VOCE, A NATUREZA E A VIDA”
Para isto a água deveria seguir o seu caminho natural: evaporar nos oceanos, cair como chuva nos continentes através das monções, permear no solo até os lençóis freáticos, brotar de novo como minas que alimentam as nascentes e rios, alimentar as plantas, os que a utilizam, os animais (inclusos lógico os humanos) que a bebem, e seguir o seu curso normal de volta aos oceanos, naturalmente.
Com a intervenção humana na crosta terrestre com os desmatamentos desenfreados, plantações intensivas de monoculturas, pavimentações e impermeabilizações do solo em enormes áreas, as águas hoje em grande quantidade estão retornando aos oceanos rapidamente em forma de enxurradas e enchentes, ficando pouco nos continentes, ocorrendo sua falta generalizada.
Para que ela seja útil a nós, à natureza e a vida, ela teria que cumprir o seu papel natural no mundo que possibilitou inicialmente a florescência da vida. Esta quebra provocada está tornando o planeta hoje hostil à vida nele criada.
Está aí para quem quiser ver.
Roberto Barbieri/Passos-MG/Administração de Empresas e Ciências Sociais