Inaugurada recentemente para suprir uma demanda da região por um ambiente qualificado e preparado para o tratamento de pacientes em situações graves que necessitam de um acompanhamento intensivo, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Pedro em Remanso (BA), norte da Bahia, obtém resultados animadores em relação ao novo coronavírus (Covid-19). Localizada às margens da Barragem de Sobradinho (BA), na mesma região, Remanso vem se tornando referência regional no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Isso vem sendo possível com a ajuda do Hospital São Pedro. A unidade médica é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade baiana, tendo, inclusive, um histórico de atendimento à rede pública de saúde em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso foi importante para que a moderna UTI com 10 leitos do Hospital São Pedro fosse contratada, recentemente, por convênio com o Governo da Bahia, para tratamento exclusivo a portadores da doença, como reforço à rede de saúde pública da região norte do Estado. Desde então têm sido encaminhados pacientes de toda a região para tratamento do novo coronavírus.
Os médicos do Hospital São Pedro vêm utilizando com sucesso os mais modernos protocolos de assistência a pacientes com coronavírus, baseando-se nas experiências internacionais e em estudos científicos já publicados nos meios médicos, e cada vez mais as cenas com pacientes retornando aos seus lares e a suas famílias têm se tornado comuns nos corredores do hospital.
Nesta quarta-feira (17), a equipe voltou a comemorar boas notícias. Uma senhora de 59 anos, residente em Juazeiro (BA), e dois idosos – um senhor de 69 anos, residente em Campo Alegre de Lourdes (BA), e outra senhora, de 81 anos, moradora de Sobradinho (BA) – foram curados clinicamente e voltaram para suas casas, depois de passarem por internação na UTI e posteriormente pela Enfermaria Covid do Hospital São Pedro.
Foto: Divulgação