O Supremo Tribunal Federal abriu diversas brechas para a anulação de delações premiadas e de seus efeitos nos processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa decisão beneficia mais de um condenado pela Lava-Jato, já que dessa forma será possível recorrer em instâncias superiores (como fez Lula), e assim se livrar de suas penas. São pessoas como o empresário Emílio Odebrecht, da empreiteira Odebrecht, condenado a dois anos de prisão em regime semiaberto e a mais dois anos em regime aberto.
O desmonte dos nossos sistemas anticorrupção é cada vez mais nítido. Mas ainda assim é um pouco chocante ver esses absurdos partindo de autoridades que deveriam proteger a Lei acima de tudo em nosso país. Com todo o respeito, mas essa não me parece uma atitude digna do STF.
É uma vergonha! O pior de tudo é que agora os delatores poderão reaver o dinheiro que devolveram aos cofres públicos. Dinheiro do povo!
De fato, mais uma vez estão sendo abertas as portas para a corrupção passar. É um absurdo. Mais uma para coleção de vergonhas do Brasil!
Autor: Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)