Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home2/anoticia/public_html/antigo/plugins/content/jdvthumbs/jdvthumbs.php on line 865

Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Categories\CategoryNode::$images in /home2/anoticia/public_html/antigo/plugins/content/jdvthumbs/jdvthumbs.php on line 1859

Governo Federal aprova financiamento para compra de 169 novos ônibus para a cidade de Salvador (BA)

onibus

O Governo Federal autorizou duas empresas de transporte público de Salvador, na Bahia, a contratarem financiamentos para a compra de cento e sessenta e nove ônibus. Os valores alcançam mais de setenta e três milhões de reais e foram formalizados por meio do Programa Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros, o Refrota. A ação é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.

Marcos Daniel Souza, diretor substituto de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, explica o alcance do Refrota.

"É uma iniciativa do MDR para auxiliar as operadoras de ônibus a colocarem em circulação veículos, permitindo, desta forma, o cumprimento das exigências das Prefeituras com relação à oferta de equipamentos de qualidade para a prestação dos serviços aos usuários. Desta forma, o MDR acredita que esta linha de financiamento beneficia toda uma cadeia vinculada ao transporte público, o que permite avançar na melhoria da prestação do serviço e, por consequência, na mobilidade urbana das cidades, que receberão os novos ônibus".

Voltado exclusivamente a operações de crédito para o setor privado, o Refrota utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Podem solicitar acesso ao programa as concessionárias ou permissionárias, além das empresas participantes de consórcios e sociedades de propósito específico que detenham concessão ou permissão do transporte público coletivo urbano.

Fonte: Brasil 61/Foto: Divulgação/MDR

 

Festa literária ocupa centro histórico de Salvador

flipelo

Entre as mais de 100 atividades previstas na programação deste ano da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que começa nesta quarta-feira (17),  há espaço também para a música, o teatro, artesanato e a gastronomia.

De hoje (17) a domingo (21), quase uma centena de escritores, artistas, chefes e quituteiras convidadas pela Fundação Casa de Jorge Amado ocuparão os 123 espaços do Centro Histórico de Salvador (BA), destinados a celebrar a cultura, estimular a leitura e incrementar o turismo e o comércio na capital baiana. Este ano, o evento homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), autor de Vidas Secas, São Bernardo e outros clássicos brasileiros.

Entre os escritores que confirmaram presença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apresentação de novos livros estão Itamar Vieira Júnior, autor do romance Torto Arado, que se tornou um recente fenômeno de vendas, e a ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, de Explosão Feminista e vários outros títulos, além de Ronaldo Correia de Brito, que, este ano, publicou o livro de crônicas A Arte de Torrar Café.

As atrações musicais estarão a cargo de Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Jau (ex-Olodum) e a banda Sertanília, conhecida por fundir ritmos tradicionais do sertão (coco, maracatus, sambadas e terno de reis) à música erudita.

O acesso a todos os eventos presenciais será gratuito, mas quem não puder ir ao Pelô poderá acompanhar pelo canal do evento no YouTube – incluindo parte da programação infantil que, entre outras atrações, reservou espaço para a contação de histórias.

Vinte e oito bares e restaurantes do Centro Histórico vão integrar a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores, oferecendo pratos exclusivos, inspirados no tema Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69. A programação culinária contará ainda com oficinas gastronômicas a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Uma das oficinas, Vidas Secas: Comida de Sustança, tem relação com a obra mais famosa de Graciliano Ramos, abordando o preparo de pratos típicos como efó, farofa d´água, rabada e sarapatel. A conversa acontecerá na plataforma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19.

Já a Rota das Artes será composta por dez ateliês de artistas visuais que atuam e vivem no Centro Histórico de Salvador. Percorrendo-a, o público interessado poderá apreciar, gratuitamente, pinturas, mosaicos e esculturas, com diferentes técnicas. Os ateliês participantes ficarão abertos ao público durante todos os dias da Flipelô, a partir das 10h.

A programação completa do evento está disponível em https://flipelo.com.br/programacao/.

Agencia Brasil

Assembléia discute reconstrução de antiga Ferrovia Bahia-Minas

thumbnail Audiência Pública Ferrovia Bahia Minas

ALBA discute reconstrução de antiga Ferrovia Bahia-Minas e projeto que envolve expansão de Porto, Aeroporto e Rodovias no Extremo Sul da Bahia.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promove, na próxima quinta-feira (18), às 14 horas, na sala das comissões Herculano Menezes e Luís Cabral, a audiência pública sobre a Ferrovia Bahia - Minas e o ‘Projeto Multimodal Caravelas’. O debate, que será realizado pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, é uma iniciativa do deputado Osni Cardoso.O objetivo é discutir a proposta de reestruturação da antiga Ferrovia Bahia e Minas e a oportunidade de desenvolvimento para as regiões do sul do Estado e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Além disso, será apresentado o ‘Projeto Multimodal Caravelas’, que visa a expansão e integração do Porto, Aeroporto, Ferrovia e Rodovias que cortam a região de Caravelas-Bahia.Segundo o deputado Osni Cardoso, proponente do debate, “quando a Ferrovia Bahia e Minas operava normalmente, as regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo chegaram a ficar entre as dez maiores produtoras em itens como feijão, mamona, mandioca, milho, algodão, amendoim, batata inglesa e café em grão. Por isso a gente defende que retorne o debate para implantação de uma nova estrada de ferro. Pensar a reestruturação dela, é pensar em desenvolvimento econômico, escoamento seguro de produções, geração de emprego e renda”.Para compor o evento, estão previstas as participações do senador Jaques Wagner, do vice-governador da Bahia, João Leão, dos deputados estaduais da Bahia e representantes da Comissão Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA Maria Del Carmen e Pedro Tavares, do deputado estadual Robinho, do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, do diretor da Multimodal Caravelas, Fernando Cabral, do deputado estadual de Minas Gerais e presidente da Comissão de Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), João Leite, dos deputados federais Joseildo Ramos e Paulo Magalhães, do prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira, do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, além de representantes das Secretarias de Planejamento e Infraestrutura do Estado da Bahia.

Por Sarah Matos - Thiego Souza

Centenário do sambista baiano Riachão é celebrado com lançamento de álbum 'Humanenochum'

 capa

O sambista baiano Riachão, autor de mais de 400 composições, completaria 100 anos neste domingo (14). E, para celebrar a data, os produtores J. Velloso e Paquito produziram o disco "Humanenochum", que foi lançado nas plataformas digitais neste domingo.

Ao lado de Riachão, cantam Caetano Veloso (em Vá Morar com o Diabo), Tom Zé (Cada Macaco no Seu Galho), Dona Ivone Lara (Até Amanhã), Roque Ferreira (Quem É o Dono Dessa Mulher?), Carlinhos Brown (Pitada de Tabaco) e Armandinho (Choro Número 1). O álbum foi distribuído pela gravadora Velas e conta com 19 canções.

Também neste domingo, missa, cortejo e roda de samba nos bairros do Garcia e Pelourinho também marcaram o centenário do sambista em Salvador.

Clementino Rodrigues, o Riachão

Nascido no bairro do Garcia, na capital baiana, em 14 de novembro de 1921, Clementino Rodrigues era o caçula de uma família de 16 filhos. Ainda na infância assumiu uma nova identidade, que levaria pelo resto da vida. Aos nove anos, o filho da lavadeira e do carroceiro já fazia som batucando nas latas que usava para buscar água.

Riachão, que se tornou um dos mais importantes sambistas do país, compôs a primeira canção aos 12 anos. O que começou como improviso, o levou até um estúdio de gravação, no Rio de Janeiro, em plena era de ouro do rádio, nos anos 1950.

Um dos seus maiores sucessos "Cada Macaco no seu Galho", nasceu de um golpe que levou quando tentou montar um negócio no Garcia. A canção, que é uma das mais famosas do músico, foi lançada em 1972 nas vozes de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Além disso, Riachão é compositor de sambas como "Vá morar com o diabo", apresentado em disco em 2000, em dueto dele com Caetano, mas popularizado no ano seguinte com a gravação feita pela cantora Cássia Eller (1962 – 2001) para o álbum e DVD ao vivo da série Acústico MTV.

Lenço no pescoço, anéis, chapéu de feltro, um lenço no bolso e a inseparável toalhinha: Riachão é uma figura marcante no imaginário de Salvador.

A partir de Riachão, vieram tantos outros sambistas, alguns dos quais seriam seus parceiros de verso, como Batatinha e Panela. Outro artista consagrado que gravou Riachão foi Jackson do Pandeiro. O sambista baiano gravou o primeiro CD aos 80 anos.

Riachão morreu no dia 30 de março de 2020, de causas naturais.

Fonte:  g1 BA/Foto: Divulgação

Rui Costa decreta luto pela morte do dep. João Isidório

 Foto Camila GOVBA 1
 
O governador Rui Costa decretou luto oficial na Bahia por três dias, em razão da morte do deputado estadual João Isidório. Pelas redes sociais, Rui lamentou. "A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química. A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente", escreveu Rui Costa. A agenda do governador em Ilhéus, nesta sexta-feira (12), está cancelada.
Leia a nota de pesar na íntegra: "A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química. A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente. Meus sentimentos ao deputado federal Pastor Sargento Isidório. Nenhum pai deveria perder o filho, é muito triste... Que Deus conforte Isidório e toda sua família neste momento de imensa dor. Em sinal de pesar, está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias."
 
Secom

Trilha inicia novas turmas em Salvador

600860 programa na trilha do esporte 1 

Uma aula inaugural, realizada nesta terça-feira (9), às 9h, marca o início das atividades do Programa Trilha para 200 jovens de Salvador. A atividade acontece no Auditório Zezéu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o programa conta, nesta etapa, com um investimento de R$ 960 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).  Estão sendo disponibilizadas 600 vagas, divididas em 30 turmas, em 12 municípios. 

Na capital baiana, os cursos, com carga horária de 200 horas/aula, contemplam as cadeias produtivas de Arte e Cultura, Beleza Estética e Bem estar, Comércio e Atendimento e Tecnologia da Informação. 

O Programa Trilha tem como objetivo inserir no mercado do trabalho jovens, com idade entre 16 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de qualificação social e profissional. 

Serviço 

Lançamento do Programa Trilha em Salvador 

Quando?  9 de novembro (terça-feira), 9h 

Onde? Auditório Zezéu Ribeiro – 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, n° 310, Secretaria de Administração Penitenciária. 

Hospital baiano poderá realizar cirurgias a distância com a chegada do 5G

hOSPITAL

O Hospital Mater Dei Salvador, que está sendo construído na capital baiana, deve começar a funcionar no início do ano que vem. Com a chegada do 5G no Brasil, a unidade que promete ser referência em tecnologia na saúde já prevê a realização de procedimentos cirúrgicos remotos. A telemedicina é uma especialidade médica que oferece serviços a distância para o cuidado com a saúde, realidade que deve se tornar cada vez mais comum com a implantação da nova tecnologia, que pode ser até 20 vezes mais rápida que as redes atuais.

Para o deputado federal Alex Santana (PDT-BA), o 5G oferece perspectivas positivas para a medicina: “Soluções mais rápidas com relação a exames, hospitais, que tenham maior nível de tecnologia para resposta na área de saúde”, disse. De acordo com o parlamentar, a instalação do 5G deve facilitar que empresas do segmento da telemedicina se instalem no interior, se conectando com cidades-pólo para oferecer atendimento.

A telemedicina tem grande potencial de melhorar o atendimento em saúde no país, pois facilita os processos ao colocar um maior número de pessoas em contato com a saúde de forma on-line, conectadas a profissionais capacitados para esse tipo de assistência. A melhoria da rede móvel deve possibilitar a redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais, com assistência a distância em comunidades que precisam, mas não têm acesso ao médico.

Com a tecnologia, é esperada uma verdadeira revolução na conectividade, como pontuou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet. “Terá um impacto, creio eu, até muito maior para as empresas. Porque o 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não somente entre as pessoas, mas sobretudo, entre máquinas. É máquina conversando com máquina, é máquina conversando com a infraestrutura”, afirmou.

Além disso, o deputado Alex Santana destacou que os investimentos ocasionados pelo leilão das faixas de frequência consequentemente devem resultar também em ganhos diretos para a economia local. “A implantação da tecnologia 5G na Bahia deve gerar no nosso entendimento vagas de emprego, muitas aberturas de postos de trabalho. Irá facilitar que empresas se instalem nas cidades e nos interiores criando novas oportunidades.” 

A nova tecnologia de transmissão ainda vai demandar das empresas de telefonia investimentos em equipamentos para que o sinal chegue em todo o país. O planejamento do Governo Federal é alcançar todas as capitais brasileiras até meados de 2022 e o país inteiro até 2028.

content Prazos Leilão 5G

Leilão de frequências 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para 4 de novembro o leilão das faixas de frequência do 5G no Brasil, que deve movimentar R$ 49,7 bilhões. Desse total, R$ 10,6 bilhões devem ser desembolsados pelas empresas vencedoras para pagamento das outorgas (direito de explorar comercialmente o 5G). Esse valor irá para o caixa do governo, se todos os lotes ofertados forem arrematados. E outros R$ 39,1 bilhões terão que ser investidos pelas empresas vencedoras para cumprir as contrapartidas, ou seja, as exigências previstas no edital.

No leilão, serão ofertadas quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 26 GHz; e 3,5 GHz. A faixa de 3,5 GHz é a que desperta mais interesse das empresas de telefonia, por exigir menos investimentos para a implantação da tecnologia. 

O edital prevê, para cada uma das quatro faixas, exigências que terão que ser cumpridas pelas empresas vencedoras do leilão, como disponibilizar 5G nas capitais do país até julho de 2022, levar internet 4G para as rodovias e a construção de uma rede privativa de comunicação para a administração federal.

Fonte: Brasil 61/Cirurgia - Foto: Ebserh

Patrimônio histórico fundado no século 19 na Bahia sofre com degradação, construção irregular e abandono

Foto Passeio Público de Salvador foto divulgação 2

Inaugurado em 1810, O Passeio Público de Salvador reúne um conjunto valioso de monumentos e patrimônios materiais e culturais importantes, como o Palácio da Aclamação e o Teatro Vila Velha.Sob a gestão do IPAC-BA (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), o Passeio Público de Salvador vem sofrendo diversos problemas relacionados à degradação do patrimônio público:  como deficiência de iluminação e de preservação do espaço, ausência de porteiro na guarita, construção irregular na vizinhança e falta de fiscalização dos veículos que estacionam no local. Todo esse descaso se soma à interdição do portão da entrada principal, pela avenida sete de setembro, e a negligência com a retomada das atividades culturais, de lazer, turismo e visitação pública ao local.

A negligência com o Passeio Público de Salvador se agravou com a pandemia e permitiu a ampliação irregular do gabarito de um imóvel residencial, ao lado do Teatro Vila Velha, na Rua da Gamboa de Cima, que já havia sido embargada pelo IPAC, entre 2007 e 2010, justamente por descaracterizar a paisagismo e o padrão arquitetônico de uma área tombada, no entorno de um patrimônio material tombado: o Palácio da Aclamação, que data do final do século 19. Foi instalado um acesso da casa direto para o mirante, por uma escada instalada na laje. A casa fica bem em frente ao Flat Solar da Gamboa. E a questão que fica é: como é que o Ipac, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA) permitem esse tipo de intervenção irregular?
“O Passeio Público de Salvador aos poucos foi entregue a falta de cuidados, falta de manutenção... Abandonado pelos Poderes Públicos, favorecendo a degradação, atos de vandalismo e total descaso. Com a calamidade pública da Pandemia de Covid-19 - este local que já teve sua época de ouro - foi entregue ao seu total abandono. Urge a necessidade de que o local venha a ser olhado pelo estado e pelo município, no sentido de revitalizá-lo, para resgatar a sua finalidade primordial dedefc patrimônio público oficial de Salvador e da Bahia”, denuncia Zanoni Sampaio Ferrari, Líder Comunitário da Central de Lideres Comunitários de Salvador.
Uma outra grande contradição do Passeio Público de Salvador é a ausência de acessibilidade, justamente no local onde está sediada a Abadef – Associação Baiana de Deficientes Físicos, presidida pela assistente social Silvanete Brandão; e onde muitas pessoas com deficiência são atendidas.
Entretanto continua a ser um pulmão verde e oásis de tranquilidade e silêncio, em meio ao movimentado centro da cidade, para os moradores do entorno. O Passeio Público também reúne um conjunto de monumentos históricos,  e árvores seculares,  inclusive palmeiras imperiais plantadas durante a visita de D.Pedro II. Sem falar no tradicional Teatro Vila Velha, que há 57 anos é um centro cultural de referência para todo o Brasil.

Bahia cidadania

Carro roubado há seis anos em Salvador é recuperado em Serra Talhada

CarroRoubado Serra 1

Motorista teria adquirido o veículo por um preço bem abaixo do valor de mercado.

Um carro que havia sido roubado há cerca de seis anos em Salvador, na Bahia, foi recuperado na quarta-feira (20), na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O motorista do veículo foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O flagrante foi realizado durante a abordagem a um carro com placas de Simões Filho, na Bahia. Após uma verificação detalhada, a equipe descobriu que o veículo havia sido roubado no dia 30 de outubro de 2015.

O motorista disse ter adquirido o carro por R$15 mil, mas o valor de mercado é mais que o dobro. Ele informou também que o carro era financiado e estava com as parcelas atrasadas.

O caso foi encaminhado à Delegacia

PRF

Projeto social dedicado ao futebol feminino entrega uniformes no núcleo Pituaçu 

thumbnail ALUNAS DO PROJETO ESPORTE NA CIDADE. FOTOS Divulgação

Após alguns anos jogando futebol pelas quadras do bairro de Narandiba, a jovem  Janayna Nascimento Castro, 13 anos, tem, agora, a oportunidade de praticar a modalidade esportiva em um campo profissional e com orientação técnica qualificada. Janayna é uma das muitas garotas que se deslocaram nesta quarta-feira (20) ao estádio de Pituaçu, onde as aulas gratuitas do projeto Esporte na Cidade serão dadas, para receber o uniforme completo e garantir a sua vaga nas aulas de iniciação no núcleo de futebol dedicado apenas ao público feminino. 

Feliz com a oportunidade, Janayna afirmou estar, finalmente, “realizando um sonho”. E qual a sua meta? “Voar, conhecer vários países e dar uma vida melhor para minha mãe”, profetizou a jovem, aluna do 7º ano da Escola Municipal Governador Roberto Santos, coincidentemente o mesmo nome do equipamento esportivo onde Janayna, a partir da próxima semana, inicia, pela primeira vez, o aprendizado técnico em busca da concretização de um antigo sonho. 

O Projeto Esporte na Cidade, que está em sua segunda edição no estádio de Pituaçu, irá atender 150 meninas de 7 a 17 anos e é realizado pela entidade De Peito Aberto (DPA), por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Itaú, SporTV, White Martins e Rede, com apoio da Superintendência dos Desportos do estado da Bahia, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.  

Inclusão - Ao participar da entrega de uniformes, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a importância da parceria e do projeto, enfatizando que “o Esporte na Cidade visa garantir a iniciação esportiva do futebol feminino, orientação pedagógica, inclusão social e formação de cidadania. São todos esses valores que estão sendo oferecidos a essas meninas”, disse o gestor. 

Professora do núcleo, a jogadora profissional Paloma Nunes é quem faz a entrega do uniforme - blusa, bermuda, meião e chuteira -, já conhecendo de perto cada aluna. “A primeira edição aqui em Pituaçu foi uma experiência inesquecível. Por isso, é grande a expectativa para este segundo ano do projeto Esporte na Cidade”, destacou a atleta. 

As aulas terão início no próximo dia 25, acontecendo às segundas e quartas, sempre no contraturno escolar, não interferindo no rendimento escolar das alunas. Participam meninas da faixa etária estipulada e com frequência na rede de ensino.  

 
Ascom Sudesb
Hilda Fausto - DRT 174

Outubro Rosa: Mais de 100 mulheres são atendidas em mutirão de saúde das mamas

Mutirão Laços de Vida 03
A ação aconteceu na Maternidade Climério de Oliveira neste sábado, 16 de outubro.
 
Mais de 100 mulheres foram atendidas no último sábado, 16 de outubro, durante o mutirão Laços de Vida que aconteceu na Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh), no bairro de Nazaré, em Salvador-BA, em a parceria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional Bahia (SBOC) e do Hospital Aristides Maltez (HAM).
 
Todos os atendimentos foram realizados via Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes da rede pública residentes no estado da Bahia.
 
O mutirão realizou 99 consultas com mastologistas, 50 mamografias e 47 ultrassonografias mamárias. Além disso, ficaram agendadas seis punções mamárias a serem realizadas na Maternidade nos próximos dias e diversos casos continuarão em atendimento na unidade e algumas mulheres já foram encaminhadas para acompanhamento no HAM por estarem com suspeita de câncer de mama.
 
De acordo com Sinaide Coelho, superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, o objetivo foi justamente seguir a linha de cuidado do atendimento à mulher em relação à saúde das mamas: “Nossa meta era garantir o atendimento seguro e o encaminhamento na rede, ambulatorial ou hospitalar, para as mulheres atendidas. Ações como esta reforçam o nosso papel de maternidade-escola pois é uma forma de educar para a saúde contribuindo também com informação para as mulheres que participaram e que serão multiplicadoras da importância desse cuidado”, declarou Coelho.
 
É como pensa também a professora Edna Maria Marticowcki, que foi atendida durante o mutirão. Edna, que tem 54 anos de idade, reforçou a importância da realização da consulta com mastologista além da mamografia anual:
 
“Foi muito importante passar pela consulta, pois às vezes conseguimos fazer o exame na rede pública, mas não temos um profissional para acompanhar ou interpretar o exame e aí não sabemos se temos a doença e o que temos que fazer para tratar. Fazer um mutirão assim é bom porque chama a atenção de todas as mulheres. Nós precisamos nos cuidar primeiro para podermos cuidar dos outros e temos que alertar a quem pudermos”, enfatizou a professora.
 
Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que o número de mamografias realizadas na rede pública diminuiu 42% no ano de 2020 em comparação a 2019. A avaliação das estimativas da taxa de detecção da doença, a partir deste exame, sugere que cerca de 4mil casos de câncer de mama não foram diagnosticados apenas no ano passado.
 
“Diante desse cenário, a SBOC propôs a realização do mutirão na Maternidade a fim de garantir que as informações sobre o câncer de mama sejam compartilhadas e para contribuir na detecção precoce da doença. Nós também precisamos estar envolvidas no processo de promoção de saúde da população”, explicou Renata Cangussu, oncologista e presidente da SBOC – Regional Bahia.
 
A coordenadora do Serviço de Mastologia do HAM, Ana Cláudia Imbassahy, foi uma das mastologistas que atenderam durante o mutirão e que reforçou a importância do cuidado com a saúde e da detecção precoce do câncer de mama:
 
“Toda mulher deve ter cuidado com suas mamas, realizar os exames e as consultas periódicas e conhecer seu corpo e fazer o autoexame, tocar os seios, para avaliar se tem algo fora da normalidade. Além disso, é preciso ter bons hábitos de vida, cuidar da alimentação, fazer atividade física e evitar o consumo de bebida alcoólica pois são condutas que contribuem para o não aparecimento da doença. Quanto mais cedo diagnosticarmos o câncer de mama e mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor!”, orientou Imbassahy.
 
Além das três instituições realizadoras, o mutirão contou ainda com o apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM). Trabalharam diretamente na ação mais de 50 pessoas entre profissionais de saúde e administrativos, sendo as profissionais de mastologia e de ultrassonografia totalmente voluntárias, vindas das organizações parceiras.
 
Tags:
Mutirão, mamografia, saúde das mamas, câncer de mama, mastologia, mastologista, anoticiadovale.com
 
 



Assessoria de Comunicação
Superintendência

Maternidade Climério de Oliveira
http://mco-ufba.ebserh.gov.br" data-linkindex="1" style="-webkit-font-smoothing: antialiased; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: baseline;">mco-ufba.ebserh.gov.br

Adolfo Menezes assume Governo da Bahia a partir de amanhã

2021 10 17 adolfo leao 616c1bf5194

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), transmitiu hoje (16.10) o cargo de governador da Bahia para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes. O pessedista comandará o Palácio de Ondina de amanhã até o dia 29 de outubro. Com isso, o deputado Paulo Rangel (PT) assumirá a presidência da ALBA. 

As trocas no comando do Executivo e do Legislativo ocorrem em virtude da ausência simultânea do país do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão, que estarão em viagem oficial internacional.

“É uma honra muito grande poder assumir dois dos poderes  constituídos da Bahia, o Legislativo e, agora, o Executivo. Será por um breve período, mas confesso que nem nos meus sonhos mais dourados esperava que um dia isso acontecesse. E está acontecendo. Ser  governador a partir de amanhã, ainda que temporário, de um estado ímpar na economia, na história, na cultura, com um povo especial, é uma honra sem igual. E passa  todo um filme na cabeça, da minha infância em Campo Formoso, de meus pais, de meu irmão Herculano, de minha família e de meus amigos. Só posso agradecer a Deus por este momento”, declarou Menezes, na transmissão de cargo, realizada hoje, pela manhã, na  Governadoria.

João Leão disse no Ato de Transmissão do Cargo de Governador que a Bahia estará em boas mãos. “Adolfo é um homem responsável, consciente do tamanho da responsabilidade e, principalmente, preparado para encarar mais este desafio. Que Deus ilumine a sua breve passagem pela governadoria a partir de amanhã, para que a paz e o trabalho pela Bahia continuem”, destacou Leão.

O governador em exercício, que só toma posse amanhã à noite, diz que vai cumprir a agenda combinada com o governador Rui Costa e com o vice-governador Leão. “Será uma gestão de lealdade e alinhamento total de ideias. É uma substituição temporária, por força legal, portanto vou seguir o programa de governo deles, que foram eleitos pelo povo da Bahia, que votou e confiou neles para gerir o Estado”, justifica Adolfo Menezes.

Fonte: bradojornal.com/Foto: Divulgação

 

Bahia prepara-se para receber eventos nacionais de boxe

thumbnail Foto Marcus Carneiro 2

Com o recente anúncio do edital para contratação da empresa que irá reformar o espaço que sediará o Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, em Salvador, e de olho no planejamento do calendário para 2022, a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) anuncia a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade no estado. 

Na manhã desta terça-feira, 28, Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, reuniu-se com o presidente da CBBoxe, Marcos Cândido de Brito, o presidente e o vice-presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional da Bahia, respectivamente Afonso Carlos e Joílson Santana. Na pauta, foi discutida a possibilidade de reunir os principais atletas do Brasil disputando eventos na Bahia. 

“Assim como já acontece com muitas outras federações esportivas, a Sudesb tem uma parceria consolidada com a Federação de Boxe da Bahia. Agora, juntamente com a confederação, estamos pleiteando a realização de competições importantes, como uma etapa do nacional e eventos internacionais”, disse o gestor estadual do esporte, Vicente Neto. 

Ainda de acordo com o gestor, a parceria torna-se ainda mais consistente com o investimento de R$ 4,2 milhões que o Governo da Bahia está fazendo para a implementação do Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais. “O objetivo é garantir as condições adequadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, e também para a realização de eventos”, concluiu.  

Vicente também lembra que o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, passa, neste momento, por reforma, num investimento de R$3,3 milhões. Após a conclusão, o equipamento irá abrigar as principais competições nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, dentre elas, as artes marciais. 

Empolgado com a reunião, o presidente da CBBoxe, Marcos Cândido, entende que é preciso dialogo e força de vontade para grandes eventos acontecerem. “Eu já me senti em casa. A Bahia tem grandes possibilidades de ser uma das sedes que, para mim, será uma realização. O resultado disso é consolidar a Bahia como celeiro de atletas do boxe, como já acontece há alguns anos, e também em um local de competições nacionais e internacionais. Vou fazer todo sforço para isso acontecer”, disse.  

Ascom Sudesb/Marcus Carneiro DRT 3614

Vereadores não poderão mudar de partido para disputar eleições, diz Ismerim

ademir 900x615

O advogado especialista em direito eleitoral Ademir Ismerim, em conversa nesta quinta-feira (23) com este Política Livre, salientou que a mudança de sigla partidária durante o período chamado de “janela partidária” para disputa de novo mandato eletivo em 2022 não é permitida a vereadores, mas somente a deputados estaduais e federais.

Ou seja, de acordo com a regra eleitoral, somente deputados estaduais e federais podem mudar de legenda com vistas à eleição por novo partido. A regra não se aplica a vereadores. “A janela é somente para quem está em final de mandato”, pontuou Ismerim.

Em 2018, consulta a respeito desse tema foi realizada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando foi questionado se incorreria em infidelidade partidária com perda de mandato o vereador que mudasse de partido para disputar cargos no pleito daquele ano.

Os ministros Admar Gonzaga e Rosa Weber responderam, em abril de 2018, que a “[janela partidária] somente se aplica ao eleito que esteja ao término do mandato vigente, o que não se verifica em relação a vereador […] que se desfilie para concorrer nas eleições gerais subsequentes à respectiva posse no mandato municipal”.

Davi Lemos/Foto: Divulgação

Diário Oficial do Estado deixa de circular versão impressa

 thumbnail Foto Camila Souza GOVBA2
 
O Diário Oficial da Bahia deixa de produzir a versão impressa e passa a ser veiculado somente em versão digital. Com o objetivo de diminuir custos e atualizar ainda mais os serviços, além de seguir uma tendência mundial de preservação da natureza, a partir desta terça-feira (21), o Diário Oficial permitirá acesso imediato as suas edições do dia, além das versões anteriores através da plataforma DOLL (Diário Oficial On – Line).
 
A novidade está na possibilidade de o leitor obter a edição do diário certificada, o que garante finalidade documental comprobatória. “O diário oficial on-line é uma evolução, pois temos uma preocupação com o meio ambiente, e por isso, o on-line vai estar num aplicativo, que até mesmo através do celular as pessoas podem acessá-lo e ter gratuitamente a edição desejada, porém, se o leitor necessitar de alguma edição ou uma página qualquer impressa, nós vamos lhe dar uma certificação digitalizada, ou seja, um diário oficial com validade jurídica. Vejo de uma importância capital nós acompanharmos a evolução dos tempos e por isso estamos on-line com o diário oficial”, explica o diretor-geral da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Roberto Brito.
 
No Brasil, diversos estados e a União já deixaram de imprimir seus Diários Oficiais. Na Bahia, o DOE circulava há 107 anos, com a primeira edição divulgada no dia 7 de setembro de 1914. Publicado todos os dias, exceto domingo e segunda-feira, com todas as informações oficiais do estado, além de decisões tomadas, reuniões, editais, nomeações, licitações, o Diário Oficial tem a incumbência de comunicar e validar assuntos de interesse da sociedade.
 
Segundo Roberto Brito, a decisão vai trazer uma economia importante, uma vez que toneladas de papel são gastas para imprimir as tantas edições do Diário Oficial. “Há a economia financeira, e a preservação para o meio ambiente”.
 
 
Foto: Camila Souza/ GOVBA

Secom 

 

Bruno aumenta expectativa para Carnaval: 'Temos condições de planejar em 3 meses'

salv

As expectativas para a realização do Carnaval em 2022 voltaram a crescer após a flexibilização dos protocolos para a retomada dos eventos na capital baiana e para o prefeito Bruno Reis (DEM), é possível que a festa seja planejada dentro de três meses.

Durante o lançamento da Carteira Digital de Vacinação no Teatro Gregório de Mattos, nesta terça-feira (14), o gestor municipal voltou a falar sobre a reunião marcada para outubro que irá definir a realização da folia momesca e do Réveillon de 2021 (leia aqui) e pontuou que o curto tempo de planejamento não chega a ser um problema para a prefeitura, mas sim para o setor de eventos.

"A Prefeitura tem condições de realizar (o Carnaval), em 3 meses ele está planejado. A gente já tem o know how, expertise, já realizamos oito carnavais consecutivos, mas tem todo o trade, todo o segmento cultural de entretenimento. Eles não têm condições de se organizar se não tiver um tempo mínimo, então nós vamos discutir como será esse Carnaval e se será possível", disse.

Empresários do setor de entretenimento garantem que já existe um planejamento para a folia e plano B para caso ela não aconteça no formato tradicional. 

Para Bruno, a flexibilização dos protocolos para a realização dos eventos é um bom sinal para o futuro do setor.

"O evento-teste permitiu a gente validar alguns desses protocolos, outros nós extraímos das experiências que vem acontecendo em outras capitais do Brasil e cidades do mundo, que já estão em vigor". 

por Jade Coelho / Bianca Andrade/Foto: Reprodução / Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

BandNews Salvador tem nova coordenação


thumbnail Maria Lorena

A jornalista e relações públicas, Maria Lorena Alves, vai comandar o jornalismo da BandNews Salvador. A partir de amanhã, ela assume a coordenação de jornalismo da rádio sob a direção de jornalismo de Zuleica Andrade. Após a saída da jornalista Arla Coqueiro, a Band Bahia resolveu valorizar a “prata da casa”, e Maria Lorena, já então coordenando o turno da tarde, foi a escolhida para o desafio.

“Estou muito feliz. Quero continuar com o compromisso com o ouvinte que é o principal motivador dessa rádio e manter a credibilidade que o grupo possui”, afirma a jornalista, que está na emissora desde 2014 quando foi editora e apresentadora do BandNews Segunda Edição. “Eu sempre tive o desejo de entrar para a emissora, e quando ouvia a rádio BandNews, pensava que um dia ia trabalhar nela. Sou fã de Ricardo Boechat, grande mestre que tive oportunidade de encontrar em alguns momentos que foram preciosos para mim”, conta a nova coordenadora.

Maria Lorena tem 33 anos e há 10 se dedica ao jornalismo, sendo que sete deles foram vivenciados dentro da Band. “Eu respiro a rádio e fico grata a Zuleica Andrade e Augusto Correia Lima pela confiança. Eles acreditam no meu trabalho e valorizam os profissionais da casa. Isso é muito motivador, inclusive, para o restante da equipe, que também se espelha em mim”, completa.

Por Litiane de Oliveira

 

 

 

Sudesb entrega tatames em sede do jiu-jitsu paradesportivo, em Sussuarana

divulgacao3

Na manhã do último sábado (28), foram entregues 50 tatames à sede do jiu-jitsu paradesportivo, localizada no bairro de Sussuarana, em Salvador. A doação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), durante visita do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto. 

A doação foi uma homenagem antecipada ao Dia Nacional das Artes Marciais, comemorado hoje (30), com objetivo de incentivar a modalidade e fortalecer a prática do esporte entre pessoas com deficiência. O jiu-jitsu paradesportivo da Bahia é responsável por gerar muitos talentos, como o campeão mundial Igor Nogueira, atleta apoiado pelo programa FazAtleta, da Sudesb, em 2019.  

As boas notícias continuam. O projeto do Centro de Boxe da Bahia está em processo de adaptação ao novo espaço, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa. A mudança de local deu-se a partir do parecer desfavorável do Iphan à área inicialmente projetada, na Av. Luiz Tarquínio, por estar localizada ao lado do centenário prédio do Abrigo D. Pedro II. 

Com a necessidade de redequação, o Governo do Estado decidiu incorporar outras modalidades de artes marciais - boxe, karatê, jiu-jitsu e judô - e apoiar ou mesmo abrir núcleos para aulas de iniciação esportiva em bairros distintos da capital (Largo de Roma/Cidade Baixa, Cajazeiras, Brotas, São Caetano, Pau Miúdo, Cidade Nova), um projeto piloto no município de Santo Antônio de Jesus (Recôncavo baiano), além de um núcleo em Lauro de Freitas. 

Outra definição importante para artes marciais foi garantir que o então prédio que até recentemente abrigou o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, seja o espaço principal para receber competições estaduais, nacionais e internacionais destas e de muitas modalidades esportivas, consolidando a característica multiuso já testada da arena. 


Ascom Sudesb -Manuela Meneses (estagiária) 

Livro com experiências da equipe de enfermagem do HGRS será lançado no dia 25

thumbnail Foto Carol GarciaGOVBA 5

‘Gestão, assistência e ensino no Hospital Geral Roberto Santos: implementação das Políticas Públicas de Saúde pela equipe de Enfermagem’ é o título do livro que será lançado na próxima quarta-feira (25), às 14h. Trata-se do segundo volume da coleção Evidências do Cuidado de Enfermagem no Hospital Geral Roberto Santos. O primeiro volume foi lançado em 2019. 

O lançamento da obra acontecerá no modelo híbrido. Para o público que participará de maneira presencial, o encontro será no Auditório 2 do HGRS (localizado no segundo andar do edifício anexo). Para os interessados em acompanhar virtualmente, a transmissão ocorrerá pela plataforma de videoconferência Microsoft Teams, pelo link https://bit.ly/lancamento-livro-hgrs.  

O livro ‘Gestão, assistência e ensino no Hospital Geral Roberto Santos: implementação das Políticas Públicas de Saúde pela equipe de Enfermagem’ https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36216-gestao-assistencia-e-ensino-no-hospital-geral-roberto-santos-brimplementacao-das-politicas-publicas-de-saude-pela-equipe-de-enfermagem-brcolecao-evidencias-do-cuidado-de-enfermagem-no-hospital-geral-roberto-santos-brvolume-2" data-linkindex="1">(Editora CRV) é um compilado de estudos – em sua maioria, relatos de experiências de trabalhadoras e trabalhadores de enfermagem atuantes no Hospital Geral Roberto Santos. Traz, ainda, trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino que utilizam o HGRS como campo para formação prática dos estudantes de enfermagem nas mais diversas áreas assistenciais. É organizado pelos enfermeiros Aldacy Gonçalves Ribeiro, Márcia Fernandes Silva e Rogério Ribeiro.  

De acordo com a diretora de enfermagem do HGRS, Indaiane Abade, as ações registradas no livro corroboram para o fortalecimento do cuidado e entrega de uma assistência de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde. “Essas práticas ratificam políticas de inclusão, acessibilidade e centralidade na pessoa. É reconhecidamente fonte de modelos a serem compartilhados SUS afora”, afirma. 

Para o diretor-geral da instituição, Adil Duarte, o texto revela anos de prática laboriosa em constante aprimoramento: “e, vindo à luz, atinge em cheio as finalidades de uma instituição que visa à assistência, ensino e pesquisa”.  

Na avaliação dele, o documento tem tudo para se transformar em manancial de consulta. “É assim que nosso hospital se robustece para proporcionar atendimento de qualidade crescente à população usuária do SUS”, comemora. 

Confira, abaixo, a programação de lançamento do livro. 

14h – Abertura, com a diretoria do HGRS 

14h40 – Conferência de abertura, com Carina Picanço 

15h – Apresentação do livro, com organizadoras 

15h40 – Coquetel e autógrafo do livro  

16h40 – Encerramento  

 
Louise Cibelle
Assessora de Comunicação 

Fábio Vilas-Boas pede exoneração do cargo de secretário de Saúde do estado

vilas boas 690x450

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, entregou, aontem à tarde, uma carta com pedido de exoneração do cargo, que ocupava desde janeiro de 2015. A solicitação foi aceita pelo governador Rui Costa.

Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que "me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa". Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo. 

O governador Rui Costa agradeceu pelo empenho com que o médico conduziu a pasta durante sua gestão. O substituto de Fábio Vilas-Boas será anunciado nos próximos dias. Interinamente, a Sesab será conduzida pela subsecretária Tereza Paim.

A decisão foi tomada depois que se tornou público o destempero do ex-titular da Sesab, que agrediu e ameaçou verbalmente a empresária Angeluci Figueiredo, dona do restaurante Preta, na Ilha dos Frades. Ele usou o whatsapp para chamar a chef de cozinha de “vagabunda” após ter tido uma reserva cancelada.

Mesmo depois de explicar a Vilas Boas que o cancelamento ocorreu devido ao mau tempo e que a Capitania dos Portos orientou o fechamento dos estabelecimentos na ilha por considerar não haver navegabilidade, o ex-secretário não só enviou as mensagens, como invadiu o lugar. Imagens das câmeras de segurança do restaurante mostram o momento. 

Depois que sua mensagem vazou e gerou repercussão, ele admitiu o erro e veio a público pedir desculpas no Twitter.

Alô Alô Bahia/Foto: Divulgação