"Saúde Sem Fronteiras" planeja ações para as mulheres em Sobradinho

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

sem fronteirasNesta sexta feira (2) aconteceu um encontro entre os agentes de saúde de Sobradinho e profissionais do programa itinerante do governo do estado da Bahia "Saúde Sem Fronteiras", com o objetivo de fortalecer a luta contra o câncer de mama e planejar o atendimento do programa no município, com oferta dos serviços de mamografia, exames complementares e tratamento para as mulheres que estão na faixa etária entre 50 a 69 anos através da estratégia itinerante.

O "Saúde Sem Fronteiras", chegará a Sobradinho no próximo dia 26 de junho para atender o público feminino. A campanha se estenderá até o dia 06 de julho. Serão 10 dias para realização de exames. O programa vai disponibilizar 140 exames por dia, sendo 70 por turno. A unidade móvel funcionará das 7 da manhã às 18 horas. 

Para ser atendida, a paciente deverá portar os seguintes documentos: RG e cartão do SUS.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.705 mulheres estão na faixa etária de cobertura do programa, no entanto, apenas 17% contam o serviço de rastreio. A campanha pretende atingir um percentual de 90% de cobertura.

“O Prefeito Luiz Vicente está dando todo o apoio a essa campanha, procurando por meio desta secretaria, mobilizar todas as unidades de saúde em torno dessa ação. O nosso maior desafio é conscientizar as mulheres que estão na faixa entre 50 a 69 anos a aderir à campanha contra o câncer de mama. E para sensibilizá-las, não pouparemos esforços para mobilizar equipes nesse trabalho em favor da saúde preventiva das mulheres da nossa cidade.” informou Jaílson Silva Souza, Secretário de Saúde.

 

Ascom PMS

Prefeitura de Sobradinho realiza Audiência

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

a publica

 

...Pública para prestação de contas aos munícipes.

A Prefeitura de Sobradinho realizou na manhã desta segunda-feira (29) a apresentação do relatório de receitas e despesas da execução orçamentária referente ao exercício do primeiro quadrimestre de 2017. A Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação de secretários, vereadores, servidores públicos e moradores de Sobradinho..

“Observou-se no relatório que o município vem executando suas despesas em observância ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal cumprindo os índices e demonstrando compromisso com a transparência e com o equilíbrio orçamentário. Da parte do poder legislativo, os vereadores tem exercido o seu papel de acompanhamento e fiscalização quanto a aplicação dos recursos públicos pelo poder executivo, assim como tem procurado acompanhar a execução orçamentária e o cumprimento da LRF, da Constituição Federal e do orçamento vigente” avaliou o Diretor da Câmara de Sobradinho, Joselito dos Santos Macedo

O Presidente do Legislativo Municipal também acompanhou a prestação de contas e se manifestou “Percebemos que esta gestão é comprometida com o erário púbico e faz questão de prestar contas a comunidade. Esta Audiência Publica é realizada regularmente, como determina a lei e numa demonstração do  compromisso da prefeitura de informar à sociedade e as entidades, a situação do município e o que está sendo feito com os recursos públicos. Percebemos que esta gestão está alinhada com a transparência e com a responsabilidade com o dinheiro dos munícipes" declarou Jarques Canturil.

"A aplicação dos recursos do município pode ser vista, concretamente, nas ruas da cidade que se transformou em um canteiro de obras. Estamos pavimentando ruas e avenidas de Sobradinho, com recursos próprios; o serviço de melhoria e ampliação da iluminação está sendo executado; estamos construindo outros equipamentos municipais e garantindo contrapartida nos diversos programas que desenvolvemos, além de manter, rigorosamente em dia o pagamento. Primamos por uma gestão transparente, responsável e séria na aplicação dos recursos públicos", ressaltou o Prefeito Luiz Vicente Berti.      

 

Ascom PMS

 

Idoso quebra o fêmur em Sobradinho e não consegue vaga para operar

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

18698357 1907881826126344 3340886228091101969 nVenho aqui compartilhar com vocês a minha dor, pois meu pai  Antônio José dos Reis (popular Antônio Peba), sofreu um acidente e quebrou o fêmur. Ele tem 84 anos. O acidente ocorreu sexta feira às 6h da manhã.

Antônio Peba se encontra internado na PAM em Sobradinho BA aguardando uma vaga que até agora não conseguiu. A família está desesperada sem saber o que fazer. “Estou fazendo um apelo a quem puder ajudar encontrando uma vaga nos hospitais que possam recebê-lo”, diz a filha de Seu Antonio.

 

 

Foto: Divulgação

Vazão deve ser reduzida de 700 para 600 metros cúbicos

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

Barragem de Sobradinho BAPor sugestão do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional debateu, na tarde desta quarta-feira (19), soluções para o enfrentamento à progressiva crise hídrica no Vale do São Francisco. A redução da vazão de saída da usina hidrelétrica de Sobradinho dos atuais 700 para 600 metros cúbicos por segundo foi a principal medida emergencial apontada por Fernando Bezerra e pelos especialistas convidados à audiência pública como forma de preservar o lago da barragem, um dos mais importantes fornecedores de água à região.

Além desta ação, o senador – que conduziu os debates na CMMC – também defendeu o que ele chamou de “energização” dos flutuantes instalados no reservatório de Sobradinho, ano passado, para o bombeamento de água à população local. A ideia de Bezerra Coelho é que os equipamentos passem a funcionar com energia elétrica ao invés de óleo diesel, tornando mais barata a manutenção dos flutuantes. “Os efeitos das mudanças climáticas estão comprovados pela série histórica da hidrologia na Bacia do São Francisco; principalmente, ao longo dos últimos sete anos”, observou. “Este cenário exige um esforço conjunto por parte de todos os órgãos que, conjuntamente, podem evitar o colapso hídrico naquela região”, acrescentou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado.

Para a audiência pública, foram convidados o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata; o gerente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim Filho; o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin Neto; a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Régia Marcelino; e o presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc), Amauri José da Silva.

De acordo com a ANA, a redução da vazão de Sobradinho poderá ser autorizada já na próxima semana se o Ibama também for favorável à medida. Segundo a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, a adaptação do sistema de funcionamento dos flutuantes está em estudo pelo órgão e deverá custar cerca de R$ 1 milhão. Ela fez um balanço das ações e dos investimentos do órgão para a minimização dos efeitos da crise hídrica nos estados abrangidos pela Codevasf e defendeu a revitalização e preservação das bacias hidrográficas como “medida permanente”.

EMPENHO – Na presidência e relatoria da CMMC – em 2015 e 2016, respectivamente – Fernando Bezerra coordenou dezenas de audiências públicas destinadas a buscar soluções que evitassem o colapso hídrico no Nordeste. Um dos resultados dos debates e do empenho do senador junto a diferentes órgãos do governo federal foi a instalação dos flutuantes no Lago de Sobradinho.

fbccrisehidricaConforme explicou Fernando Bezerra, a necessidade de bombeamento de água do chamado “volume morto” do lago (abaixo dos níveis mínimos de geração de energia pela usina), este ano, deverá ser confirmada em setembro ou outubro, quando o período de seca alcança o estágio mais crítico. “É preciso nos anteciparmos aos cenários previstos para que a água seja garantida ao uso múltiplo, desde o abastecimento humano até a irrigação e o consumo animal”, destacou o senador.

Dados apresentados pela Chesf, durante a audiência pública, demonstram que a vazão de saída de água de Sobradinho caiu de 1,5 mil metros cúbicos por segundo, em 2013, para 700 metros cúbicos por segundo, este ano. Amauri Silva, do Dinc, ressaltou “extrema preocupação” com esta realidade. “Que piora ano a ano”, lamentou.

Segundo Luiz Eduardo Barata, do ONS, o abastecimento elétrico no Nordeste está garantido. “Contudo, estamos em alerta”, afirmou. Presente à audiência, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) sugeriu a dessalinização da água mar e o uso de águas subterrâneas como alternativas para a crise hídrica. Para Joaquim Gondim Filho, da ANA, os custos do processo de dessalinização ainda dificultam a utilização do processo. “Quanto às águas subterrâneas, é preciso ter cautela, uma vez que elas alimentam os rios e precisam ser preservadas”, ponderou.

Ascom Senador FBC/Foto: Divulgação

Incêndio destrói residência em Sobradinho

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

incendiosobradinhosextaNa tarde desta sexta-feira (14), uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para debelar um incêndio na cidade de Sobradinho/Bahia (distante 50 km da sede da corporação). Segundo o CICOM uma residência localizada no bairro da Vila Joaquim, naquela cidade, estava sendo consumida pelas chamas.

Ao chegar ao local a guarnição comandada pelo Subtenente BM Reuter Torres realizou o combate ao sinistro e posteriormente o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Não foi possível descobrir as causas do incêndio, a residência foi totalmente destruída pelo fogo.

Fonte: ASCOM 9º GBM