Reservatório de Sobradinho está com apenas 8% de armazenamento.

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

sobradinho18O boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que o reservatório de Sobradinho está com apenas 8% do seu volume total de armazenamento. 

Este final de semana em Maceio, Alagoas, membros do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram reunidos para discutir as condições para a operação do Sistema Hídrico do rio São Francisco. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou a proposta do limite para a "curva" de segurança operativa e limites para as vazões mínimas médias diárias a serem liberadas pelos reservatórios.

“Nós do Comitê temos defendido junto à ANA a definição de um critério claro de operação dos reservatórios. Essa é a alternativa para sair desse cenário de caráter emergencial", disse Miranda.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir de Albuquerque Pedrosa e o consultor Pedro Molinas apresentaram seus relatórios referentes às propostas apresentadas pela ANA. Eles apontaram questões como impactos das defluências reduzidas na foz do Velho Chico; defenderam a realização de batimetria, ação que demonstra profundidade do rio e que permite determinar a topografia do seu leito, entre outras questões. 

Molinas apresentou uma informação preocupante. Segundo ele, desde 2012 não se registra nem mesmo 50% de armazenamento dos reservatórios.

CBHSF

Sobradinho se prepara para realizar...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

...Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2018-2021. 

 

Acontece nesta quarta- feira (16),  às 9 da manhã, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, Audiência Pública para discussão do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2018-2021. 

O evento, promovido pela prefeitura, através das Secretarias de Planejamento e Gestão Urbanística e de Administração e Finanças, é uma oportunidade para os moradores da cidade apresentarem suas solicitações, sugestões e demandas, em relação as políticas públicas que serão implementadas no município nas diversas áreas da gestão municipal.

Estarão presentes todos os representantes das secretários municipais, que durante mais de três meses trabalharam na elaboração do PPA de cada área específica. 

Depois desta fase de elaboração pelo gestores, o Plano Plurianual Participativo será apresentado à comunidade na audiência pública, para que os diversos segmentos da sociedade organizada possam contribuir com o planejamento dos próximos quatro anos da administração pública de Sobradinho.

" Este é um momento muito importante para o nosso município, porque nos dá a oportunidade de, juntamente com a comunidade, pensar e planejar uma cidade melhor, com base nas demandas e anseios dos sobradinhenses. Traçaremos em conjunto as nossas necessidades e prioridades. É uma forma democrática e participativa de fazer a gestão pública”, salientou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

A realização da Audiência Pública para discutir o PPA atende a uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e observa o princípio constitucional da publicidade na administração pública " Seguimos todos os trâmites legais com vistas a realizar uma gestão transparente, publicizando nossas ações e incentivando a comunidade a colaborar com a construção de políticas públicas para as áreas de esporte, cultura, infraestrutura, assistência social, emprego e renda, educação, saúde, agricultura e meio ambiente. Convidamos toda a comunidade a participar desta audiência em que todos terão voz e vez", garantiu o gestor municipal.

Ascom PMS

Sobradinho realizou nesta sexta-feira 11...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

thumbnail confe...a XI Conferência Municipal da Assistência Social.

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (11) a XI Conferência de Municipal de Assistência Social com o tema, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas”.

O evento promoveu a discussão da construção da política de assistência social do município, contando com a participação popular e gestão municipal.

Baseados no Plano Decenal de Assistência Social ( 2016/2026), os grupos discutiram os seguintes eixos temáticos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio-assistenciais; Gestão democrática e controle social : o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso as seguranças sócio-assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio-assistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantias dos direitos sócio-assistenciais.

O evento foi aberto com uma apresentação cultural do Grupo da Terceira Idade, que dançou o “Xaxado”, manifestação da cultura do cangaço, em celebração às suas vitórias.

Em seguida, foram feitas a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social e a apresentação dos membros do novo Conselho, presidido por Esmeralda Vasconcelos Reis Soares.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Josefa Moreira, prestou contas dos investimentos da gestão no período de 2016 a 2017 “Esta gestão tem compromisso com a melhoria da assistência social. Mesmo vivenciando um período de crise, onde a palavra de ordem é cortar gastos em todas as áreas, o Prefeito Luiz Vicente vai na contra mão e aumenta os investimentos na área social. Em 2016 foram investidos na assistência social, com recursos próprios,  mais de dois milhões de reais e somente neste ano de 2017, com dados atualizados do dia 30 de junho, já foram investidos mais de um milhão de reais. Portanto, esta gestão continuará consolidando e fortalecendo o SUAS, pois a assistência social é importante para a garantia de direitos de todos os cidadãos e cidadãs, principalmente daqueles que mais necessitam”, declarou Josefa Moreira.

Durante o evento foi ministrada uma palestra com a mestra em Gestão pela UFBA Mara Morais, que falou sobre o tema : “ Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

“Conferências são espaços democráticos e participativos de discussão e articulação coletiva, onde definimos propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é o encontro entre o poder público e a sociedade civil para debater as prioridades para a política de assistência social para o município. Sobradinho se destaca pela ampla participação da sociedade e pela responsabilidade do gestor com as politicas públicas de assistência social”, afirmou a palestrante.

No período da tarde, os grupos de trabalho debateram propostas para a politica da assistência social no município, com base nos eixos temáticos, e apresentaram o resultado das discussões em plenário para encaminhamentos e votação.Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados para a Conferencia Estadual.

Estiveram presentes na conferencia representantes do poder executivo, do legislativo, estudantes e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

A estudante Graziela Mendes revelou sua satisfação em participar do evento  “Eu me senti uma pessoa muito importante por estar participando desses grupos de discussão. Sou uma estudante do sexto ano e tive a oportunidade de participar e falar sobre o que acredito ser bom para a melhoria da nossa cidade”, finalizou a estudante do Celem.

Ascom PMS

 

Sobradinho realiza amanhã a...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

thumbnail conf...XI Conferência Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de Sobradinho, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento vai acontecer na sexta-feira (11/08), de 8h às 17h30, o auditório do Celem.

O tema da conferência 2017 é: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, conforme decisão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Serão quatro eixos de debate, baseados no Plano Decenal de Assistência Social (2016/2026).

As discussões visam a consolidação do SUAS, a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não contributiva, a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades, a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira e a contribuição da Política de Assistência social para a melhoria das condições de vida.

A conferência é um momento importante que dá a oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade de política pública por todos os atores envolvidos. Assim como também é um momento de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o estabelecimento de prioridades de desenvolvimento de projetos efetivos e ativos.

Como mobilização prévia, o município de Sobradinho realizou varias pré conferências que aconteceram dentro dos diversos equipamentos do Cras, Creas e instituições que compõem a rede socioassistencial. Esses momentos foram de grande importância para a comunidade que pode discutir todos os eixos, alcançando assim uma participação popular mais efetiva, o que contribuiu para enriquecer os debates na plenária.

“O convite para nossa conferência maior está aberto para todos os profissionais da rede socioassistencial e para a sociedade civil que é usuária das políticas públicas do município”, declarou a secretária de Assistência Social, Josefa Moreira Cruz.

A secretária também ressaltou a importância da participação da população. “Considerando a conjuntura atual, é essencial que esses debates sejam realizados para que o papel da Assistência Social seja fortalecido como política garantidora de direitos”, salientou Josefa Moreira.

“O tema da conferência sob a perspectiva adotada pelo II Plano Decenal elege os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social”, completou a secretária.

O processo conferencial se desenvolve em etapas, com a realização de conferências municipais, estaduais e nacional. Essas etapas são preparatórias para o evento nacional e necessárias para o encaminhamento de deliberações que objetivam o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ascom PMS

Realizado com sucesso em Sobradinho o "Forro do Vaqueiro

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

VAQ DOMO domingo (6) começou cedo. Um reforçado café da manhã, na Vila Santana, deu sustança aos vaqueiros que chegavam a cidade.

O Prefeito Luiz Vicente Berti entregou uma placa homenageando todos os vaqueiros participantes da décima quinta edição do Forró do Vaqueiro e deu boas vindas aos donos da festa " Quero agradecer aos vaqueiros de Sobradinho e toda região que atenderam ao nosso convite e estão aqui dando brilho e força a nossa festa. Esse evento é de vocês. Tudo aqui foi pensado pela nossa gestão, com muito carinho e zelo para que vocês se sintam especiais, como são. Agradeço a nossa equipe, as forças de segurança e ao povo de Sobradinho que participou intensamente desta nossa festa que celebra a tradição da cultura do Vaqueiro", ressaltou o prefeito.

Após o café da manhã, centenas de vaqueiros ocuparam a cidade desfilando resistência e emoção durante o cortejo.

Por onde passavam os vaqueiros eram aplaudidos, reverenciados pelos moradores da cidade.

Por volta das 11 horas da manhã, eles ficaram a postos para a celebração da missa dos vaqueiros. Do alto de seus cavalos, cantaram louvores, pediram bençãos e agradecerem as graças alcançadas. Um ato de fé e religiosidade, que também caracterizam esses homens fortes do sertão.

O Prefeito Luiz Vicente Berti acompanhou a celebração, numa demonstração de respeito e adoração ao sagrado. 

A missa foi encerrada ao som de aboios e a emoção tomou conta do público presente.

Os vaqueiros seguiram em procissão e pararam nas tradicionais estações, onde receberam o calor do povo sobradinhense.

No Cebec, foi servido um animado almoço para os vaqueiros e seus familiares. Um momento de confraternização, embalado pelo melhor estilo nordestino, o forró. 

Até o final da tarde Zezão do Acodeon animou a festa, esquentando a vaqueirama para o Forró da Espora, que aconteceu no Pátio de Eventos da cidade, com Leandro do Gado e mais Zezão do Acordeon. thumbnail VAQ DOM1

" Esse evento é muito bom para nós vaqueiros, porque assim vamos nos fortalecendo. A gestão está de parabéns pela organização da festa. Esta gestão tem um compromisso com a gente e nunca deixou de realizar a nossa festa" , declarou Marcos, presidente da Associação dos Vaqueiros de Sobradinho. 

"Esta festa é mil e este ano foi ainda melhor. Uma alegria só e o vaqueiro bota pegado", falou Ivaldo dos Santos, vaqueiro de Sobradinho.

" Essa nossa tradição nunca vai morrer. Aqui a gente brinca, os amigos vêm de longe e é um prazer grande para nós vaqueiros. Agradecemos ao Prefeito Luiz Vicente e a toda gestão por esta homenagem", disse  o vaqueiro Cesário Cruz.

A décima quinta edição do "Forro do Vaqueiro" de Sobradinho foi concluída com sucesso e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira( 7) com shows de Mano Walter, Zezinho da Ema, Brega e Vinho, Sergio do Forró e Bruno Costa.

" Como havíamos prometido ao povo de Sobradinho, realizamos a melhor festa de todos os  tempos. Uma festa tranquila, animada, onde as pessoas puderam se divertir com segurança e muita alegria, reverenciando a figura do vaqueiro nordestino. Nós , que fazemos a gestão municipal, estamos felizes, realizados e muito gratos ao povo de Sobradinho e aos visitantes que vieram prestigiar a nossa festa. Agora, é já começar a planejar a edição de 2018, para que possamos repetir o mesmo sucesso.           

 

Ascom PMS