Momento cultural abriu as festividades natalinas no município.
Festa de luzes, cores e muita arte marcou o início das comemorações natalinas no município de Juazeiro, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira). Um bom público compareceu às apresentações culturais, obedecendo ao uso de máscaras e sem maiores aglomerações.
Manifestações da cultura popular, do período natalino, como o “Terno de Reis”, fizeram parte da programação de estreia do “Natal Iluminado” de Juazeiro, que segundo a coordenação do evento se estenderá ao interior, envolvendo nove localidades da zona rural de Juazeiro, como Massaroca, Juremal, Abóbora, Carnaíba do Sertão, Itamotinga, entre outras. As apresentações serão realizadas durante todo o mês de dezembro, e voltam à Praça da Bandeira no dia 23, véspera do Natal.
A prefeitura de Juazeiro reuniu a sua equipe técnica, sob o comando do assessor de gabinete, Dewilles Fernandes, para que desenvolvesse o “melhor e mais belo projeto de Natal que Juazeiro já teve”, envolvendo toda a cidade. Segundo Dewilles, esse foi o desejo da prefeita Suzana Ramos que foi atendido de imediato, e a cidade de Juazeiro ganhou um colorido diferente e toda iluminada.
Para a prefeita Suzana, Juazeiro precisava de um momento assim, e “foi para isso que fui eleita, para oferecer o melhor para a minha cidade, e esta praça aqui que será revitalizada, assim como a pracinha do jacaré. Ainda não fizemos a reforma que precisa aqui, porque estamos no Natal, e a praça foi toda preparada para receber as festividades natalinas”, disse satisfeita.
Estiveram presentes à festividade de Natal que marca o início das comemorações em toda a cidade, além da prefeita Suzana, o vice Leonardo Bandeira, o ex-prefeito e ex-deputado federal, Joseph Bandeira, a ex-vereadora Flor de Maria, o bispo diocesano Frei Beto, assessores e secretários municipais. Todos unânimes sobre o “Natal Iluminado”, que pela primeira vez envolveu toda a cidade.
Alunos da rede municipal de ensino, sob a coordenação do professor Robson, e crianças assistidas pelos CRAS dos bairros de Juazeiro, a exemplo do Tabuleiro e Itaberaba, apresentaram repertório natalino, e sob a orientação da professora de dança e coreógrafa, Djama Mattos, também apresentaram o folclore do “Terno de Reis” e as pastorinhas. O momento final da festa ficou por conta do “Samba de Véio do Rodeador”, que encantou a todos e levou alguns a entrar na roda, principalmente a prefeita Suzana, que sambou na roda sem nenhuma cerimônia.
Toda a decoração natalina da Praça da Bandeira, como os anjos da anunciação com as suas trombetas e o presépio em tamanho gigante, leva a assinatura do artista plástico, Reginaldo Duarte, e a assessoria de Dewilles.
Para o bispo de Juazeiro, Frei Beto, “o presépio representa o nascimento de Jesus e não do papai Noel”, e ainda está sem o menino Jesus, porque foi um pedido pessoal dele, para que colocasse somente na data do Natal, e assim foi feito, como “à espera do Salvador”, pontuou o bispo, que se mostrou bastante agradecido.
Da Redação por Paulo Carvalho/Fotos: Divulgação.