O evento é uma realização da SETRE, do Instituto Casa da Cidadania, do CESOL-SSF, em parceria com a prefeitura Municipal de Sobradinho
A 13ª edição da Feira de Economia Solidária movimentou a terra da barragem, Sobradinho-BA, no último fim de semana (10 e 11 de dezembro), e foi sucesso de comercialização. O evento aconteceu no estacionamento da biblioteca, na Praça dos Trabalhadores, e contou com 16 expositores com diversos produtos como artesanatos, doces caseiros, mel, xaropes, produtos de limpeza e alimentícios de empreendedores e empreendedoras da cidade e povoados circunvizinhos.
Quem passou pelo local, além de prestigiar os produtos, também foi presenteado com atrações musicais e culturais da cidade. Leidiane Gomes é responsável pelo empreendimento familiar Doces da Leide, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). Eles produzem cocada de colher, doce de leite e de leite com goiabada, mamão com coco e doce de goiaba.
De acordo com a empreendedora, as vendas dos produtos surpreenderam e o doce campeão de vendas foi o de mamão com coco, um produto artesanal cheio de histórias de família. “Para o nosso empreendimento, a feira foi um marco histórico. A comercialização nos surpreendeu, pois de início, achamos que seria apenas para exposição e divulgação, mas foi muito boa, os produtos foram bem aceitos pelas pessoas”, afirmou a empreendedora Leidiane Gomes.
O apicultor Martinho Pereira Lacerda expôs seus produtos na feira. O apicultor vendia o mel em garrafas pet na feira de Sobradinho. Com as orientações dadas pela equipe do Cesol Sertão do São Francisco, Martinho adequou o produto para embalagens menores, bisnagas de 250 ML, com rótulo contendo as informações essenciais para a comercialização do produto.
“A feira foi muito boa para nós. Vendemos bastante e com as orientações do pessoal do Cesol, o produto ficou mais bonito e os clientes gostaram muito”, afirmou o apicultor.
PARCERIAS: A Feira de Economia Solidária em Sobradinho integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobradinho. Estão previstas para acontecer em todo Estado 100 edições até 2022.
O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Sobradinho, Patrick de Lima Carvalho, elogiou o sucesso da feira de Economia Solidária e destacou a necessidade de realizar o evento duas vezes por ano.
“Temos consciência da importância da feira de Economia Solidária aqui em Sobradinho, pois a maior parte dos produtores ainda não tinham essa noção de que divulgar e expor seus produtos é importante. Eu mesmo, enquanto secretário, aprendi muito com a feira, coisas que eu não sabia que era produzido em nosso município, e a partir dela, a gente entende a importância de maximinizar a realização do evento”, finalizou o secretário.
Ascom Cesol Sertão do São Francisco