Realizada com sucesso a Feira de Economia Solidária de Sento Sé

Cidades Sento-Se

O evento é uma realização da SETRE, do Instituto Casa da Cidadania, do CESOL-SSF, em parceria com a prefeitura Municipal de Sento Sé

A cidade de Sento Sé recebeu durante o último fim de semana, a Feira de Economia Solidária, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, na praça João Nunes. Durante o evento foram comercializados gêneros alimentícios, hortaliças orgânicas e artesanatos de empreendimentos da cidade.

A Feira foi sucesso em comercialização para os produtores e produtoras locais. A apicultora Iara Nogueira faz parte da Associação de Apicultores de Sento-Sé  (AAPSÉ), empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).

O empreendimento trabalha com a comercialização do mel, sequilhos, petas e bejús. Para Iara, “a comercialização dos produtos supriu as necessidade e expectativas de quem está comercializando. É um espaço muito importante, que possibilita as pessoas conhecerem os nossos produtos”, explicou Nogueira.  

As Feiras de Economia Solidária têm como propósito principal fortalecer e ampliar os espaços de comercialização dos produtos. Estão previstas para acontecer em todo o estado 100 edições entre 2021 e 2022, com um investimento de R$ 2 milhões, uma ação que tem ajudado a aquecer a economia do estado, após o período crítico de pandemia do novo coronavírus.

A indígena Maria de Fátima da Silva, mais conhecida como Maria Ponga pertence à tribo indígena Atikum Oliveira, de Sento Sé. A tribo levou seus produtos para a comercialização durante a Feira. Quem passou pelo estande indígena encontrou gamelas, maracás e diversos artefatos. Foi a primeira vez que o grupo expôs produtos em uma feira.

“Está sendo muito importante para a gente. Aos poucos estamos vendendo os artesanatos e eles estão sendo reconhecidos pelas pessoas que não sabiam da nossa produção”, explicou Maria Ponga.

Além da comercialização, também foram realizadas apresentações musicais de artistas da cidade.

A Feira de Economia Solidária em Sento-Sé integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sento-Sé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *