Em continuidade às ações alusivas ao Janeiro Branco – campanha alusiva aos cuidados com a saúde mental – a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante essa semana mais uma série de palestras em salas de espera voltadas para a temática. As atividades aconteceram nos dias 19 na Unidade Básica de Saúde – UBS Maria Rocha e nos dias 20 e 21 na
Sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).
A iniciativa visa conscientizar sobre a importância da saúde mental através do compartilhamento de informações que são repassadas pelas equipes do CAPS, das unidades de saúde e também por profissionais que compõem o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
A estudante Andressa da Silva Bonfim esteve na UBS Maria Rocha para acompanhar a mãe em uma consulta com o clínico e considerou a iniciativa interessante. “É sempre bom falar em saúde, pois cuidar da saúde mental é uma maneira de se sentir bem, seguro e confiante. Também gostei muito de conhecer um pouco mais sobre as ações do CAPS”, disse a estudante.
Já a dona de casa, Maria Cecília de Carvalho participou da sala de espera no CAPS ao acompanhar a cunhada no atendimento psiquiátrico. “Gostei, é importante o cuidado com a saúde, principalmente a saúde mental. Melhora o estresse do dia a dia, a qualidade de vida. E hoje foi um incentivo para a busca da prática de atividades físicas”, assinalou Maria Cecilia.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Thaiane Castro, na próxima semana as Salas de Espera estão previstas para acontecerem na sede do CAPS e também no Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento-Sé. “As atividades acontecem sempre de forma acessível e criativa junto à população, e vêm sendo Bastante produtivas e positivas, os participantes vem questionando, tirando dúvidas, e participando ativamente da sala de espera. Temos como objetivo construir uma cultura de atenção à saúde mental e à promoção do bem-estar social”. Pontuou a coordenadora.
Ascom