O radialista José Maria Silva, conhecido como “Zé Maria”, veio a óbito na manhã desta quinta-feira (03), vítima de um infarto fulminante. Um dos maiores nomes da comunicação do Vale do São Francisco, ele também ficou conhecido como “Zé Maria Toca Tudo”.
Dono de uma voz inconfundível, Zé Maria apresentou o Vale da Sorte desde o primeiro dia do sorteio. Além disso, tinha um programa de muito sucesso na rádio Grande Rio AM. O velório do radialista será realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina.
Nota de pesar
Em sua conta no Instagram o prefeito Miguel Coelho lamentou a morte do radialista José Maria que foi vítima de infarto fulminante no início da manhã desta quinta-feira (03).
“Petrolina hoje acordou mais triste, pois perde uma de suas vozes mais emblemáticas. O comunicador Zé Maria. Mais conhecido como ‘Zé Maria Toca Tudo’ nos deixou, para a tristeza de inúmeros ouvintes que se encantaram com sua alegria e carisma, sempre em defesa do nosso forró e tradições. Perdemos mais que um radialista, perdemos uma bandeira da cultura nordestina.
Em virtude dessa triste despedida, como forma de respeito à sua história, decretei 3 dias de luto oficial. Manifesto minha profunda solidariedade aos familiares, amigos e fãs de Zé Maria. Que ele descanse em paz enquanto nós, aqui na Terra, vamos honrar sua memória e alegria”.
…………………………………..
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina manifesta seu profundo pesar pela morte do comunicador, José Maria Silva, que faleceu na manhã desta quinta-feira (3), aos 77 anos, vítima de um infarto fulminante.
“ZÉ Maria Toca Tudo”, como era carinhosamente conhecido, deixa seu legado na comunicação do Vale do São Francisco, onde sua voz forte e marcante prestou por muitos anos serviços à comunidade, além de ser um obstinado lutador e defensor da preservação da cultura nordestina.
Em tempo, o presidente da CDL, Manoel Vilmar, diretores e colaboradores prestam condolências aos familiares, amigos e companheiros da Rádio Grande Rio AM, enlutados pela perda irreparável e pede a Deus que conforte os seus corações.
………………………………………….
A Câmara de Vereadores de Petrolina retomou as sessões nesta quinta-feira (3). O primeiro encontro do ano na Casa Plínio Amorim foi marcado pelas homenagens ao radialista Zé Maria Silva, de 77 anos, que faleceu no início da manhã.
Em virtude do falecimento do comunicador, as votações que seriam realizadas na sessão desta quinta-feira, foram transferidas para a próxima terça-feira (8). O velório de Zé Maria será realizado no plenário da Casa Plínio Amorim.
Nascido no distrito de Lago do Ouro, no município de Correntes, em Pernambuco, Zé Maria começou a carreira no rádio em 1961, em Garanhuns. O comunicador se mudou para Petrolina em abril de 1970. A primeira rádio que atuou na cidade foi a Emissora Rural.
Para celebrar os 50 anos de atuação nas rádios de Petrolina, a Câmara de Vereadores aprovou, em 2020, o projeto que concedeu o título de cidadão petrolinense ao comunicador. Autor do projeto, o vereador Rodrigo Araújo informou que a homenagem não chegou a ser realizada a pedido do próprio Zé Maria, que gostaria de fazer uma grande comemoração, o que não foi possível, em virtude das restrições da pandemia. O título será entregue à família.
“Zé Maria sempre me encontrava e dizia que queria fazer uma festa bonita, com muita alegria, que era a cara dele. Infelizmente, essa festa não aconteceu e nunca vai acontecer”, lamentou Rodrigo Araújo, bastante emocionado, durante a sessão da Câmara de Vereadores.
Fonte: G1 Petrolina