A cada ano letivo, o programa Bahia Olímpica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Dentre os eventos, estão as olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de Língua Portuguesa e Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas realizadas, com a conquista de 2.750 medalhas por alunos baianos.
A coordenadora do Bahia Olímpica, Shirley Costa, ressaltou a importância da participação dos estudantes. “As olimpíadas do conhecimento proporcionam aprendizagens por meio de desafios. O Bahia Olímpica trouxe para a escola uma dinâmica diferenciada, oferecendo um cardápio de espaços formativos para professores e estudantes e motivando a criação de grupos de estudo direcionados à preparação para as olimpíadas de interesse da escola. A Bahia tem conquistado medalhas nas mais diversas áreas, o que repercute na melhoria do rendimento escolar e orientação para a escolha de futuras carreiras”.
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) – projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país – está com suas inscrições abertas até o dia 8 de julho. Para mais informações, acesso no endereço https://olimpiada.fiocruz.br/.
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que é um projeto voltado para alunos de Ensino Médio e organizado pelo Instituto Butantan, seguem até o dia 10 de março. A atividade visa promover e disseminar conhecimento nas áreas de Biologia e Ciência. As inscrições das escolas serão realizadas pelo professor responsável, no endereço https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em sua 25ª edição, também segue com inscrições abertas até 1º de maio, bem como para a 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A olimpíada é promovida, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e abrange a participação de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país. Saiba mais sobre a OBA no endereço http://www.oba.org.br/.
Confira o cronograma completo:
– Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB): até 10 de março;- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): até 17 de março;- Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): até 24 de abril; – Sapientia – Olimpíada do Futuro: até 28 de abril;- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG): até 1º de maio;- Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA): até 8 de julho.
Assessoria de Comunicação/Foto: Divulgação