‘Berimbau de Ouro’ premia mais de 50 personalidades / instituições

Cidades Salvador
Mestre Máximo (esquerda) e Flaviano Oliveira

Flaviano Oliveira foi reconhecido por sua atuação no filme ‘Lições de um Salvamento’

Com mais de 50 premiados, o “IX Berimbau de Ouro” foi realizado nas noites de quinta e sexta-feira (10 e 11), na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), à Rua do Queimado, 17, Lapinha, Salvador. O evento foi aberto ao público, que obrigatoriamente usou máscara e manteve o distanciamento.

O prêmio concedeu mais de 50 troféus a personalidades e instituições (locais, nacionais e internacionais) importantes para a cultura. Conforme o mestre de capoeira e historiador Máximo Pereira de Brito Filho, idealizador do evento, “a ideia é a valorização e o reconhecimento” de personalidades ligadas à cultura, em diversas categorias, além de premiar os melhores de 2021.

Dentre os homenageados, está o ator e cineasta Flaviano Oliveira, indicado pela jornalista Cássia Reuter para receber o “Berimbau de Ouro”, na categoria de melhor ator no filme Lições de um Salvamento.

É a segunda vez que o nome de Oliveira aparece na lista dos “berimbaus”. Em 2020, VIIº edição do evento, ele foi indicado para receber o prêmio em reconhecimento pelo roteiro e atuação no filme O Fio da Meada.

Feliz por ter a oportunidade de participar da IX Edição do “Berimbau”, Oliveira, mineiro que se apaixonou pela Bahia e reside em Simões Filho, acredita que a indicação de um ator a um prêmio é gratificante. “É um sinal que o seu trabalho no meio artístico está sendo visto por técnicos, pessoas que trabalham com pesquisa, avaliação e crítica na área cinematográfica e de TV, sendo analisado se o mesmo é merecedor do prêmio ou não”.

O evento contou com diversas apresentações culturais, tais como: A do Coral de Santo Amaro cantando MPB; a do Grupo dos Zambiapungas de Nilo Peçanha e a do premiado Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Sinuelo, de Canguçu (RS), organizada pelo Mestre “Dhunga” (RS). Houve também a mesa temática “Capoeira no enfrentamento das consequências do período pandêmico: gingados possíveis e necessários”, mediada pelo Contramestre pernambucano “Tchê” e composta pelos mestres: “Didi” (RS), Walter (ES) e “Sombra” (SP), além do Contramestre “Cego” (TO). Além disso, é claro, houve o ato honorífico da entrega dos troféus.

A relação completa dos recebedores do Oscar pode ser conferida no link: https://www.facebook.com/premioberimbaudeouro/videos/479672893825239/, na descrição do vídeo.

Mestre Máximo é integrante do Grupo de Capoeira Mangangá, em Salvador. O “Berimbau de Ouro” foi criado em 2008, originalmente para homenagear os destaques da Capoeira no Brasil; tornou-se uma das premiações mais consagradas da Capoeira no mundo. Em 2013, o Prêmio passou a ser multicultural e a englobar outras categorias, além da capoeira.

Flaviano Oliveira

Flaviano Oliveira teve sua passagem na Rede Globo, na novela Araguaia, como o personagem Zé Boiadeiro; na novela Cama de Gato, viveu o fotógrafo Lopes; em Passione, interpretou um narcótico anônimo; foi seringueiro na minissérie Amazônia.

Participou também das séries As Aventuras de Billy e a Sua Turma e da internacional Caçada aos Nazistas (Nazi Hunters).

Já integrou o elenco de mais de 15 filmes, oito deles Bahia: Brasil, um País de 5%; A Lenda do Pico Vermelho; Rondesp – Tropa de Elite Bahia; No Calor da Furia 2; Pânico na Floresta; O Ninja do Gueto; Justiça Fulminante e O Fio da Meada. 

Roteirizou os filmes A Patroa e o Empregado, Tropa de Elite Minas e O Fio da Meada. Agora, o cineasta está engajado na produção do longa-metragem policial/drama COE –  Comando de Operações Especiais. O filme ainda não tem data prevista para lançamento.

Lições de um Salvamento – Sinopse:

Lições de um Salvamento acompanha uma aventura naval num navio da Marinha brasileira que irá realizar um resgate em alto-mar. Quando um barco de pesquisas afastado do continente emite sinais de emergência longe do continente, a tripulação terá um resgate difícil e complicado. A distância da terra, condições meteorológicas, mar revolto e a ventania ajudam a tornar aquela tripulação náufragos por longos 4 dias. (Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-287100/)

Roteiro: Aderaldo Miranda

Direção: Johel Alves Bright

Diretor de fotografia: Ajurimar Sales

Elenco principal: André Mattos (Antenor), Flaviano Oliveira (Almiro Rosa), Michele Bitencourt (Priscila), Aderaldo Miranda (Lucas Evangelista).

Por Lana Mattos (lanamattos@live.com)/Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *